Vídeos

Geekie: o caminho para impactar 5 milhões de estudantes

Até 2016, as plataformas da Geekie já alcançaram 5 milhões de estudantes de todo o Brasil. Assista ao vídeo e conheça nossa história!

A Geekie surgiu a partir de uma premissa simples: dois alunos não aprendem da mesma forma; sendo assim, por que nosso sistema atual ainda tende a padronizar o ensino oferecido a centenas de jovens? Isso foi em 2011, quando Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo, cofundadores da Geekie, optaram por abandonar o mercado financeiro para construir uma empresa de tecnologia para educação. Ao invés da rotina de banco, eles se dedicaram à criação de plataformas de aprendizagem personalizada – as mesmas que, hoje, alcançam 5 milhões de estudantes de todo o Brasil.

Como negócio social, a Geekie evoluiu nos últimos 5 anos em busca das melhores formas de levar educação de qualidade a quem mais precisa: jovens de baixa renda em escolas públicas. “Sabíamos que, trabalhando com educação, se não nos desafiássemos a chegar em quem mais precisa, estaríamos, na realidade, agravando a desigualdade social”, explica Sassaki. Assista ao vídeo e conheça um pouco da nossa história:

O primeiro passo em direção a esse objetivo foi o modelo One Pay One Freeque marcou a entrada da Geekie no mercado: para cada escola particular que adquirisse a plataforma, a mesma solução era oferecida gratuitamente para uma escola da rede pública com baixos resultados no Ideb.

Com o tempo, outras instituições mostraram interesse em apoiar a educação levando a Geekie até alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio pelo país. Em 2012, a Geekie passou a ser usada nas 10 escolas que compuseram os Ginásios Experimentais Cariocas, no Rio de Janeiro, em um projeto de sucesso; entre 2009 e 2013, o desempenho dos alunos cresceu 154% no Ideb devido à implementação de uma educação integral e tecnológica, mais próxima da realidade dos adolescentes. No ano seguinte, 24 Secretarias Estaduais de Educação (Seducs) aderiram ao Geekie Games, tornando o portal disponível a mais de 3 milhões de estudantes. Ao todo, foram 8 grandes iniciativas na área pública – confira todas aqui, em um infográfico.

A mais recente e de maior impacto foi o programa Hora do Enem, lançado no início de 2016 pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Roquette Pinto. A Geekie foi escolhida como plataforma oficial de simulados, exercícios e videoaulas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e, com isso, atingiu o marco de 5 milhões de estudantes – desses, 2,2 milhões são alunos do último ano do Ensino Médio, que puderam acessar um plano de estudos personalizado gratuitamente.

Saiba mais: A Hora do Enem e a democratização da educação de qualidade

A Geekie se tornou a primeira e única plataforma de aprendizagem adaptativa credenciada pelo Ministério da Educação, pertencendo ao Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino público brasileiro. Em 2013, a plataforma também já fora incluída no Banco de Propostas Inovadoras em Avaliação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Conheça as plataformas da Geekie

Ao longo desses 5 anos, a Geekie desenvolveu soluções para atender às necessidades de gestores, coordenadores, professores e alunos, que deram origem a 3 plataformas:

Geekie Lab

O Geekie Lab, tecnologia educacional usada dentro das escolas, utiliza dados e algoritmos para identificar lacunas na aprendizagem dos alunos e traçar um plano de estudos personalizado. Ao mesmo tempo, professores acessam relatórios em que podem monitorar a evolução individual ou de turma. Através do Geekie Lab, o educador pode indicar vídeos, resumos e exercícios na plataforma que se adequem ao seu plano de aulas, ou ainda elaborar e enviar tarefas de casa de forma otimizada; assim, têm informações concretas e mais tempo hábil para planejar intervenções pedagógicas.

Ebook: 9 estratégias pedagógicas com as plataformas da Geekie

Geekie Teste

O Geekie Teste oferece opções de avaliação para que a escola possa escolher aquela mais de adequa ao seu contexto e aos seus objetivos. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio têm as opções de realizar a prova online ou presencialmente, garantindo uma experiência completa de prova que os prepara para os exames nacionais. Além disso, a avaliação externa da Geekie é elaborada de acordo com a Teoria de Resposta ao Item e tem cada questão calibrada e psicometricamente balanceada de acordo com a régua de avaliação do Enem e Saeb – por isso, é capaz de estimar as notas reais dos alunos e da instituição de ensino, com base nos anos anteriores. Fazendo uso dos relatórios gerados, gestores e coordenadores comparam o desempenho de cada aluno, de turmas, da escola ou mesmo de toda uma rede de ensino: uma fotografia completa para auxiliar na tomada de decisões.

Leia mais: Da Teoria Clássica à Teoria de Resposta ao Item: Diferenças e vantagens

Geekie Games

Por meio do Hora do ENEM, o Geekie Games se consolidou como a plataforma brasileira oficial de preparação para o Enem. Disponível para Web e Android, o aplicativo permite que os alunos selecionem a faculdade e curso que desejam cursar, quanto tempo pretendem estudar diariamente e, através de simulados e exercícios diagnósticos, traça um plano de estudos para que ele atinja seu objetivo. A solução também utiliza o modelo de TRI, que permite uma estimativa bastante precisa de quanto o candidato tirará na prova. A diferença entre Geekie Lab é Geekie Games é que o Games é voltado exclusivamente para o estudante, sem oferecer a interface e relatórios para o acompanhamento do educador.

Cases de sucesso: Conheça a história do Manoel

1 Comment

  1. 5 de setembro de 2016 at 09:54 — Responder

    Olá, tudo bem?
    Gostaríamos de apresentar a UPPER Idiomas que está há 20 anos no mercado corporativo trabalhando com o ensino de inglês, espanhol e português para estrangeiros com aulas no sistema “in company”. Também executamos serviços de tradução técnica, juramentada, tradução simultânea para eventos e consecutiva para reuniões. Também temos parcerias com consultorias de RH e realizamos testes online de nivelamento em inglês e espanhol dos candidatos às vagas de mercado.
    No início de 2016 lançamos um curso de conversação em inglês ONLINE onde os alunos acessam a plataforma digital e fazem aula AO VIVO (professores nativos ou bilíngues com vivência internacional) de inglês todos os dias de 2a a 6a . Este curso é para praticar o idioma e aperfeiçoar a fluência, o entendimento, a pronúncia e o vocabulário. No momento, estamos desenvolvendo os cursos básico até intermediário na plataforma e queremos fazer parcerias com escolas e universidades para que mais pessoas tenham acesso ao curso online com custo/benefício bem acessível, porém, com a qualidade e competência que a UPPER sempre ofereceu. Gostaríamos de conversar com a Geekie pra saber se teriam interesse em parceria.
    Aguardamos seu retorno e agradecemos a atenção.
    Abraços,
    Simone – Sócia Diretora – Upper Idiomas
    11-3749-0951 / 9-8144-7368

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *