Cases

A Hora do Enem e a democratização da educação de qualidade

Aprendizagem personalizada para todos e cada um. Foi com essa proposta que a Geekie nasceu e, até hoje, é essa a missão que impulsiona nossa equipe. Acreditamos que a tecnologia educacional, apesar de ser comumente vista como artigo de luxo, reservado a umas poucas instituições privadas, pode ser uma ferramenta poderosa na democratização do ensino.

Hoje, dentre as mil escolas com melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), menos de 10% são da rede pública. As que entram no ranking são escolas públicas federais, mantidas por universidades federais, colégios militares e institutos técnicos; entretanto, 90% dos estudantes do país frequentam escolas públicas não-federais. E esse, nem precisamos dizer, é um dado alarmante. Outro é que 1 a cada 2 alunos matriculados no Ensino Médio no país não chegam a se formar; enquanto um número considerável ainda larga os estudos para entrar no mercado de trabalho, a maioria alega não se interessar pelos conteúdos trazidos pela escola.

O empreendedorismo social surge a partir dessas lacunas, com a proposta de impactar o maior número de pessoas e, acima de tudo, de impactar quem mais precisa de mudança. Na educação brasileira, esses são os alunos de baixa renda que frequentam escolas públicas – razão pela qual, naturalmente, a Geekie sempre se esforçou para chegar até eles.

projetos hora do enem
Além da Geekie, outros projetos compõem o portal Hora do Enem: TV Escola e Mecflix (foto: divulgação/MEC)

Hora do Enem: tecnologia para todos os estudantes do país

Nossa maior conquista nesse sentido foi a chegada do programa Hora do Enem, lançado por uma parceria entre Ministério da Educação (MEC), Sesi, Roquette Pinto e a Geekie. As organizações se reúnem com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação básica e a democratização das oportunidades de ingresso no ensino superior e juntos esperam impactar principalmente os 2,2 milhões de brasileiros de todo o território nacional que estão se preparando para o ENEM pela primeira vez, um dos exames mais importantes de sua vida acadêmica.

O Hora do Enem é um portal de estudos online, aberto a todos, que integra três iniciativas: o Geekie Games, que oferece mais de 600 aulas, exercícios e 4 grandes simulados nacionais; a TV Escola, com notícias, dicas e entrevistas diárias sobre o Exame Nacional do Ensino Médio; e o Mecflix, acervo de videoaulas criado pelo MEC em que o aluno pode montar playlists sobre os temas de seu interesse. Alunos concluintes do Ensino Médio, de escola pública ou privada, também contam com um benefício extra: para eles, o SESI está oferecendo licenças gratuitas do Geekie Games Pro; com isso, além de todos os benefícios descritos acima este público específico, todos eles recebem um plano de estudos personalizado gerado com base nos erros e acertos do usuário – ou seja, graças à inteligência artificial, quanto mais ele interage com a plataforma, mais individualizado o conteúdo.

Os simulados, desenvolvidos pelo Geekie Games, conseguem prever a nota real do candidato na prova oficial, já que são elaborados de acordo com a mesma metodologia, a Teoria de Resposta ao Item.

Apenas no primeiro simulado da iniciativa, que ocorreu nos finais de semana de 30 de abril e 1º de maio e 7 e 8 de maio, foi contabilizado mais de 700 mil alunos. Os simulados, desenvolvidos pelo Geekie Games, conseguem prever a nota real do candidato na prova oficial, já que são elaborados de acordo com a mesma metodologia (Teoria de Resposta ao Item) e mesma régua de avaliação do exame nacional. As questões, divididas entre inéditas e histórias, são aprovadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organização que, em 2013, já havia reconhecido as soluções da Geekie em seu banco de propostas inovadoras em avaliação.

Essa qualidade é marca de todas as soluções desenvolvidas pela Geekie, única plataforma de estudos do Brasil credenciada pelo MEC. A Teoria de Resposta ao Item também é utilizada na elaboração das avaliações externas do Geekie Teste, disponível para escolas para que acompanhem o desenvolvimento de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Por intermédio da ferramenta, gestores, coordenadores e professores podem considerar o desempenho de alunos individual ou coletivamente, além de comparar resultados com outras escolas ou com a média nacional. Como oferece uma análise dos níveis de proficiência dominados em cada etapa da aprendizagem, ela vem sendo amplamente utilizada para potencializar diversas práticas escolares: o nivelamento, a reorientação de estratégias pedagógicas e a preparação para Enem e vestibulares figuram entre elas.

Primeiros passos para impactar milhões

O Hora do Enem não foi a única iniciativa da Geekie no sentido de democratizar o acesso ao ensino de qualidade. E acreditamos que foi justamente por termos tido outras experiências que ele se tornou possível.  Exemplo de sucesso foi o Geekie+, parceria entre a Geekie e o governo do Estado de São Paulo que, em 2015, levou o Geekie Lab, plataforma de aprendizagem adaptativa que dá mais protagonismo ao professor para todas as escolas públicas estaduais. Também desde 2015, o Serviço Social da Indústria (Sesi) leva a Geekie para 22 estados brasileiros e Distrito Federal, tornando nossa solução acessível a quase 54 mil estudantes. Foram, no total, 8 iniciativas de impacto no setor público que levaram a Geekie a adquirir a expertise para abraçar a maior delas.

Alunos que estudam através da plataforma, contando com seu próprio roteiro personalizado para direcionar o foco, têm, em média, um aumento em 30% no desempenho.

Ao longo da existência da Geekie, pudemos comprovar a transformação engatilhada pelo uso de nossas soluções. Os números que traduzem nossa história não se referem apenas a alcance, mas também a impacto no aprendizado: alunos que estudam através da plataforma, contando com seu próprio roteiro personalizado para direcionar o foco, têm, em média, um aumento em 30% no desempenho logo ao fim do primeiro trimestre de uso contínuo. Além disso, colecionamos histórias de jovens inspiradores que, com apoio da tecnologia educacional, conquistaram vagas em universidades – muitos deles sendo os primeiros de sua família a integrar o Ensino Superior!

Sabemos que nada disso seria possível se não levássemos a sério o desafio de incluir nosso público final na criação de nossas soluções. Na Geekie, nossas ideias são desenvolvidas para eles e por eles – gestores, professores e alunos. E é por isso que o Hora do Enem é um desafio e um presente em vários sentidos: agora, teremos a oportunidade de ensinar, mas também de aprender com milhões de alunos.

SHARE

A Hora do Enem e a democratização da educação de qualidade