Colunas

Como a Educação Digital pode se aliar à aprendizagem significativa?

Carolina Brant, designer pedagógica da Geekie, fala um pouco sobre como a disciplina de Educação Digital pode se aliar à aprendizagem significativa. Leia!

Na Geekie, a Educação Digital está pautada em um tripé composto de riscos, desafios e oportunidades que o mundo digital proporciona. Além disso, a disciplina vai além da mera formação para a cidadania digital. Junto com o aprendizado que envolve disponibilizar insumos para o alcance dessa cidadania, está também a intenção de fazer com que essa seja uma aprendizagem significativa e aplicável ao dia a dia de cada estudante.

Educar para a cidadania digital vai além da simples compreensão de conceitos. Não é apenas fazer com que se entenda, por exemplo, o que são pegadas digitais. Mas é fazer que sua relevância e importância sejam vistas e compreendidas na prática. Ou seja, que estudantes reconheçam que pegadas digitais influenciam na forma como cada pessoa é vista na internet e como a reputação on-line (que pode influenciar em um futuro emprego, relacionamento ou vaga acadêmica) é construída diariamente por meio desses rastros digitais que deixamos e que devem ser monitorados por cada um.  

Para nós, é importante saber reconhecer quando se está diante de fake news. E, mais importante, ainda, é ter senso crítico diante de qualquer informação que esteja disponível. Relevante mesmo é saber o que compartilhar, saber como agir e saber quando algo é realmente útil para a construção do seu próprio aprendizado e o de sua turma ou quando é apenas parte de um movimento que só gera mais conflito e segrega opiniões na rede.

educação digital
Ser crítico diante de informações é essencial, ainda mais quando é apenas parte de um movimento que só gera mais conflito e segrega opiniões na rede.

É POSSÍVEL A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM EDUCAÇÃO DIGITAL?

Possibilidades não faltam nessa esfera. Tomando por base que a memória associa melhor a aprendizagem quando ela vem acompanhada de um significado, trazemos para a sala de aula casos reais e próximos à vida de cada estudante de Educação Digital.

Fazendo uso de metodologias ativas, abrimos espaço para discussões sobre fatos reais, que poderiam ter acontecido na vida dos próprios alunos ou de pessoas muito próximas. Esses casos agregam valor não só ao que é aprendido, mas impulsionam o protagonismo e a aprendizagem colaborativa dentro da sala de aula.

Com isso, faz-se possível desenvolver, claramente, outras competências bastante relevantes na formação de estudantes, reconhecidas, inclusive na BNCC. Vemos, por exemplo, o exercício da empatia, do diálogo, o desenvolvimento de pensamento crítico, da cooperação e capacidade de resolução de problemas.

educação digital
As metodologias ativas impulsionam o protagonismo e a aprendizagem colaborativa dentro da sala de aula.

ESSA APRENDIZAGEM ESTÁ RESTRITA ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO DIGITAL?

A formação da cidadania digital não se restringe às aulas de Educação Digital e nem mesmo pode se dizer que a aprendizagem significativa esteja restrita à disciplinas “inovadoras” ou não tão comuns.

Trazer significado para a sala de aula é possível em qualquer disciplina e os resultados são gratificantes. Conhecer o universo dos estudantes e exercer uma escuta ativa sobre suas necessidades é um dos caminhos a se seguir, que proporciona a aproximação e o diálogo. Já trouxemos aqui no InfoGeekie vários exemplos de aprendizagem significativa em diversas disciplinas, em diferentes escolas, usando variadas metodologias. Que tal se inspirar em algumas e testar algo novo em sua turma? E, se quiser, compartilhe conosco como foi essa experiência!

Leia mais…

* Carolina Brant é Designer Pedagógica da Geekie, bacharel em Direito com LL.M. em Direito Empresarial e está cursando o programa de certificação em Social-Emotional Learning and Character Development pela Rutgers School of Arts and Science em parceria com College of Saint Elizabeth. Tem experiência com Direito da Tecnologia, apaixonada por educação, encontrou seu caminho contribuindo para o time de Educação Digital da Geekie.