Colunas

Como a construção de sólidos geométricos nas aulas de matemática pode mobilizar uma escola inteira

Dando sequência nas atividades de matemática  deste ano, Fabio apresenta como a construção de sólidos geométricos pode mobilizar uma escola inteira, sempre mantendo a integração entre os alunos, troca de experiências e os quatro pilares da matemática (leitura+interpretação+concentração+raciocínio lógico).

Continuando a série de artigos deste ano que tem o objetivo principal de fazer uma grande mudança nas aulas de matemática do Brasil, vou colocar para você uma atividade de construção de sólidos geométricos de Platão, que mobilizaram os alunos de uma escola pública na cidade de Jacareí – SP.

Todos os anos, eu sempre peço para os meus alunos fazerem a construção dos sólidos de Platão (tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro). Geralmente, eles tem a medida de 10cm de aresta, mas, como eu gosto de grande mobilizações, pensei: “Como eu posso fazer uma grande participação e movimentação na escola durante a construção dos sólidos geométricos?”

Em 2015, eu pedi para os terceiros anos do Ensino Médio construírem uma bola formada por pirâmides de bases pentagonais  e hexagonais, semelhante à bola de capotão utilizada na copa mundo de 1970.

Sólidos geométricos

Sólidos geométricos

Apesar do sucesso da realização e conclusão, eu ainda queria algo com mais mobilização.

Em 2017, eu montei um planejamento para que todas as séries do Ensino Médio construíssem grandes sólidos de 1 metro de aresta com material reciclável, sendo, no caso, o papelão.

O tema utilizado foi “Os grandes sólidos de Platão” e o objetivo foi de construir o tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro, icosaedro,  todos com 1 metro de aresta, conforme a foto de capa desse artigo.

Esta atividade, além de ter mobilizado os alunos, também mobilizou vários grupos no Facebook pelo seu tamanho.

Neste tipo de atividade, você vai trabalhar os seguintes tópicos:

  • Vértices, arestas e faces;
  • Áreas das figuras planas.

COMO APLICAR ESTA ATIVIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA?

Lembre-se que esta atividade é apenas uma sugestão. Você pode fazer alterações  conforme as condições dos alunos e da escola.

Antes de programar esta atividade, converse com a coordenação pedagógica e a direção da escola. Explique que haverá uma grande mobilização dos alunos, dentro e fora da sala de aula, e, se possível, mostre este artigo como referência.

No meu caso, eu realizei esta atividade com os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, e o projeto foi realizado no 3º e 4º bimestres.

As etapas para realização são:

1ª etapa: Apresentação do projeto para os alunos (1 aula)

Apresente o projeto para os alunos utilizando este link aqui da minha página, que contém várias fotos sobre a finalização e exposição dos sólidos.

Em seguida, peça para eles fazerem as divisões em grupos de no máximo 5 alunos. Solicite uma pesquisa individual sobre os sólidos de Platão. Também peça para trazerem material reciclável (papelão), durex, tesoura, régua de 30cm e também quaisquer dúvidas que tiverem.

Obs: Esta atividade eu realizei no 3º bimestre.

2ª etapa: Construção dos sólidos geométricos (2 aulas)

Com os grupos divididos, peça para eles construírem os sólidos, acompanhe o andamento e interfira quando necessário, principalmente se algum aluno trouxer estilete para cortar o papelão. No final desta atividade, escolha um local para a exposição.

Sólidos geométricos

Sólidos geométricos

 

3ª etapa: Apresentação da 2ª parte do projeto (1 aula)

Explicar para os alunos que agora eles irão construir os mesmos sólidos, mas com 1 metro de aresta. Pedir para trazerem os materiais: papelão, régua de 1 metro de madeira, durex largo, estilete ou tesoura. Dessa vez, os sólidos deverão ser pintados ou encapados. Também marque a data do início da construção.No meu caso, eu fiz a seguinte proposta para a construção:

  • Tetraedro, hexaedro, octaedro e dodecaedro em grupo;
  • Icosaedro, a sala inteira.

Obs: Eu realizei esta atividade no 4º bimestre.

4ª etapa: Início da construção dos sólidos (6 aulas)

Nessas aulas, os alunos irão conseguir construir o tetraedro, hexaedro, octaedro e dodecaedro. A dica é realizar fora da sala de aula por causa do espaço, não esquecendo de acompanhar os grupos na sua realização e tomar cuidado com o uso do estilete.

Sólidos geométricos

Sólidos geométricos

 

5ª etapa: Início da construção do icosaedro (6 aulas)

A construção deste sólido será trabalhoso e você irá perceber isso durante a sua realização. Vou deixar algumas dicas:

  • Eleger uma pessoa para organizar as etapas da construção;
  • Definir o que cada grupo de alunos irá fazer na construção;
  • Sempre fique atento durante a montagem, porque poderá haver discussões entre alguns alunos na ajuda da montagem.

Sólidos geométricos

Sólidos geométricos

Sólidos geométricos

Sólidos geométricos

Após o término da construção do icosaedro, converse com a coordenação e a direção da escola para a escolha de um local onde os sólidos ficarão expostos.

No final da exposição, entre em contato com pessoas que vendem material reciclável para a retirada dos sólidos.

Não esqueça de fazer o registro das etapas com fotos e crie um portfólio para apresentar para a coordenação e direção.

No final desta atividade, você irá perceber uma mudança no comportamento dos alunos: eles ficarão mais participativos, motivados, irá melhorar a auto estima e o seu rendimento nas aulas.

Analise, reflita e pense que:

“Juntos, iremos quebrar a barreira que existe entre os alunos e a matemática. Iremos melhorar os índices e a matemática no Brasil.”

Sucesso no seu novo desafio.

Leia mais:

* Fabio Aparecido é professor de matemática com experiência de 16 anos. Atua no Centro Paula Souza (CPS) e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. É licenciado, bacharel e especialista em matemática pela UFscar. Produz conteúdo no Facebook e no seu canal do Youtube. Teve um de seus projetos publicados no site do MEC (Ministério da Educação).