Colunas

A matemática pode ser uma disciplina agradável e divertida?

Ao longo dos artigos do professor Fabio Aparecido, você percebeu que é possível transformar a matemática em uma disciplina agradável e divertida. Confira uma retrospectiva!

Se você é professor ou admirador da matemática deve ter se deparado com situações do tipo:  “Você é professor de Matemática?” ou “ Nossa! Você gosta de matemática?” e geralmente quando você confirma que sim a essas perguntas, a resposta costuma ser “Vixi!”.

As pessoas em geral tem a ideia que a matemática é somente para poucos ou que é difícil ou ainda que apenas pessoas superdotadas a dominam.

Eu vou citar o meu caso como exemplo: quando eu fiz o curso de licenciatura e bacharelado, no início tinham aproximadamente 80 alunos. Desta turma, somente eu me formei em bacharelado – e descobri que depois o curso fechou!

Por essas e outras, você percebe que existe um bloqueio por parte das pessoas em relação à disciplina. Por isso, nós, professores, temos uma tarefa difícil de ensinar os conhecimentos matemáticos e, ao mesmo tempo, tentar desmistificar esse mito.

Vou fazer uma breve retrospectiva dos artigos que eu escrevi neste ano! Foram eles:

Foram artigos que deram foco às quatro etapas para chegar ao conhecimento matemático:

  • Leitura,
  • Interpretação,
  • Concentração,
  • Raciocínio lógico.

Essas atividades também tem como princípios básicos:

  • O companheirismo,
  • A troca de experiências;
  • A valorização da auto-estima.

Tudo isso são pré-requisitos que eu utilizo nas minhas aulas para que os alunos tenham mais afinidade com a matéria. Se você aplicou essas atividades em sala, percebeu que houve uma mudança no relacionamento dos alunos com o professor e com a matemática.

Os tempos estão mudando e os alunos de hoje não são os mesmos do que há dez ou vinte anos atrás, certo? Nós, professores, temos que buscar novos artifícios que envolvam eles com a disciplina .

Nunca se esqueça: assim como o aluno, você também tem que procurar estar sempre atualizado, seja fazendo a leitura de artigos, seja buscando publicações que envolvam novas metodologias que dão certo em sala de aula e também capacitando-se em forma de cursos ou palestras.

Você está percebendo que para os próximos anos irão acontecer grandes mudanças, seja na área pedagógica ou nas novas tecnologias, e para isso você deve sempre se manter atualizado!

O QUE VAI ACONTECER NOS ARTIGOS PUBLICADOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA PARA 2018?

Terão muitas novidades para 2018! Serão apresentados, comentados e explicados assuntos relacionados com a questão da interdisciplinaridade – a matemática com as matérias de Física, Química e Geografia – que deram certo nas minhas aulas, seja através de experimentos ou construções.

E, como estamos em tempo das merecidas férias, vou deixar como sugestão para você a releitura dos artigos anteriores e uma reflexão do que pode ser mudado e ser aplicado já em 2018. Pense nesse desafio.

Vou deixar aqui algumas imagens para sua reflexão dos artigos que serão postados:

Atividade de sólidos geométricos (repare no tamanho)

Matemática

Atividade envolvendo um sistema de polias (detalhe: eu faço parte deste desafio)

Matemática

Atividade de lançamento de foguetes (detalhe: com paraquedas)

Matemática

Atividade envolvendo química (imagem de um Fulereno)

Matemática

Isso é apenas uma parte do que vai acontecer em 2018.

Analise, reflita e pense que:

“Juntos, iremos quebrar a barreira que existe entre os alunos e a matemática, iremos melhorar os índices e a matemática no Brasil”

Sucesso nos seus novos desafios. Boas Festas e Feliz 2018!

* Fabio Aparecido é professor de matemática com experiência de 15 anos. Atua no Centro Paula Souza (CPS) e na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. É licenciado, bacharel e especialista em matemática pela UFscar. Produz conteúdo no Facebook e no seu canal do Youtube. Teve um de seus projetos publicados no site do MEC (Ministério da Educação).  

SHARE

A matemática pode ser uma disciplina agradável e divertida?