Geekie em Pauta

Campanha global utiliza exemplo da Geekie para desmistificar ideia que tecnologia substitui o papel dos professores

Recentemente, a Omidyar, empresa de investimento filantrópico, lançou uma campanha global sobre a importância do uso de tecnologias para a transformação da educação. Elisa Erikson, sócia investidora, conta em um artigo como a Geekie é um dos exemplos de empresas colaborativas que vem ajudando a desmistificar alguns mitos sobre a tecnologia na educação.
Leia abaixo a síntese da matéria:

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA (EM INGLÊS)

.

A tecnologia pensada para a educação pode ser uma grande equalizadora para aqueles estudantes que estão saindo das escolas sem alcançar níveis mínimos de proficiência em leitura e em matemática ou sem desenvolver as competências necessárias para o século XXI. Ela tem o potencial de reduzir a lacuna de aprendizado entre alunos e incentivar professores, capacitando-os e possibilitando uma aprendizagem colaborativa, que tem o aluno como protagonista. Para a Omidyar Network, a Geekie e outras empresas de outros países desmistificam a ideia de que a tecnologia substitui o papel dos educadores.

Segundo o artigo, a Geekie é um exemplo de empresa que vem enfrentando muitos desafios em prol da educação. A iniciativa Geekie One apoia professores no gerenciamento de tarefas administrativas cotidianas e oferece planos de estudo fundamentais para eliminar lacunas existentes para o aprendizado. Soluções como o Geekie One permitem que professores direcionem a matéria de maneira eficaz, já que os conteúdos instigam o interesse dos estudantes pois são integrados a diferentes recursos de aprendizagem, além de contar com inteligência de dados para orientar diálogos e decisões pedagógicas. Com o Geekie One, a escola acompanha o desenvolvimento de cada estudante, o que permite trabalhar dificuldades e estimular potencialidades de forma individualizada.

“Meu maior aprendizado advindo da Geekie é que a nossa tecnologia é muito mais poderosa nas mãos dos professores.” – Claudio Sassaki, CEO da Geekie

A Omidyar desmistifica também a ideia de que a tecnologia promove o isolamento e de que tem valor educacional limitado. Metolodogias de ensino estão integradas a aprendizados que se baseiam e combinam tecnologias. A aprendizagem fundamentada em projetos e a colaboração entre estudantes em projetos multidisciplinares ajudam a melhorar o domínio do conteúdo e a desenvolver as competências do século XXI.  

Outro ponto desmistificado no artigo é a ideia de que a tecnologia voltada para a educação só deve funcionar em escolas com alunos de alta renda, com boas conexões de banda larga e educadores altamente capacitados. Embora esses ambientes apresentem um contexto que favorece a implementação da tecnologia educacional na escola, comunidades de baixa renda também implementaram com sucesso soluções de tecnologia e tiveram resultados significativos. Salas de aula na Índia, por exemplo, contam com o uso de um sistema de monitoramento e avaliação baseado em SMS, por meio do qual os dados são coletados off-line e depois sincronizados e enviados para análise.

Para a Omidyar, a tecnologia pensada para a educação pode ser utilizada mesmo para escolas que não tem muitos recursos ou uma boa banda larga, por exemplo, e mesmo assim, ser impactante e beneficiar alunos. O modelo de ensino que perdurou durante séculos, na qual educadores eram vistos como os grandes árbitros das salas de aula, está mudando em países como o Brasil e a África do Sul, lugares onde ainda existem professores que não tiveram a oportunidade de treinar o conteúdo de forma esperada para repassá-lo aos estudantes.

O reconhecimento por parte de uma grande organização filantrópica como a Omidyar reforça o propósito da Geekie de auxiliar a escola e a família a preparar jovens para  desafios e oportunidades dos dias de hoje, sejam eles relacionados à formação para o trabalho ou à vida como um todo. O propósito de que os estudantes estejam cada vez mais no centro de uma educação de excelência, repleta de possibilidades que se abrem com a inovação.

.

Confira o vídeo da campanha global:

.

Leia mais:

 

SHARE

Campanha global utiliza exemplo da Geekie para desmistificar ideia que tecnologia substitui o papel dos professores