Ensino Fundamental II: O que e como avaliar

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Ensino Fundamental II: o que e como avaliar?

Hoje, poucos olham atentamente para o Ensino Fundamental II. É o que diz a coordenadora pedagógica da Geekie, Rita André. Recentemente, Rita implementou um projeto de avaliação externa para o Ensino Fundamental II em todo a rede pública do município de Araraquara, São Paulo. “Com a primeira prova, já pudemos perceber que o aluno entra no 6º ano e sai no 9º com os mesmos níveis de aprendizagem. Ou seja, ele não evolui”.

Os resultados não são exclusivos da região. No Brasil, apenas 23% dos alunos têm o conhecimento adequado em Língua Portuguesa ao concluir o Ensino Fundamental II, enquanto somente 11% atingem os parâmetros de matemática (Prova Brasil 2013, Inep). De acordo com o movimento Todos Pela Educação, a meta é que esse número chegue a 70% em 2020.

Garantir a aprendizagem dos estudantes, porém, requer um trabalho de longo prazo que inclua avaliações formativas periódicas para orientar as práticas pedagógicas. Esse é o tema do próximo bate-papo online promovido pela Geekie: O papel da avaliação no Ensino Fundamental II. Nele, três educadores conversam sobre qual o papel do Ensino Fundamental II, as particularidades de se ensinar e avaliar esse ciclo e como preparar os alunos para iniciar o Ensino Médio.

Inscreva-se para o bate-papo O papel da avaliação no Ensino Fundamental II gratuitamente!

A transmissão ao vivo acontece na próxima terça-feira, 28 de junho, às 15h. Mesmo quem não estiver disponível nesse horário está convidado a se inscrever – todos receberão o vídeo por email após o evento! Conheça os convidados:

  • Rita André é coordenadora pedagógica da Geekie e acompanha a implementação da plataforma Geekie em toda a rede pública de Araraquara, São Paulo. Ela compartilha a experiência de avaliar e traçar objetivos de curto, médio e longo prazo para o Ensino Fundamental II do município.
  • Roberto Leal é coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II do Colégio Vital Brazil, em São Paulo, capital. Como educador, Roberto preza não apenas por um projeto pedagógico sólido, mas também por meios de mensurar concretamente a eficiência desse projeto, a evolução real do aprendizado.
  • Sueli Cain de Oliveira é diretora acadêmica do grupo educacional Weducation, mestre em Linguística pela USP, pós graduada em Língua Portuguesa e Especialista na área de Educação. Também é professora universitária e ministra cursos sobre aula e avaliações operatórias a professores universitários, elabora projetos ligados à área educacional

Clique aqui para fazer sua inscrição para o bate-papo O papel da avaliação no Ensino Fundamental II!

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