Notícias

EDUCO Brasil 2016: escolas particulares discutem captação de alunos

O EDUCO Brasil 2016, evento com foco em gestão de escolas particulares, reuniu 100 profissionais para falar dos desafios do gestor inovador. Leia mais!

Nos dias 29 e 30 de setembro, aconteceu o EDUCO Brasil 2016, um encontro exclusivo entre gestores de escolas particulares para compartilhar boas práticas e discutir a profissionalização do gestor – temas como captação de alunos,  marketing educacional, a importância de métricas para avaliar a qualidade da gestão e a transição de pai para filho se destacaram entre as palestras.

“Essas discussão é fundamental”, disse Fernando Domingues, gestor de inovação do Colégio Eniac, de Guarulhos, São Paulo, que participou do evento. “É claro que o pai não quer ver seu filho como um número; mas, se a escola não tiver uma boa gestão, a parte pedagógica tampouco se sobressai”, afirmou.

A Geekie foi parceira do EDUCO Brasil 2016, por acreditar na importância do papel do gestor escolar, e esteve presente para trazer a você as principais tendências do encontro.

No EDUCO Brasil 2016, compartilhar foi a regra

No dia a dia escolar, o gestor trabalha isolado em muitos momentos. Ao contrário do professor, que possui um amplo grupo de colegas cujas funções se assemelham às suas, o gestor não tem com quem trocar ideias, compartilhar problemas e dividir soluções. O EDUCO Brasil 2016 trouxe essa proposta com força: criar uma rede de gestores com experiências e desafios comuns.

A experiência foi nova para muitos dos participantes. Maria Zélia Miceli, diretora do Colégio Santa Amália, concordou que “normalmente, as escolas não têm oportunidade de trocar muitas informações. Porém, tentamos sempre saber o que está acontecendo com os colégios ao lado”. A diretora também elogiou a presença de muitas escolas fora do seu círculo, o que proporcionou aprendizados interessantes. “Elas trazem muitas novidades, o que é válido”.

Palestra sobre atração e captação de alunos é destaque

Uma das palestras de maior sucesso no EDUCO Brasil 2016 foi sobre atração e captação de alunos. Em uma sala lotada, Vicente Carrari Rodrigues, Head do Google for Education em São Paulo, destacou a importância da organização de uma equipe com foco na comunicação da escola, na linguagem e mensagens adequadas para seu público e no uso de marketing educacional como forma de melhorar tanto captação quanto retenção.

Outra estratégia mencionada por Vicente, dessa vez para a retenção, é utilizar dados para indicar a evolução dos alunos – possível através de soluções de tecnologia educacional, tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico – por exemplo, com plataformas como o Geekie Teste, que oferece relatórios completos sobre a aprendizagem de cada estudante. Assim, escola, família e aluno conseguem compreender claramente seu desenvolvimento, os benefícios trazidos pela escola e quais os desafios a serem enfrentados. Por fim, o palestrante conversou sobre a necessidade de se incluir os pais na comunidade escolar, organizando eventos ao longo do ano, em vez de concentrar toda a comunicação no final do ano letivo.

Para se aprofundar ainda mais no tema, assista ao nosso bate-papo sobre Marketing Educacionalbaixe nosso ebook gratuito clicando aqui!

Impressões do EDUCO Brasil 2016 segundo os gestores

As escolas participantes elogiaram a qualidade das palestras e a organização do encontro. A mantenedora do Colégio Decisão, Regina Pereira de Oliveira conta que “a primeira palestra que assisti trouxe muitos conceitos sobre sucessão. No Colégio Decisão, por exemplo, sou pedagoga dona e, agora, meu filho é um administrador. A visão dele trouxe mais agilidade e inovação para tudo – foi, inclusive, o que trouxe a Geekie para a nossa escola”.

Ebook gratuito: Como a avaliação externa pode ajudar sua escola!

Fernando Domingues, do Eniac, concorda: “As escolas estão ficando mais jovens, mais inovadoras. Acreditamos que eventos como o EDUCO Brasil 2016 contribuem muito para isso, somam contextos e diferentes realidades”.

Gostou do que leu? Confira o que rolou em outros eventos educacionais: