Infográficos

Big data na educação: o que é e como usar? – Infográfico

Se você já fez compras online ou assistiu algo no Netflix, já teve contato com big data. Mas qual o potencial do big data na educação? Confira o infográfico

Você talvez ainda não saiba muito bem o que ele é, mas o big data na educação traz inúmeras possibilidades para se aprender mais e melhor. De uma forma simples, big data pode ser definido como um grande volume de dados e informações importantes que precisam de um sistema capaz de interpretá-los. Com uma ferramenta digital, é possível encontrar dados específicos, organizá-los, relacioná-los entre si e analisá-los para que sejam úteis ao profissional em questão.

Como você deve ter adivinhado, o conceito de big data não surgiu especificamente como instrumento educacional, mas já mostrou seu potencial em diversas áreas: servidores de busca online – como o Google ou Yahoo – bancos, companhias aéreas e redes sociais. Tudo que exige busca em meio a grandes quantidades de informação armazenada pode fazer uso de big data.

É por causa dele que, por exemplo, o Facebook é capaz de mostrar anúncios perfeitos para seu perfil: como aquele sapato que aparece com desconto logo depois de você acessar o site da loja. Ou o site de viagens que manda promoções para o seu email, assim que você reservou sua estadia em um hotel. O sistema analisa seu comportamento online (no caso, suas compras e interesses) para oferecer aquilo que é mais relevante para você.

Aplicações do Big Data na educação

Da mesma forma que redes sociais e comércios virtuais utilizam suas informações para indicar os produtos certos para você, plataformas de tecnologia educacional conseguem explorar dados com o objetivo de acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos estudantes. Esse é o grande uso do big data na educação: a medida em que um aluno estuda e completa exercícios em uma plataforma online, o sistema consegue identificar os assuntos que ele domina, as lacunas na aprendizagem e até mesmo sugerir roteiros de estudo que se adequem às suas dificuldades e tempo que dedica à matéria.

É assim que funcionam as plataformas da Geekie: Geekie Lab, Geekie Teste e Geekie Games, com foco, respectivamente, no professor, gestor e aluno. Conheça melhor cada uma das soluções e encontre a melhor para os objetivos da sua escola clicando aqui.

Além da personalização proporcionada pela plataforma, o big data na educação serve como apoio para os educadores; afinal, pode ser analisado diretamente por gestores, coordenadores e professores, que complementam os dados com uma visão de desenvolvimento integral. Eles conseguem, por meio dessas informações, traçar um perfil apurado de cada aluno, compreender sua trajetória, sugerir caminhos para a melhora e reorientar sua prática pedagógica de forma que melhor atenda às necessidades da turma.

Quer saber mais sobre essa tendência para a escola do século 21? Confira o infográfico abaixo e entenda o uso de big data na educação:

Infográfico: Big data na educação

1 Comment

  1. 4 de fevereiro de 2017 at 16:49 — Responder

    Olá

    Gostei desta ideia maravilhosa, trabalho em uma escola de periferia, no interior do nordeste, em Feira de Santana Bahia, e vejo na escola a falta do uso de tecnologia e sempre cobro da gestão colocar meus alunos em contato com tecnologia como meios de ampliar suas possibilidades de estudos e desenvolvimento. Porém não encontro apoio nessa minha vontade de transformar, sou professora do estado em não com vínculo efetivo, e sim REDA onde tenho quatro anos de contrato, gostaria demais de ver a escola com essa metodologia implantada e poder possibilitar aos alunos chances de ver suas especificidades olhadas com mais atenção, sei das dificuldades pois ainda que não encontre o apoio devido, eu busco identificar as dificuldades de aprendizagem fazendo sempre anamnese das turmas na tentativa de melhorar com apoio no que eles tem dificuldades. Na jornada pedagógica, de novo não encontrei o parque de informática na escola, gostaria de saber como posso aplicar este método com meus alunos, nem todos têm condições de ter celular. Gostaria muito de contribuir com qualidade da educação em minha cidade.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *