Você está usando o site da sua escola da melhor forma?

Colunas

Por Laís Rocha, analista de marketing na Geekie
lais.rocha@geekie.com.br
Você começa o dia focado em aprimorar as práticas pedagógicas da escola e no momento seguinte precisa se debruçar sobre estratégias para atrair mais alunos para o colégio. Neste jogo de malabares que é a vida de um gestor escolar, algumas oportunidades relacionadas à comunicação acabam sendo deixadas de lado.
Ainda são poucas as escolas que aproveitam totalmente o potencial de um site institucional, por exemplo. Mesmo que a comunicação boca a boca possa ser a principal forma de atração de novos alunos, o site certamente é um dos primeiros pontos de contato entre você e os pais interessados na matrícula. Por isso, é muito importante que você utilize esta oportunidade para encantá-los.
No mercado educacional, sites otimizados já deixaram de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito. Reunimos nossas descobertas no processo de otimização do site da Geekie e o que temos aprendido com centenas de gestores de escolas parceiras para trazer a você as estratégias de marketing digital que mais fazem sentido para o universo escolar.

  1. Defina um objetivo

Não há como obter bons resultados com um planejamento pedagógico se não tivermos claro aonde queremos chegar, não é mesmo? Com os websites é a mesma coisa. Qual é a percepção e a reação que você quer de quem chega até seu site? Defina um objetivo específico como, por exemplo, “agendar uma reunião para conhecer a escola”. Com esse objetivo definido, todas as páginas que desenvolver no site devem levar para essa ação ou conter um atalho para ela. Esse call to action, como é chamado no marketing, pode ser tão simples quanto um box com o telefone da secretaria escolar.

  1.  Saiba com quem está falando

Costumamos nos preparar para uma reunião pesquisando quem é a pessoa com quem iremos interagir, seus interesses, objetivos e perfil. Podemos encarar o site como uma “reunião de apresentação” da escola com quem o visita. Para se preparar para receber diversos visitantes, você provavelmente não poderá pesquisar um a um, mas pode prever (com base em pesquisa, não em adivinhação) qual é o perfil de público prioritário. Esta estratégia é chamada de criação de personas – um personagem fictício criado com base em dados que representam o perfil médio de várias pessoas reais. O principal benefício é saber de antemão quais são as necessidades desse visitante e preparar conteúdos que mostrem como sua escola pode ajudá-lo. Um site preparado para falar com pais focados na preparação para vestibulares é diferente, por exemplo, de um site para se comunicar com pais que priorizam a aprendizagem socioemocional. E você pode ter os dois perfis! Mas também precisará de dois tipos de conteúdo. Aqui tem um guia que poderá te ajudar em todo o processo.

  1. Use os sites de busca a seu favor

Imagine um pai procurando no Google uma escola próxima de seu novo trabalho. Provavelmente ele digita “colégio” e seu novo endereço. Se a sua escola não for uma das 5 primeiras indicações do resultado da busca, é muito provável que você perca a oportunidade de vir a interagir com esta família e conquistá-la. Este pai pode também pode buscar uma escola por uma característica específica, por exemplo, “escola católica”. Para se destacar nesses tipos de busca, é importante usar estratégias como a de identificação de palavras-chave, SEO, link building. Neste link (em inglês) você pode entender melhor como esses mecanismos funcionam.

  1. Seja uma escola de conteúdo

Outro ponto muito importante é manter o conteúdo do seu site sempre atualizado e relevante. Vale criar um blog, dentro do próprio site, com notícias sobre os acontecimentos da escola, incluindo aparições na mídia (você pode aprender mais sobre estratégia de imprensa para escolas aqui). Também é importante explorar conteúdos que mostrem os diferenciais do colégio, como os projetos desenvolvidos, os cursos extracurriculares e a tecnologia educacional. Para escolas parceiras da Geekie, elaboramos uma série de materiais digitais que ajudam a transmitir o diferencial da inovação. Escreva para nós e enviaremos o kit digital completo. 
Por fim, é essencial que seu site possa ser acessado sem grandes problemas então cuidado com imagens pesadas que sobrecarreguem o tempo de abertura da página e, se possível, invista em um site responsivo, que se adapte ao tamanho da tela. Grande parte dos acessos a sites agora são feitos de celulares.
Se tiver dúvidas ou outras sugestões, estamos sempre disponíveis para ajudar nossas escolas parceiras a crescer! Vamos bater um papo?
 

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