Notícias

Você está preparado para a nova Prova Brasil?

A Prova Brasil será aplicada para todos os estudantes de 3ª série do Ensino Médio em 2017; a mudança vai gerar dados de desempenho por escola. Para identificar dificuldades e preparar seus alunos, a Geekie considera oferecer a avaliação Geekie Saeb, que prevê o resultado real da instituição em cada área de conhecimento.

As avaliações nacionais não passaram imunes pelas várias reformas na Educação em 2017. Se, por um lado, o ENEM deixa de divulgar o ranking de escolas, utilizado como medida de qualidade para pais e instituições de ensino; por outro, a Prova Brasil passa a avaliar o Ensino Médio de forma censitária. Entenda a mudança:

Como funciona a Prova Brasil

A Prova Brasil faz parte do Sistema de Avaliação da Saúde Básica (Saeb) e é um dos dois fatores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – calculado a partir dos resultados da prova mais informações sobre aprovação e repetência dos estudantes.

Até o ano passado, a Prova Brasil era censitária (ou seja, aplicada para todos os alunos) apenas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Enquanto isso, a avaliação do Ensino Médio era feita por amostragem, o que significa que apenas uma porcentagem das escolas a realizavam. Portanto, não era possível calcular o Ideb de cada instituição de ensino.

A Prova Brasil no Ensino Médio

A partir de agora, a Prova Brasil será feita por todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Com a novidade, o Inep estima que 2,4 milhões de alunos desse grupo realizem a avaliação. A prova será realizada no segundo semestre de 2017.

Os resultados serão divulgados por escola, como já era feito para o 5º e 9º ano, e não mais somente em nível estadual e nacional. Dessa forma, cada escola passa a ter metas e indicadores específicos. Além disso, a Prova Brasil é a principal ferramenta do governo brasileiro para monitorar a qualidade da Educação, seus resultados podendo se refletir em políticas públicas.

A Geekie prepara sua escola para a Prova Brasil

Atenta às mudanças no cenário educacional nacional, a Geekie está considerando oferecer aos seus gestores parceiros uma nova opção de avaliação: o Geekie Saeb para 3ª série, uma avaliação diagnóstica que seguiria as matrizes de referência da Prova Brasil, avaliando as habilidades e áreas de conhecimento definidas pelo Saeb para o Ensino Médio.

A Geekie já oferece, desde 2014, o Geekie Saeb para o Ensino Fundamental II – e é pioneira em avaliação externa no Brasil, presente em mais de 5 mil escolas. Agora, devido ao grande número de pedidos por uma prova nesses moldes para o Ensino Médio, queremos ouvir sua opinião! Conheça nossa proposta abaixo:

Como seria aplicado o Geekie Saeb

A prova Geekie Saeb, assim como o exame oficial, seria composta por um caderno único de Matemática e Língua Portuguesa, totalizando 52 questões. Lembrando que a prova não está vinculada ao currículo da escola, mas às competências e conteúdos esperados dos estudantes em cada nível de ensino. Além disso, a régua de avaliação seria calibrada na escala Saeb, gerando uma estimativa bastante precisa da nota real da instituição.

Com os resultados, a escola pode comparar seu desempenho à média nacional, estadual, de escolas públicas e privadas. Ela também consegue visibilidade dos alunos em cada nível de proficiência e quais conhecimentos e habilidades precisam ser mais trabalhadas.

Você gostaria de ter essa avaliação na sua escola? Comente com a gente!

1 Comment

SHARE

Você está preparado para a nova Prova Brasil?