Notícias

#GeekieIndica: 5 vídeos inspiradores para transformar a educação

Transformar a educação vai muito além de implementar tecnologia em sala de aula. Requer uma mudança de atitude profunda, que permeia todas as estruturas da escola – é por isso que falamos tanto sobre protagonismo, ensino híbrido, habilidades para o século 21. Paralelamente, sabemos que a realidade de muitas escolas brasileiras fica aquém do ideal, seja por falta de recursos e infraestrutura, seja pelo contexto socioeconômico em que estão inseridos os alunos ou pela formação deficiente dos educadores. Seja qual for o cenário, o fato é que, de vez em quando, o educador cansa.

Não é fácil ser um professor ou gestor transformador, até porque qualquer mudança exige um processo de adaptação, de tentativa e erro e de muitos ajustes até que comece a trazer bons resultados. Nem mesmo os alunos, essa geração conectada, os “nativos digitais”, estão habituados a modelos não tradicionais de educação: ensinar usando tablets requer que os estudantes, tanto quanto o professor, aprendam a utilizar uma ferramenta antes voltada exclusivamente ao entretenimento como instrumento de aprendizagem. Trabalhar em grupos pequenos, com mentoria e projetos, acarreta em uma mudança de papéis que, a princípio, pode ser desconfortável para todos os envolvidos. Aplicar a rotação por estações de aprendizado exige um domínio diferente sobre o tempo e espaço da sala de aula.

Vale a pena? Acreditamos que sim. Afinal, já se sabe que o ensino como foi idealizado há séculos, com inspiração militar e focado na produção industrial, não atende às necessidades das gerações atuais, em uma sociedade que caminha para a economia colaborativa, a democratização das tecnologias digitais e a sustentabilidade. Para falar sobre essas transformações, convidamos a pedagoga e neurocientista Kátia Chedid para um bate-papo online, na próxima quinta-feira (09), a partir da pergunta: Como ensinar nativos digitais?.

Enquanto o dia não chega, selecionamos 5 vídeos para inspirar e motivar você, educador que quer melhorar sua sala de aula, sua escola ou sua região. Tem pouco tempo? Não se preocupe, alguns deles têm menos de dez minutos! Confira: 

Ted Talks sobre educação

Ted Talks são conversas transformadoras apresentadas em poucos minutos. O objetivo é que pessoas do mundo todo compartilhem o que possuem de mais valioso: suas ideias. Muitas já trataram de temas relacionados à educação, desde o direito de meninas de frequentar a escola até inovações em cursos de química ou matemática. Estas aqui, esperamos, vão fazer com que você recupere o ânimo:

Toda criança precisa de um campeão

Todos os vídeos postados em outros idiomas possuem legenda em português que pode ser habilitada no YouTube.

A educadora Rita Pierson fala sobre a importância de cultivar a autoestima dos estudantes através de pequenas atitudes diárias, como pedir desculpas por uma aula que não foi suficientemente boa. Ela diz que “nenhum aprendizado significativo pode acontecer sem um relacionamento significativo” e, em sua palestra, destaca o valor da conexão emocional em sala de aula.

A escola mata a criatividade?

Nessa conversa icônica, Ken Robins afirma que a criatividade é tão importante quanto a alfabetização – infelizmente, não costuma ser tratada da mesma forma pelas instituições de ensino. Passando pelo medo de errar e discutindo a hierarquização das disciplinas dentro da escola (o que é mais importante, línguas ou artes? Matemática ou esportes? Com que embasamento fazemos essa seleção?), a palestra é imperdível!

Animação sobre a história da educação

Essa animação feita em tempo real, além de um prazer de assistir, faz um breve relato sobre o que nos trouxe até o modelo de ensino atual. O vídeo tem pouco mais de dez minutos e levanta questões como a medicalização excessiva de crianças e jovens e a divisão de turmas por idades. Atenção para uma pesquisa em que a capacidade de pensamento divergente das crianças foi acompanhada ao longo dos anos – e que mostra a criatividade decrescente após o início da vida escolar.

Documentários sobre educação

A educação proibida

O documentário, lançado em 2012, tenta recuperar os valores que orientam o modelo atual de educação. Produzido em 8 países e com mais de 90 educadores entrevistados, o filme combina entrevistas, animações e cenas de ficção para abordar temas como a competição, hierarquização e rivalidade no ensino, mas propõe a criação de uma nova escola – a que valoriza a liberdade de pensamento dos estudantes.

Pro dia nascer feliz

“Pro dia nascer feliz” foi filmado em três estados brasileiros. O filme mostra depoimentos de jovens na rede pública de ensino, sua relação com a escola e as experiências de violência e desigualdade que cercam sua rotina. Além disso, há relatos de educadores sobre os desafios do cotidiano escolar. A gravação já tem quase dez anos, mas a temática continua atual.

 TEDxSãoPaulo

Gostou dos vídeos acima? Então, você não pode perder o TEDxSãoPaulo, que acontece na próxima segunda-feira (06). Será um dia inteiro de conversas inspiradoras sobre educação, inovação, arte, tecnologia e mais! Ainda dá tempo de se inscrever, basta acessar o site do evento. Esse é o maior TEDx do Brasil, uma oportunidade única para conhecer pessoas que estão transformando suas realidades de formas surpreendentes.

Esse ano, o TEDxSãoPaulo vai contar com 20 palestrantes, além de oficinas, startups e um planetário itinerante. O evento vai ocupar o estádio Allianz Parque, em São Paulo e também será transmitido ao vivo para 5 mil escolas de Ensino Médio. Não dá para perder, né?

2 Comments

  1. 5 de junho de 2016 at 14:08 — Responder

    Super interessante os vídeos apresentados, que esta mudança nos alcance num curto espaço de tempo. Obrigado.

  2. 8 de junho de 2016 at 13:28 — Responder

    Gostei muito dos videos.
    Proporciona a reflexão!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *