Notícias

#GeekieIndica: Geekie participa do filme “Um Novo Capitalismo” sobre negócios sociais

O longa, produzido pela Talk Filmes e pela Dois e Meio, conta a história de empreendedores do Brasil, da Índia e do México; entre eles, Claudio Sassaki, cofundador da Geekie. Assista ao trailer!

Quando o 1% mais rico da população mundial detém a mesma riqueza do que os 99% restantes, como criar um mundo mais justo? Essa é uma das várias provocações inquietantes que o documentário “Um Novo Capitalismo” busca responder. O longa fala sobre empreendedores de três países que encontraram uma alternativa: criar empresas com impacto social, incentivando a criação de um mundo mais igualitário e humano.

Mas o que são negócios sociais? Segundo a definição da Artemisia, são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda.

Geekie: negócio social que já impactou mais de 5 milhões de estudantes

E a Geekie é um dos negócios citados no documentário. É uma empresa de educação que, com apoio de inovação, oferece soluções educacionais com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino de qualidade por meio da tecnologia.

O filme foi gravado no ano de 2012, quando a Geekie seguia o modelo One Pay One Free, que marcou a entrada da Geekie no mercado: para cada escola particular que adquirisse a plataforma, a mesma solução era oferecida gratuitamente para uma escola da rede pública com baixos resultados no Ideb.

Com o tempo, outras instituições mostraram interesse em apoiar a educação levando a Geekie até alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio pelo país. A mais recente e de maior impacto foi o programa Hora do Enem, lançado no início de 2016 pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e Roquette Pinto. A Geekie foi escolhida como plataforma oficial de simulados, exercícios e videoaulas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e, com isso, atingiu o marco de 5 milhões de estudantes.

“Sonho com um mundo em que você não precise escolher entre mudar o mundo e ganhar dinheiro. Você pode fazer os dois”, Claudio Sassaki, cofundador da Geekie

Impactando positivamente a vida de milhões de pessoas

Ao longo do filme, outros negócios sociais de grande relevância também são citados. O primeiro deles é o Grameen Bank, o primeiro banco do mundo especializado em microcrédito, localizado na Índia. A instituição foi fundada pelo economista Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz em 2006. Em setembro de 2017, o banco possuía 8,92 milhões de tomadores de empréstimo, dos quais 97% mulheres. Com 2.568 agências, o Grameen Bank fornece serviços em 81.399 aldeias, cobrindo mais de 97% das aldeias de Bangladesh.

Mais um exemplo mencionado é a Aravind, uma instituição de combate à cegueira que possui uma rede de unidades hospitalares na Índia. Esses espaços oferecem serviços oftalmológicos a preços acessíveis ou gratuitos. Em março de 2017, 4,7 milhões de pacientes ambulatoriais já tinham sido tratados e mais de 463.124 cirurgias e procedimentos a laser tinham sido realizados.

O próximo negócio social apresentado é o Compartamos Banco, no México, que concentra 42% dos empréstimos a microempreendedores mexicanos e que já atendeu mais de 2.5 milhões de clientes.

E outro exemplo brasileiro citado no documentário é o Banco Pérola, que emprestou mais de R$ 6 milhões, especialmente para mulheres da base da pirâmide. Um dos principais diferenciais do Banco Pérola é operar através de um FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios), o que proporciona taxas competitivas, serviço ágil e adequado ao tamanho das empresas atendidas.

É um grande motivo de orgulho ser escolhido dentre tantas iniciativas de impacto e ser mencionado como exemplo em um documentário tão relevante para o contexto de negócios sociais! Ser reconhecido dessa forma reforça nosso objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da tecnologia.

Não deixe de conferir o filme! Estará disponível na plataforma do VideoCamp através do site www.umnovocapitalismo.com a partir do dia 30 de novembro. Além disso, você também poderá assisti-lo nas plataformas digitais iTunes, Google Play, Net Now e Vivo Play a partir da mesma data.

Assista ao trailer abaixo:

Leia mais:

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *