Notícias

Tarefa de Casa do Geekie Lab valoriza o tempo do professor

A Tarefa de Casa, ferramenta de maior sucesso no Geekie Lab, foi desenvolvida a partir de um mergulho na rotina dos professores, que acompanharam o processo do início ao fim. A cocriação trouxe ótimos resultados: 89% dos professores concordam que a Tarefa de Casa é útil! Saiba como ela pode otimizar seu tempo:

Em 2015, a Geekie passou cerca de quatro meses buscando entender melhor o dia a dia dos professores. O objetivo central era simples: descobrir como poderíamos facilitar a vida do professor, otimizar seu tempo em sala e a preparação de suas aulas, e ainda oferecer mais qualidade às suas práticas pedagógicas!

Queríamos entender cada pedacinho da rotina dos professores para encontrar aqueles que poderiam ser otimizados, diminuindo esforços operacionais, sem retirar os benefícios resultantes desse esforço – e, consequentemente, dando mais tempo ao que realmente importa: o trabalho intelectual e o contato com os estudantes.

Havia demanda para isso: uma pesquisa anterior feita pela Geekie com gestores de escolas de todo o Brasil mostrou que 50% dessas instituições ainda não possuem softwares de apoio ao professor e ao aluno; por outro lado, 64% deles gostariam de ter ferramentas que otimizassem o tempo em sala de aula.

Leia mais: O que faz a tecnologia valer a pena, segundo professores

Partindo desta informação, iniciamos um processo de pesquisa que envolveu uma base de 4500 professores. Com a participação deles, que testaram versões iniciais e deram suas opiniões para melhorar a solução, desenvolvemos um dos maiores lançamentos da história do Geekie Lab: a Tarefa de Casa!

O lançamento trouxe resultados positivos: 89% dos professores disseram que Tarefa de Casa é útil em sua rotina de trabalho! Em 2016, atingimos a marca de mais 31 mil tarefas de casa criadas e agendadas. Porém, o que mais nos orgulha é saber que isso foi possível graças a um trabalho feito de modo cooperativo entre Geekie, escolas e diversos professores e alunos.

Leia mais: Tecnologia educacional de qualidade vem da parceria entre educadores e desenvolvedores

Com a nova ferramenta, o professor cria e agenda uma tarefa de casa para os alunos da sua turma em poucos passos. Ele seleciona o tema e, então, basta escolher as perguntas diretamente do nosso banco, como pode ser visto abaixo:

Tarefa de casa: selecionar tema

Tarefa de casa: selecionar questões

 

Em seguida, ele pode definir a data de abertura e de entrega da tarefa de casa, para qual turma vai enviar as questões e até mesmo clonar a tarefa completa para enviá-la a outro grupo sem trabalho dobrado. Tudo em pouco cliques:

Tarefa de casa: agendar

A Tarefa de Casa ficará disponível para os alunos da turma no Geekie Lab, que vão receber uma aviso em sua página inicial ao acessarem a plataforma. Os exercícios podem ser realizados em qualquer dia dentro do prazo estipulado pelo professor e de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Enquanto os alunos fazem a Tarefa de Casa, o Geekie Lab faz a parte mais difícil: entrega, em tempo real, as estatísticas sobre a atividade – quais alunos já a entregaram, o percentual de acerto por questão e o percentual de alunos que selecionaram cada alternativa. Tudo isso na palma da mão do professor, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Tarefa de casa: análise

Tarefa de casa: erro por questão

Além da praticidade gerada pela facilidade de criar e agendar essas lições, a Geekie pensou também na forma como as informações chegariam aos professores. Simplificamos a apresentação dos dados de modo que eles pudessem servir como um termômetro contínuo dos assuntos dados em sala de aula para cada turma, permitindo intervenções pedagógicas sempre que os dados mostrarem ser necessário.

>> Quer conhecer algumas das formas possíveis de se usar o Geekie Lab na escola? Baixe o ebook gratuito

1 Comment

  1. 9 de dezembro de 2015 at 15:02 — Responder

    Como eu faço para adquirir licença do GeekLab para uso pessoal como professor?
    Atuo como docente na FGV e Kroton (Pitágoras) como predecessor em Pós-gradução e MBAs.
    Antecipo agradecimentos.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *