Notícias

Simulador Sisu mostra a estudantes em quais universidades seriam aprovados

Nova funcionalidade do Geekie Teste, o Simulador Sisu calcula os resultados do aluno e os compara com a nota necessária para entrar no curso e universidade desejados. Conheça a ferramenta:

E se seus alunos pudessem saber de antemão se entrariam ou não na universidade desejada? O Simulador Sisu, nova funcionalidade do Geekie Teste, traz essa possibilidade. Agora, ao acessar seu relatório de prova, o estudante tem a opção de selecionar qual curso pretende fazer no Ensino Superior e qual a instituição de ensino desejada. Com base em seu desempenho em cada área de conhecimento, e em relação à nota dos candidatos aprovados em edições anteriores, ele vê imediatamente o quanto precisa melhorar para passar.

Lucas Marques Correa, do Colégio Paraíso, em São Bernardo do Campo, já experimentou a novidade: “O Simulador Sisu é muito bom para o próprio aluno ver se realmente tirou uma boa nota”, contou Lucas. “Pois eu achei que tinha ido bem, até ver que, com a minha nota atual, não passaria na maioria das federais”.

Entenda: O que é o Sisu

Vamos entender melhor como o Simulador Sisu funciona? Para isso, você deve estar familiarizado com o Geekie Teste, solução de avaliação externa da Geekie.

Sua nota no Enem antes do Enem

O Geekie Teste oferece avaliações elaboradas nos mesmos parâmetros dos exames nacionais oficiais: Enem e Saeb. Por causa disso, a prova, que contém questões inéditas criadas por uma rede de educadores de todo o Brasil, consegue prever a nota real dos alunos em cada uma das 4 áreas de conhecimento que compõem a avaliação: Ciências Humanas e suas TecnologiasCiências da Natureza e suas TecnologiasLinguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Ebook: Uma história da TRI: Entenda a régua de avaliação do Enem

Leia mais: Da Teoria Clássica à Teoria de Resposta ao Item: Diferenças e Vantagens

As escolas que trabalham com o Geekie Teste também podem proporcionar aos alunos uma experiência completa de prova para que eles estejam confortáveis com o tempo de prova, a divisão por cadernos e o estilo das questões – afinal, a avaliação externa pode ser aplicada tanto online quanto presencialmente.

Após realizar a avalição externa em sua escola, educadores e alunos têm acesso a diferentes relatórios de prova. Para os educadores, esses dados apoiam o planejamento de intervenções pedagógicas de acordo com as lacunas de aprendizagem observadas. Através dos relatórios do Geekie Teste, pode-se analisar do cenário geral ao individual, passando pelo desempenho da rede, da escola, da turma até chegar ao do aluno.

Leia mais: Redes de ensino apostam na avaliação externa

Enquanto isso, o aluno tem acesso a seu próprio relatório, onde consta uma nota muito semelhante a que tiraria nos exames oficiais, além de seu nível de proficiência em cada área de conhecimento. A novidade é que, com o Simulador Sisu, ele também consegue orientar os próprios estudos com mais foco em seus objetivos pessoais.

Como usar o Simulador Sisu

Simulador SISU GT
Tela do Simulador Sisu, no Geekie Teste, com a “Nota Objetivo” em azul.

O Simulador Sisu também está no Geekie Games, solução exclusiva para estudantes se preparando para Enem e vestibulares. Clique aqui para conhecer o Simulador Sisu do Geekie Games!

O objetivo do Simulador Sisu é dar ao aluno uma noção de como ele se posiciona em relação ao curso e faculdade desejados. Abaixo do campo “Suas Notas” – em que são exibidos os resultados das 4 áreas – há a opção “Selecione o curso que deseja e confira se você passaria na universidade pretendida”. São exibidas somente as instituições que aceitam a nota do Enem total ou parcialmente como critério de seleção; a lista ainda pode ser atualizada futuramente, conforme novas universidades aderirem a esse modelo de processo seletivo.

O cálculo considera pesos específicos da opção marcada: por exemplo, se a nota de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias possui um peso superior à de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ou vice-versa, isso é levado em conta ao gerar a estimativa.

Além disso, o Simulador Sisu do Geekie Teste exibe uma “Nota Objetivo”; uma faixa de nota necessária para a aprovação, de acordo com as notas dos candidatos aprovados nos anos anteriores. Estando dentro do resultado delimitado, são grandes as chances de o aluno entrar em sua faculdade de escolha!

Leia mais: Plano de estudos personalizado transforma rotina de alunos do Ensino Médio

“Não encontrei dificuldade para acessar nenhum conteúdo dentro da Geekie. Os resultados expostos são bem claros. Em suma, gostei muito da plataforma e da sua praticidade”, concluiu Lucas. Lucas acabou de entrar em férias; mas, agora que sabe como seu desempenho se compara aos aprovados nas universidades federais, vai aproveitar o próximo semestre para se dedicar aos estudos – online e offline.

1 Comment

SHARE

Simulador Sisu mostra a estudantes em quais universidades seriam aprovados