Notícias

2º simulado do Enem: quais estados tiveram melhor desempenho

Com o 2º simulado do Enem, promovido pelo portal de estudos Hora do Enem em parceria com o Geekie Games, atingimos a marca de mais de 1 milhão de provas realizadas! Abaixo, você confere mais sobre o exame online, oferecido gratuitamente a todos os estudantes do Brasil.

Entre os dias 25 de junho e 3 de julho, mais de 360 mil estudantes realizaram o 2º simulado do Enem através da plataforma Hora do Enem, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A prova ficou disponível online e gratuitamente no Geekie Games, escolhida pelo MEC como plataforma de estudos oficial para o Exame Nacional do Ensino Médio, e contou com 80 questões inéditas e históricas. Quando o simulado foi encerrado, às 20h de domingo, o Hora do Enem já havia atingido a marca de mais de 1 milhão de provas realizadas desde o início do projeto.

Entenda: Como são elaboradas as questões do Enem

Simulado do Enem: diferenças entre a primeira e segunda prova

O primeiro simulado surpreendeu o Ministério da Educação quanto ao número de acessos, levando à extensão do prazo de realização. Por ser uma iniciativa inovadora no Brasil, o evento recebeu grande atenção da mídia e, consequentemente, dos estudantes: foram mais de 710 mil provas realizadas em apenas um final de semana – incluindo jovens de 99,91% dos municípios brasileiros!

Por esse motivo, o prazo para a entrega do segundo simulado foi estendido, o que também garantiu uma experiência de prova mais estável. Por ser um dos exames intermediários, a equipe do Geekie Games antecipou ainda um menor número de acessos: “Temos reforçado que os simulados intermediários fazem parte de uma rotina de estudos e são imprescindíveis para os estudantes que de fato querem acompanhar sua evolução, mas entendemos que esta queda é uma curva natural em um contexto onde estão sendo oferecidas quatro oportunidades de autoavaliação ao longo do ano. Temos a expectativa que ainda mais estudantes aproveitem a oportunidade de agosto”, comenta Danilo Bardusco, diretor executivo do Geekie Games, divisão da Geekie responsável pela parceria com o Hora do Enem.

Resultados do 2º simulado do Enem: melhores desempenhos

Dessa vez, química foi a matéria em que os jovens enfrentaram mais dificuldade: a média geral foi de 33,56% de acertos. Já sociologia e filosofia apresentaram os maiores índices de acerto, 65,75% e 47,06%, respectivamente.

Na comparação entre estados, Minas Gerais foi onde os candidatos conquistaram o melhor desempenho – média de 538 pontos, sendo que a nacional foi de 514,6. No estado, 4.038 alunos de 428 instituições de ensino fizeram o 2º simulado do Enem. Em segundo lugar ficaram os estudantes do Espírito Santo (531 pontos) e, em terceiro, os do Rio de Janeiro (527 pontos). Confira a matéria do G1 ou veja o infográfico abaixo para entender os principais resultados dessa prova:

2º simulado do Enem

Novidades no simulado do Enem: relatórios gerenciais

Nesse segundo simulado do Enem, estudantes da rede pública sem acesso à internet puderam realizar o exame em suas próprias escolas, durante a semana, entre os dias 27 de junho e 1º de julho – bastava que o aluno se cadastrasse no site horadoenem.mec.gov.br.

Outra novidade foi o lançamento dos relatórios gerenciais, que podem ser acessados por gestores escolares e secretarias de educação através do link a seguir: Descubra o resultado da sua escola nos simulados. As informações liberadas têm como objetivo que educadores compreendam melhor o nível de proficiência e o perfil de seus alunos, além de acompanhar quantos estudantes da sua escola estão de fato realizando os simulados online de preparação. Dentre os dados, constam a média geral e em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem, a comparação com a média nacional, estadual e o número de alunos alunos que realizaram a prova.

Próximo simulado do Enem e o Exame Oficial

No dia 3 de setembro, ocorrerá a próxima edição do simulado da Hora do Enem. O seguinte será em 8 e 9 de outubro. Já o Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

Não perca: 5 estratégias para engajar seus alunos no Hora do Enem 

2 Comments