Notícias

2º simulado do Enem: quais estados tiveram melhor desempenho

Com o 2º simulado do Enem, promovido pelo portal de estudos Hora do Enem em parceria com o Geekie Games, atingimos a marca de mais de 1 milhão de provas realizadas! Abaixo, você confere mais sobre o exame online, oferecido gratuitamente a todos os estudantes do Brasil.

Entre os dias 25 de junho e 3 de julho, mais de 360 mil estudantes realizaram o 2º simulado do Enem através da plataforma Hora do Enem, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A prova ficou disponível online e gratuitamente no Geekie Games, escolhida pelo MEC como plataforma de estudos oficial para o Exame Nacional do Ensino Médio, e contou com 80 questões inéditas e históricas. Quando o simulado foi encerrado, às 20h de domingo, o Hora do Enem já havia atingido a marca de mais de 1 milhão de provas realizadas desde o início do projeto.

Entenda: Como são elaboradas as questões do Enem

Simulado do Enem: diferenças entre a primeira e segunda prova

O primeiro simulado surpreendeu o Ministério da Educação quanto ao número de acessos, levando à extensão do prazo de realização. Por ser uma iniciativa inovadora no Brasil, o evento recebeu grande atenção da mídia e, consequentemente, dos estudantes: foram mais de 710 mil provas realizadas em apenas um final de semana – incluindo jovens de 99,91% dos municípios brasileiros!

Por esse motivo, o prazo para a entrega do segundo simulado foi estendido, o que também garantiu uma experiência de prova mais estável. Por ser um dos exames intermediários, a equipe do Geekie Games antecipou ainda um menor número de acessos: “Temos reforçado que os simulados intermediários fazem parte de uma rotina de estudos e são imprescindíveis para os estudantes que de fato querem acompanhar sua evolução, mas entendemos que esta queda é uma curva natural em um contexto onde estão sendo oferecidas quatro oportunidades de autoavaliação ao longo do ano. Temos a expectativa que ainda mais estudantes aproveitem a oportunidade de agosto”, comenta Danilo Bardusco, diretor executivo do Geekie Games, divisão da Geekie responsável pela parceria com o Hora do Enem.

Resultados do 2º simulado do Enem: melhores desempenhos

Dessa vez, química foi a matéria em que os jovens enfrentaram mais dificuldade: a média geral foi de 33,56% de acertos. Já sociologia e filosofia apresentaram os maiores índices de acerto, 65,75% e 47,06%, respectivamente.

Na comparação entre estados, Minas Gerais foi onde os candidatos conquistaram o melhor desempenho – média de 538 pontos, sendo que a nacional foi de 514,6. No estado, 4.038 alunos de 428 instituições de ensino fizeram o 2º simulado do Enem. Em segundo lugar ficaram os estudantes do Espírito Santo (531 pontos) e, em terceiro, os do Rio de Janeiro (527 pontos). Confira a matéria do G1 ou veja o infográfico abaixo para entender os principais resultados dessa prova:

2º simulado do Enem

Novidades no simulado do Enem: relatórios gerenciais

Nesse segundo simulado do Enem, estudantes da rede pública sem acesso à internet puderam realizar o exame em suas próprias escolas, durante a semana, entre os dias 27 de junho e 1º de julho – bastava que o aluno se cadastrasse no site horadoenem.mec.gov.br.

Outra novidade foi o lançamento dos relatórios gerenciais, que podem ser acessados por gestores escolares e secretarias de educação através do link a seguir: Descubra o resultado da sua escola nos simulados. As informações liberadas têm como objetivo que educadores compreendam melhor o nível de proficiência e o perfil de seus alunos, além de acompanhar quantos estudantes da sua escola estão de fato realizando os simulados online de preparação. Dentre os dados, constam a média geral e em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Enem, a comparação com a média nacional, estadual e o número de alunos alunos que realizaram a prova.

Próximo simulado do Enem e o Exame Oficial

No dia 3 de setembro, ocorrerá a próxima edição do simulado da Hora do Enem. O seguinte será em 8 e 9 de outubro. Já o Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

Não perca: 5 estratégias para engajar seus alunos no Hora do Enem 

2 Comments

  1. 9 de agosto de 2016 at 01:08 — Responder

    Have you worked for a magazine publisher before, Greg? You seem to have a firm grasp on all this stuff! Yo&u182#7;re also spot-on with the selling part. As if we don’t already have enough ads thrown in our faces on a daily basis.Best thing to do is seek advice when you require it. Other than that, let someone else be subjected to them, knowing that together, you’ll be the best parents ever.

    • 22 de março de 2017 at 03:21 — Responder

      More potiisve data on iPhone 5 supply. Last week I checked the AT&T online store and of 25 SF Bay Area stores only 2 had iPhone 5 in stock. Today 14 stores have stock.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *