Notícias

Como usar o Geekie Lab para o Reforço Escolar

Atividades de reforço escolar dão ao aluno a oportunidade de rever, aprofundar, praticar e fixar conteúdos. Veja como o Geekie Lab pode apoiar essa estratégia!

As atividades de reforço escolar são todas aquelas que proporcionam aos alunos a oportunidade de aprofundar, praticar, rever ou fixar os assuntos, conteúdos e habilidades trabalhadas em sala de aula. Portanto, elas acompanham o plano de aulas estabelecido pelo professor.

Apesar de seguir a mesma linha do planejamento central do professor, o reforço escolar é realizado em momentos alternativos à sala de aula, tais como no contraturno escolar, em casa, em horários dedicados a estudos individuais, grupos de estudos, ou monitoria.

Outra opção é que, com o Geekie Lab, o reforço escolar venha a ocupar momentos específicos durante a aula, nos quais o professor utiliza os recursos oferecidos pela plataforma para complementar ou exercitar algo que tenha sido apresentado.

Quais os benefícios do reforço escolar

Um olhar atento para o reforço escolar expande as possibilidades de aprendizagem dos alunos em momentos alternativos à sala de aula. Algumas abordagens são:

  • Aprofundar, rever, praticar e fixar os conteúdos estruturais trabalhados em sala de aula;
  • Identificar pontos de maior dificuldade do grupo e gerar ações de reforço para garantir que todos tenham um nível de compreensão adequado;
  • Criar dinâmicas de estudo que estimulem a autonomia dos alunos e sua capacidade de auto-organização;
  • Oferecer momentos alternativos de estudo e compreensão do que está em curso na sala de aula, valorizando diferentes estilos de aprendizagem;
  • Sinalizar a necessidade de aulas de reforço segmentadas por áreas  de conhecimento ou disciplina com base nas particularidades das turmas.

Case de sucesso: Plano de estudos personalizado transforma rotina dos alunos

O uso de Geekie Lab no reforço escolar

Mesclar o reforço escolar com a tecnologia da plataforma Geekie Lab não apenas facilita o engajamento – afinal, trata-se de uma linguagem atual e familiar aos jovens – como otimiza o trabalho do professor. Ele passa a conta com uma visão precisa da performance da turma e de cada estudante, o que orienta suas práticas pedagógica e torna o planejamento do reforço escolar mais direcionado. Além disso, a indicação de aulas, o agendamento de tarefas de casa e as correções automáticas economizam tempo e geram dados úteis para sua compreensão do aprendizado dos alunos. Quais estratégias utilizar?

  1. Grupos de estudos: grupos podem ser uma alternativa divertida e estimulante para que os alunos exercitem seus hábitos de estudo de forma autônoma, sem necessariamente terem que recorrer ao isolamento para isso. A dinâmica do trabalho em grupo e as atividades que os alunos realizarão podem tanto ser definidas por eles quanto contar com o auxílio de professores para a criação de desafios e direcionamentos. De uma forma ou de outra, o princípio básico é que o grupo sirva como uma forma de acompanhamento do que está acontecendo em sala de aula, dando oportunidade para que os alunos aprendam entre si, enquanto reforçam o que já foi trabalhado junto ao professor: eles podem, por exemplo, assistir a videoaulas no Geekie Lab para, em seguida, responder perguntas ou debater questões relacionadas ao tema. Ou ainda responder exercícios online em conjunto para, então, discutir quais os motivos de erro naquele grupo.
  2. Estudando no laboratório: a escola reserva horários específicos, tanto no contraturno quanto na grade de aulas regular, para que os alunos utilizem o Plano de Estudos da plataforma. Assim, o Geekie Lab assume o papel do tutor e indica quais aulas eles devem estudar com base em seus acertos e erros. Nesse caso, é importante que o aluno realize aulas de diversas disciplinas para que o Plano de Estudos possa realizar o reforço de forma global. O professor também pode criar roteiros de estudo específicos, indicando aulas e exercícios para direcionar o reforço escolar de seus alunos.
  3. Tarefa de casa: Os professores podem utilizar a Tarefa de Casa ao final do ciclo de aprendizagem de um determinado conteúdo para mapear o entendimento do grupo – e mesmo dos alunos, individualmente. Acessando os relatórios da Tarefa de Casa, ele observa quais questões tiveram maior índice de erro e quais as alternativas mais assinaladas. Com isso, vai compreender claramente o que precisa revisar no reforço escolar. Então, presencialmente, ele retoma a tarefa de casa para corrigir com a turma os exercícios que mais causaram confusão, tirar dúvidas e revisar o assunto. Clique aqui para conhecer a ferramenta Tarefa de Casa!

Leia mais: Ensino Híbrido: o que é e como colocá-lo em prática

Infográfico: Como funciona o Big Data na educação

Dinâmicas para enriquecer o reforço escolar

  • Sugerir que os alunos estudem pela plataforma online as aulas correspondentes ao tema visto em sala;
  • Organizar momentos de aprendizado colaborativo, em grupo ou pares com conhecimentos e habilidades complementares, de modo que um ajude o outro;
  • Fornecer outros recursos didáticos – revistas e jornais, sites, vídeos e mesmo especialistas dispostos a conversar com a turma – para que os alunos se aprofundem nos conteúdos necessários;
  • Planejar aulas especiais de reforço escolar com os temas nos quais os alunos apresentaram maior dificuldade.

Leia mais: Peer to peer: 5 passos para a aprendizagem por pares

Ebook gratuito: 9 estratégias pedagógicas com as plataformas Geekie

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *