Notícias

Tema da redação do Enem 2018 trouxe exatamente o mesmo texto-base trabalhado em atividade do Geekie One

Exercício faz parte dos conteúdos de Educação Digital, disciplina exclusiva do Geekie One, que discute nossa relação com o mundo digital. Confira:

.

A redação do Enem 2018 estimulou alunas e alunos a refletirem criticamente como o mundo digital influencia nosso comportamento. A Geekie compartilha dessa preocupação, tanto que uma proposta de redação disponível em nosso material já contava com o mesmo texto-base e abordagem do tema do exame nacional.

A atividade faz parte dos conteúdos de Educação Digital, disciplina exclusiva do Geekie One, que é pioneira em levar para as salas de aula brasileiras a discussão sobre nossa relação com o mundo digital. Afinal, convivemos tanto com internet, redes sociais, tecnologias e outras mídias, mas ainda refletimos pouco sobre isso de uma maneira crítica.

.

Redação ENEM 2018

Além do episódio de assertividade em relação ao texto base, elementos trabalhados pela proposta de redação do Enem 2018, como “bolha virtual”, “influência digital”, “consumo”, “filtros”, “personalização”, “inteligência artificial”, “big data” e “algoritmo de recomendação” são assuntos que fazem parte do conteúdo programático e foram trabalhados ao longo do ano em diversas aulas da disciplina de Educação Digital – desenhada para integrar a grade horária do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

.

Reação dos estudantes

Marcello Franceschi, professor de Educação Digital e redação do Colégio AZ Bilíngue de Bragança Paulista, relata que foi unânime o comentário dos alunos e alunas de que as aulas de Educação Digital ajudaram muito para o desenvolvimento da argumentação da redação. Ele conta que até mesmo estudantes da 2ª série do Ensino Médio tiveram facilidade em encontrar argumentos para a elaboração do texto, já que usaram expressivamente os conteúdos trabalhados nas aulas que tiveram ao longo do ano.

A percepção da relevância da disciplina pelos(as) próprios(as) alunos(as) foi tanta que muitos(as) chegaram a sugerir aulas de Educação Digital como proposta de intervenção* em suas redações. No Colégio e Curso Fator, de São João de Meriti no Rio de Janeiro, o professor George Rocha conta que um aluno escreveu no grupo do whatsapp da turma que sugeriu aulas de Educação Digital como proposta de intervenção e ganhou o coro dos colegas:


A equipe do Geekie One comemorou o fato de ter projetado uma atividade com o mesmo texto-base e abordagem da proposta do Enem, mas nossa maior satisfação é ver os(as) próprios(as) alunos(as) que conviveram com a disciplina ao longo de 2018 reconhecerem nela um caminho de solução para dilemas do nosso cotidiano. Essas ocorrências demonstram que estamos no caminho certo e nos motiva. Preparar alunas e alunos para argumentar com consistência sobre tais temas é um dos propósitos principais da disciplina que tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências, tais como, argumentação, pensamento crítico, autonomia, colaboração e empatia, observa Camila Karino, Diretora Pedagógica da Geekie.

.
*Proposta de intervenção está relacionada a competência 5 da Redação do Enem que avalia se o aluno elaborou em seu texto proposta de intervenção para o problema abordado, ou seja, se trouxe soluções para o tema em questão.
SHARE

Tema da redação do Enem 2018 trouxe exatamente o mesmo texto-base trabalhado em atividade do Geekie One