Colunas

5 recursos digitais poderosos para você integrar às suas aulas em 2018

Julci Rocha, consultora educacional, compartilha sugestões de 5 recursos digitais para você, professor(a), começar a utilizar em suas aulas em 2018!

O ano de 2017 passou rápido demais para muitos de nós. Talvez não tenha dado tempo de explorar novos recursos digitais ou de aprofundar o uso de alguns já conhecidos. Mas um novo ano está começando e você terá a oportunidade de dar novos passos nesse sentido.

Nesse post, selecionei os cinco recursos digitais que foram mais utilizados pela Tríade Educacional em nossas práticas de formação docente nesse ano e que, com certeza, vamos continuar utilizando em 2018.

O CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) lançou uma nota técnica muito interessante que tem como objetivo auxiliar os docentes na seleção e avaliação de conteúdos e recursos digitais. Para eles, é fundamental que, ao selecionar os recursos e conteúdos digitais, os professores deem preferência àqueles que:

  • tenham relevância para seus alunos;
  • estejam alinhados aos objetivos de aprendizagem previstos no currículo;
  • tenham consistência e fidedignidade;
  • utilizem tecnologias robustas;
  • sejam simples e intuitivos, para que seu aprendizado de uso não impacte o processo de aprendizado do conteúdo.

Consideramos esses itens muito relevantes na seleção de recursos digitais. Como também trabalhamos com a formação docente para a integração das tecnologias, acrescentamos a flexibilidade de uso como um critério. Por isso, esses recursos digitais podem ser utilizados por diferentes áreas do conhecimento, pois são ferramentas de produção digital, ou seja, você (ou o estudante) é quem criam os conteúdos a partir de suas funcionalidades.

1 – Plickers

Plickers

O Plickers é um recurso gratuito que possibilita ao professor realizar atividades avaliativas e obter os resultados em tempo real. Para isso, o professor cria as perguntas objetivas no site do Plickers, cadastra um cartão para cada estudante (podendo obter até 63 cartões), realiza a distribuição dos cartões em aula, lança a questão aos estudantes, “lê” as respostas dadas por cada um em seus cartões por meio do aplicativo do smartphone e obtém os resultados em tempo real na tela do seu celular. Esses dados também ficam registrados no site, em forma de relatório.

Gostamos muito desse recurso, pois ele é uma possibilidade de integração das tecnologias à sala de aula sem necessariamente o estudante ter o recurso digital em mãos, já que os cartões são físicos. Apenas o professor precisa estar com acesso à internet por meio do aplicativo do celular.

Para promover um uso ainda mais significativo desse recurso, integramos esse momento à prática de instrução por pares, de Eric Mazur. Para saber mais, acesse esse vídeo aqui do pesquisador contando mais sobre sua técnica de aprendizagem ativa.

2 – Sway

Sway

O Sway é um recurso digital da Microsoft que possibilita a criação de páginas web para elaboração de apresentações, trilhas de aprendizagem, portfólios ou qualquer outra produção digital.

Para criar um Sway, é necessário ter uma conta Microsoft, seja do Office 365, Outlook, Hotmail ou Live. As contas Outlook ou Hotmail são oferecidas gratuitamente. Para acessar o conteúdo produzido, não é necessário ter uma conta. Ele será acessado como um site, por meio de um hiperlink, e aberto no navegador padrão do computador, celular ou tablet.

A vantagem do Sway para a produção do conteúdo digital é a facilidade de elaboração e compartilhamento, além de um design diferenciado, com efeitos poderosos para dar destaques às imagens. Outra grande vantagem é o controle que você continua tendo sobre o conteúdo, mesmo depois de compartilhado. Se você envia um PowerPoint anexo em um e-mail, por mais que você envie novas versões, atualizadas e revisadas, ainda sim nunca terá certeza de que seu público-alvo está acessando a versão correta. No Sway, se você altera o conteúdo a qualquer momento, essa mudança fica disponível imediatamente, bastando acessar o link novamente para ver o conteúdo atualizado.

Atualmente, a Tríade Educacional tem elaborado suas trilhas de aprendizagem por meio desse recurso, excluindo a necessidade de um ambiente virtual de aprendizagem para a distribuição de conteúdo.

3 – Mentimeter

Mentimenter

O Mentimeter é um recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas. O grande benefício do Mentimenter é criar interações para grandes grupos e tornar isso visível para todos.

Para criar uma enquete no Mentimenter, basta criar uma conta na plataforma, elaborar suas questões (para a conta gratuita, há restrições de quantidade de perguntas por evento), solicitar o acesso dos participantes no site www.menti.com e colocar o código de acesso às perguntas. Se você estiver com a página do Mentimeter aberta em algum projetor, o resultado fica visível para todos em tempo real.

O processo para criação de nuvem de palavras ou banco de questões é o mesmo.

Utilizamos esse recurso para avaliações de reação em nossas formações e também para tira-dúvidas em evento com uma grande quantidade de pessoas.

4 – Padlet

Padlet

O Padlet é um recurso digital gratuito utilizado para elaboração de murais e painéis virtuais. Sua lógica lembra a de um mural de post its, com caixinhas que se moldam ao conteúdo postado. Para criar um mural, é necessário se cadastrar utilizando uma conta de e-mail ou de uma rede social. Para colaborar com o mural, não é necessário ter uma conta, o que facilita muito o processo de produção com alunos menores de 13 anos.

Nesse mural é possível postar qualquer conteúdo digital, inclusive mídias como fotos e vídeos. Excelente para qualquer tipo de sistematização ou organização de conteúdo colaborativo. Também disponível como aplicativo para celular e tablet.

5 – GoConqr – Mapas Mentais

GoConqr

A GoConqr é uma plataforma de recursos educacionais que visa auxiliar o professor na elaboração e compartilhamento de conteúdo, bem como no estudo por meio de recursos de aprendizagem, como notas, mapas mentais, quizzes, flashcards etc.

A criação de uma conta na ferramenta é gratuita. No entanto, a produção de alguns recursos com a conta gratuita não permite mantê-los privados, apenas na condição de conteúdo aberto. É o caso do Mapa Mental.

Você pode fazer download do seu mapa mental no formato imagem e inserir em outros recursos ou compartilhar o link direto da página do GoConqr.

O design do Mapa Mental é muito elogiado pelos estudantes, além de ser muito simples de manusear.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e não deixem de contar para nós se estão utilizando alguns desses recursos e de compartilhar suas impressões.

Até o próximo ano, com muito mais novidades e reflexões sobre metodologias ativas, recursos digitais, tecnologias, educação e inovação!

Leia mais:

* Julci Rocha Mestre em Educação: Currículo, especialista em gestão educacional, design educacional e educação inovadora. Licenciada em Letras pela USP. Pesquisadora da área de inovações em educação envolvendo tecnologias digitais, metodologias ativas e currículo. Mediadora de processos colaborativos, como o design thinking, tem experiência em elaboração, coordenação e desenvolvimento de programas inovadores em redes públicas e privadas, atuando na área há mais de 10 anos, com vivência em instituições importantes como o Instituto Paulo Freire, Fundação Lemann e Microsoft. Hoje é parceira educacional da Microsoft pela Redesenho e CoFundadora da Tríade Educacional. Contato: julci@triade.me