Infográficos

Realidade virtual e seu poder na Educação | Infográfico

Entenda o que é Realidade Virtual e de que forma essa tecnologia pode mudar a forma como ensinamos e aprendemos! Veja o infográfico completo:

A realidade virtual é a grande aposta no mundo dos games e do entretenimento. Ela consiste em tecnologia avançada, capaz de “enganar” os sentidos do usuário – fazendo, por exemplo, com que ele experimente outros cenários, sons ou acontecimentos.

No campo da educação, a realidade virtual pode aproximar alunos de momentos históricos, diferentes culturas, museus ao redor do mundo – já é possível, por exemplo, visitar o Louvre sem sair do lugar. Ao estudar anatomia, os estudantes poderiam ver e até mesmo manusear órgãos internos do corpo humano, o que já acontece em centros de pesquisa médica avançados! A realidade virtual, portanto, oferece uma alternativa mais realista aos livros e vídeos, já que coloca o estudante como protagonista, vivenciando o objeto de estudo.

Realidade virtual a preços acessíveis

Óculos de realidade virtual acessíveis, como o Google Cardboard, apresentam um caminho para levar essa tecnologia de ponta para dentro da escola. Trata-se de um kit de papelão que pode ser montado facilmente e funciona conectado a um smartphone. É possível adquiri-lo online – o preço gira em torno de $10 (dez dólares) – ou montar sua própria versão seguindo um tutorial e comprando apenas as lentes. Os óculos são acoplados ao celular, em que o aplicativo deve estar instalado.

Com a realidade virtual, os alunos experimentam uma visão 360º de qualquer lugar na Terra, visitam galerias e palácios ou podem observar “de perto” artefatos históricos – tudo como se realmente estivessem lá! Além disso, o Google Cardboard aproxima ao máximo a experiência da realidade: o professor consegue, inclusive, chamar a atenção dos estudantes para certos assuntos usando setas que vão orientá-lo.

Leia mais: As ferramentas gratuitas do Google mais usadas na escola

Infográfico: a Realidade Virtual na Educação

Realidade virtual na educação

Realidade virtual ou realidade aumentada?

Outro conceito próximo, mas não sinônimo, da educação no século 21 é a realidade aumentada, que insere elementos virtuais em um cenário real. O melhor exemplo disso é o jogo Pokémon Go, que virou febre entre os jovens em 2016 – nele, os bichinhos aparecem no local em que está o jogador, seja sua casa, rua ou trabalho, e devem ser capturados.

Leia mais: Pokémon Go e Educação: Capture a atenção dos seus alunos

Gostou desse conteúdo? Também vão te interessar:

3 Comments

  1. 11 de outubro de 2016 at 19:29 — Responder

    Poderia ter oficinas para ter na pratica tais vivencias e discutir a viabilidade da mesma.

  2. 6 de novembro de 2017 at 17:50 — Responder

    This really answered my problem, thank you!

  3. 10 de novembro de 2017 at 10:00 — Responder

    very nice post, i certainly love this website, keep on it

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *