Cases

Personalização do ensino: case de sucesso em escolas de São Paulo

Com uso das plataformas Geekie de personalização do ensino e avaliação externa, alunos do grupo Weducation melhoram o desempenho em sala de aula.

Ao investir na personalização do ensino, os alunos do Weducation alcançaram melhor desempenho em sala de aula. Houve um aumento de 16,5% em Linguagem e Códigos, 15,7% em Ciências Humanas, 15,4% em Ciências da Natureza e 13,3% em Matemática, analisando o período do primeiro ao terceiro trimestre de 2015.

O projeto, em parceria com a Geekie – pioneira na oferta de aprendizado personalizado no Brasil e a única plataforma adaptativa credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) – tem como principal objetivo aperfeiçoar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, desenvolver a autonomia nos estudantes, otimizar o tempo do professor e, consequentemente, agilizar os processos administrativos.

“Com o uso da plataforma Geekie, temos ao alcance estatísticas precisas de aprendizado que nos possibilitam mensurar resultados. A partir desses dados cruzados, planejamos, com os professores, ações para melhoria de cada escola, turma e aluno”, explica Sueli Cain, diretora acadêmica do Weducation, que integra as seguintes escolas: Colégio Mater Dei (São Paulo e São José dos Campos), Colégio Internacional EMECE (Pompeia), Colégio Internacional Ítalo Brasileiro (Moema) e o Colégio Internacional Vocacional Radial Jabaquara e Santo Amaro.

Personalização do ensino

A partir da análise do desempenho dos alunos, o Colégio Radial Jabaquara detectou a necessidade de se trabalhar mais a Língua Portuguesa com seus alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi introduzida, então, uma aula adicional de Redação na grade curricular. Com a personalização do ensino, a turma alcançou um aumento de 16% na média, de um trimestre para outro, segundo o relatório da Redação Nota Mil da Geekie.

Ainda no Radial Jabaquara, os exercícios e vídeo aulas da Geekie Lab, plataforma de aprendizagem adaptativa, colaboraram para o trabalho de monitoria, que auxilia alunos com dificuldades em determinados conteúdos. Com a ferramenta, é possível escolher  as matérias adequadas para cada estudante sem precisar revisar os assuntos que ele já domina.

Baixe o ebook: 9 estratégias pedagógicas possíveis com a Geekie

No Colégio EMECE, na Pompeia, a Tarefa de Casa da Geekie incentivou alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio a entregarem as atividades pontualmente, respeitando os prazos determinados pelos professores. “O método alcançou o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, com estudantes em classe questionando os conteúdos”, conta a diretora acadêmica.

Esse engajamento também existe no Colégio Mater Dei, nos Jardins, com professores e alunos explorando o Geekie Lab. “Destaque para a autonomia dos estudantes, que possuem a liberdade para revisar o conteúdo que quiserem e precisarem, no momento em que preferirem, em casa ou em qualquer outro lugar além da sala de aula”, ressalta Sueli.

Com este comportamento, o aluno Otavio Couznn, 18 anos, conseguiu gabaritar a prova de Biologia, disciplina na qual não tinha conseguido alcançar a média. “A mobilidade da ferramenta online permite somar aos conteúdos da Geekie outros disponíveis na web, o que enriquece o estudo”, explica o estudante.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Ítalo, em Moema, também conseguiram subir a nota com o uso do Geekie Lab. A turma aumentou a média de Biologia em 1 ponto entre o 1º e 3º trimestre.

Otimização dos processos administrativos

Os dados fornecidos pelos relatórios da Geekie ajudam a ter uma visão de todo o processo pedagógico e, por consequência, agiliza os administrativos. “Tudo foi otimizado. O tempo que era gasto com elaboração dos relatórios hoje é utilizado para traçar planos para a evolução dos alunos, das turmas, das escolas e propor metas mais adequadas”, conclui Sueli Cain.  

1 Comment

  1. 9 de agosto de 2016 at 00:50 — Responder

    Recently, I actually di&18#d2n7;t supply a lot of concern in order to leaving comments at your location webpage content articles and also have placed responses perhaps a lesser amount of. Looking through by using your nice writing, can assist everyone for this at times.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *