Notícias

Participe do debate online: Como usar o Geekie Lab no preparo para o vestibular

O Geekie Lab é uma plataforma de aprendizado personalizado que pode ser utilizada de diversas formas com alunos do Ensino Médio. Uma dessas possibilidades de uso, que também pode ser aproveitada por cursinhos, envolve a preparação para o Enem e outros vestibulares.

Um exemplo é o do Cursinho Noctuam, em São Paulo. Ali, os alunos têm aulas presenciais três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas –, enquanto os dois dias restantes são reservados para atividades a serem desenvolvidas online usando o Geekie Lab. “Essa rotina é favorável para a realidade dos nossos alunos: a maioria deles tem 17 ou 18 anos e, além do Ensino Médio regular, ainda trabalham. Queremos evitar que o processo de aprendizagem se torne exaustivo e por isso preferimos focar na qualidade do conteúdo em vez da quantidade”, explica Julio Carvalho de Paiva, responsável pela Gestão e Desenvolvimento de Projetos de Ensino do Noctuam.

Para aprofundar este tema, a Geekie vai promover um debate online com os professores do cursinho para falar sobre o uso da plataforma na preparação para o vestibular. O bate-papo acontecerá na próxima quinta-feira, 17 de março, às 15h. Você poderá participar enviando dúvidas e comentários ao vivo. Assista ao bate-papo clicando aqui. 

As atividades com o Geekie Lab no Noctuam geralmente envolvem conteúdos indicados pelos professores como temas-chave que precisam ser aprofundados. Na sala de aula, foca-se na aplicação do conhecimento por meio de exercícios.  “Mas depende do tema. Alguns professores também podem exibir em sala alguns vídeos da plataforma. Temos uma apostila física como base, mas esse conteúdo é casado com o Geekie Lab”, completa Julio.

Mas engana-se quem pensa que o cursinho optou pela plataforma somente para fins conteudistas. “Nosso foco principal é o desenvolvimento da maturidade acadêmica, o que envolve tomar a iniciativa para aprender o conteúdo sem precisar receber tudo de um professor. Então saber quais são seus pontos fortes e fracos já vai ajudar a dar um direcionamento maior”.