Notícias

Novidade no Geekie Teste analisa nível de desempenho de cada aluno

Temos novidades no Geekie Teste, solução de avaliações externas da Geekie! Atendendo a pedidos de educadores, novas funcionalidades foram criadas para facilitar a interpretação dos resultados dos alunos. No Geekie Teste, estudantes realizam provas no mesmo formato do ENEM ou Saeb, oferecendo a coordenadores e professores dados sobre as competências da escola, de turmas ou estudantes específicos. Essas informações dão suporte à equipe para que ela planeje intervenções pedagógicas de acordo com as necessidades dos alunos e aumente suas chances de aprovação nos exames nacionais.

Mas, tudo isso, você já sabia. A novidade é que, agora, além da tabela com resultados, o Geekie Teste oferece uma análise mais aprofundada com base nos dados dos alunos!

Isso significa que, mais do que ver notas e porcentagens, os educadores agora acessam uma descrição sobre o que cada nível de desempenho representa: quais competências o aluno demonstrou no nível 1, quais precisam ser trabalhadas para que ele atinja o nível 2? De acordo com a régua do ENEM, que serve como base para as provas elaboradas pelo Geekie Teste, ao fim do Ensino Médio os estudantes devem estar no mínimo no nível 2 (em torno de 450 pontos). Um estudante que quer passar em medicina precisa chegar ao nível 4.

Além de indicar os resultados da turma, abaixo, há a descrição do que a classificação naquele nível significa, orientando o educador para ter intervenções mais eficazes.
Além de indicar os resultados da turma, abaixo, há a descrição do que a classificação naquele nível significa, orientando o educador para ter intervenções mais eficazes.

É importante lembrar que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio têm, por definição, o propósito de avaliar habilidades, não conteúdos. No total, podem ser avaliadas até 30 habilidades em cada uma das 4 áreas do ENEM. Sendo assim, um aluno do primeiro ano pode, por exemplo, resolver uma questão que fale sobre termodinâmica sem necessariamente ter estudado esse tópico em sala de aula; mas com base em competências já adquiridas, como interpretação de texto, relação entre os dados e construção de um raciocínio lógico. Seguindo essa mesma lógica, os níveis na plataforma incluem as habilidades que o aluno desenvolveu ou precisa desenvolver para passar no teste, não uma lista de conteúdos.

Para uma visão ainda mais clara sobre as lacunas no aprendizado de cada aluno, o educador pode acessar as questões separadamente, conferindo as taxas de acerto e quais as alternativas mais assinaladas por sua turma. Essas mesmas informações também estão disponíveis no âmbito individual, permitindo avaliar a prova de cada aluno.

Com essas informações, o Geekie Teste se torna mais acessível para a escola, especialmente se considerarmos o tempo reduzido que coordenadores e professores teriam para fazer a análise por conta própria em meio a uma rotina agitada. Outra vantagem é direcionar as intervenções do professor, que agora sabe com precisão quais as necessidades mais urgentes quanto ao aprendizado da turma.

Esses resultados internos estão atrelados ao cenário nacional – outra novidade do Geekie Teste é a possibilidade de comparar sua escola em um ranking de instituições de ensino.

Os rankings do Geekie Teste estão muito mais completos. Agora, o coordenador pode comparar seus resultados com a média de todas as escolas do país nos últimos resultados públicos divulgados do ENEM; também pode adicionar filtros para visualizar os resultados específicos em cada área de conhecimento e qual a média apenas entre escolas particulares.

Além disso, a plataforma exibe as notas máximas e mínimas da prova, isto é, a nota que um aluno tiraria caso acertasse ou errasse todas as questões, assim como a nota da escola em comparação àquelas que realizaram a avaliação externa da Geekie no mesmo ano.

Além de receber os resultados internos da escola, é possível comparar o desempenho com a média nacional e a rede particular.
Além de receber os resultados internos da escola, é possível comparar o desempenho com a média nacional e a rede particular.

Como trabalha com as provas dos anos anteriores – incluindo todos os itens desde o ENEM 2009 – o Geekie Teste consegue prever com bastante precisão os resultados da escola e dos alunos. A Geekie analisa todos as questões do exame, seu nível de dificuldade, habilidades exigidas e gabarito para elaborar testes que se adequem ao parâmetros nacionais. A tendência é que nossas avaliações externas fiquem ainda mais certeiras conforme o banco de dados cresce, ano após ano. Ou seja, cada vez mais, será possível que a escola tome suas decisões pedagógicas unindo, por um lado, uma visão macro da educação no país e, por outro, informações detalhadas sobre seus estudantes!

SHARE

Novidade no Geekie Teste analisa nível de desempenho de cada aluno