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Marketing digital: você sabe usá-lo a favor da sua escola?

O que é Marketing Digital? Sua escola precisa dele? A resposta é sim! Conheça os principais termos do Marketing Digital nesse pequeno glossário organizado pela Resultados Digitais em parceria com a Geekie – e descubra como colocá-los em prática para captar alunos:

Se sua escola já começou a trabalhar com Marketing Digital, ou se você ouviu sobre esse assunto recentemente, então deve ter se deparado com alguns termos e siglas que não fazem parte do seu cotidiano, não é mesmo?

De maneira geral, o Marketing Digital é o uso dos canais no meio online (redes sociais, email, blog) para a atração e captação de clientes para seu negócio. Em escolas, isso pode ser interpretado como o uso do meio digital para atrair mais alunos para sua instituição de ensino.

O Marketing Digital está muito atrelado ao Marketing de Conteúdo e ao Inbound Marketing, uma metodologia que organiza ações de marketing no meio online para trazer mais resultados à sua instituição.

Para facilitar seu entendimento sobre alguns dos termos mais usados quando o assunto é Marketing Digital na educação, segue uma breve explicação de cada um deles.

Pequeno glossário de marketing digital para escolas:

Automação de Marketing 

Acontece quando ferramentas e mecanismos permitem a execução de ações de Marketing Digital de maneira automatizada, para facilitar um trabalho que seria mais demorado manualmente – e, com isso, acelerar os resultados. Um exemplo de automação é o disparo de email condicionado a uma ação. Por exemplo, o candidato a uma bolsa de estudos em sua escola solicita o dia da prova pelo site e recebe um email (que já estava preparado e agendado previamente) com todas as informações automaticamente.

Blog 

O blog é uma página web que deve ser atualizada com frequência pelas publicações, chamadas de posts. O termo blog veio da união das palavras em inglês “web” e “log”; por isso, em tradução livre, significa “diário online”. Para as escolas, os blogs têm grande importância e podem ser um espaço de extensão da aprendizagem. Também são extremamente úteis em estratégias de Marketing Digital, compondo um espaço para a instituição postar conteúdo de interesse do seu público, para atrair visitantes e tornar-se referência.

Conversão 

É quando alguém realiza o preenchimento de um formulário, deixando alguns dados de contato ou informações pessoais que sejam interessantes para a instituição. Por exemplo: sua escola oferece um ebook sobre educação inovadora e, para fazer o download, o interessado precisa preencher um cadastro. Assim, a instituição passa a ter um relacionamento com esse possível cliente.

CAC 

Essa sigla significa Custo de Aquisição do Cliente e é uma métrica que ajuda sua instituição a entender quanto gasta para conseguir um novo aluno. Assim, ela pode direcionar os investimentos e as ações de marketing.

Domínio 

É o principal endereço do site. Por exemplo: www.suaescola.com.br

Ebook 

O eBook é um livro eletrônico, que, no contexto do Marketing Digital, serve como um material educativo para o público da sua instituição. Ebooks são maiores que posts em blogs e aprofundam mais os temas abordados, mas não necessariamente têm as mesmas exigências editoriais de um livro ou artigo acadêmico. Podem conter, por exemplo, histórias de sucesso de alunos e ex-alunos, ou práticas inovadoras na sala de aula.

Formulários de conversão 

São os campos que o visitante preenche em troca de uma oferta de sua escola, como um cadastro para receber uma newsletter ou entrar em contato com a secretaria, por exemplo.

Hiperlink 

O hiperlink é um conteúdo clicável (normalmente, no texto, são trechos sublinhados em azul) que direciona para outra página, site ou parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.

Landing Page 

Esse termo significa “página de aterrissagem” e, no Marketing Digital, costuma ser utilizada para gerar uma conversão. As landing pages são as páginas que contém formulários, que serão preenchidos para gerar a conversão.

Lead

É a pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão disponibilizado em uma Landing Page por demostrar interesse em sua instituição. É com esse Lead que você irá estabelecer um relacionamento com o intuito de que ele traga uma matrícula para sua escola.

Pageviews 

São as visualizações das páginas de um site. As pageviews são diferentes das visitas porque, em uma visita, você pode ter mais de uma pageview numa mesma página, dependendo de quantas vezes o usuário entrou nessa página enquanto navegava.

Palavra-chave 

É a palavra ou palavras que resumem o tema principal de um texto, frase ou parágrafo, por exemplo. É na palavra-chave que se baseiam os esforços de otimização de uma página por meio de SEO (que você verá abaixo). Para se escolher as melhores palavras-chave, é preciso pensar em quais termos seu público está buscando.

SEO 

É a sigla para Search Engine Optimization (otimização para buscadores). O SEO é um conjunto de técnicas, estudos e métodos para melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca, como o Google.

SERP

Essa sigla vem do inglês: Search Engine Results Page. É a página de resultados de uma ferramenta de busca.

Visita

É um acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, pois, se ele fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, serão contabilizadas duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante 

É a pessoa que entra no seu site e faz ações, como ler um texto, durante uma sessão.

Webinar 

O webinar é um seminário ou palestra disponibilizado em formato de vídeo. Ele pode ser uma aula, um debate ou um bate-papo exibido ao vivo ou gravado.

* Por Michelly Fogaça, Resultados Digitais. Michelly é formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Bauru, trabalha com o mercado educacional desde 2012 e, hoje, atua como especialista em conteúdos para Educação na Resultados Digitais.

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