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Marketing digital para sua escola: como conquistar mais famílias em 2017

Michelly Fogaça, da Resultados Digitais, fala sobre como atrair leads – novos contatos que preencheram um cadastro ou formulário online – para sua Instituição de Ensino. Você encontra um conteúdo completo sobre Marketing Digital para escolas neste ebook gratuito.

Se você é novo no Marketing Digital e no Inbound Marketing, mas já começou a entender os benefícios que aderir às estratégias online pode trazer para sua escola, então provavelmente tem pensado em como conseguir os primeiros leads de sua instituição, não é mesmo?

Para refrescar um pouquinho a memória, neste post destacamos alguns dos termos mais usados em Marketing Digital, como “lead”: aquela pessoa que deixou os dados dela em um formulário de conversão de uma Landing Page, demonstrando interesse por alguma oferta da sua instituição: um ebook, um vídeo, um template, um curso.

Os leads são as pessoas com quem sua escola irá se relacionar ao longo da jornada de compra; na Educação Básica, seriam pais e familiares, responsáveis pela matrícula do estudante. Podemos resumir essa jornada como as etapas que um potencial cliente percorre até a decisão de optar pelo seu serviço. 

Mas como conseguir leads sem contar apenas com as indicações boca-a-boca de outros pais e alunos? Os 4 passos abaixo podem ajudar a estruturar sua estratégia de Marketing Digital. Vamos a eles:

Passo 1: Planejamento, objetivo e organização

A geração de leads é um investimento de médio e longo prazo, assim, é preciso ter em mente que iniciar estratégias com esse objetivo na véspera do período de matrículas não trará os mesmos resultados que podem ser obtidos com um trabalho estruturado e constante.

Portanto, alinhe as expectativas: por que você quer gerar leads para sua escola? Para trazer mais alunos para o Ensino Fundamental, disseminar a metodologia pedagógica adotada na instituição ou ganhar mais destaque no mercado educacional? O essencial é ter clareza quanto ao objetivo desse trabalho para executá-lo da melhor maneira.

Outro ponto importante nos primeiros passos da geração de leads é saber qual leads sua escola deseja. Ou seja, com qual perfil de alunos e famílias você pretende se comunicar? É preciso ter definido quem são os alunos que você pode e deseja atender e qual o perfil dos responsáveis por ele, que têm a palavra final na escolha por uma ou outra escola.

Uma forma recomendada para definir o perfil ideal do seu público é desenhando a persona de sua instituição, um personagem ideal com as características do seu público-alvo. Neste post você encontra diferentes exemplos de personas do mercado educacional e nesta ferramenta gratuita pode fazer o desenho inicial da persona de sua escola. Vale lembrar que, quanto mais próximo de sua persona for o lead gerado, mais chances você terá de fechar uma matrícula com ele.

Entretanto, aí, entramos em outro ponto muito importante: como atrair o interesse da sua persona para conseguir uma boa geração de leads? Para isso, é preciso entender quais necessidades dela seu colégio pode suprir; em seguida, é hora de encontrar os melhores canais e linguagens para mostrar a ela as soluções que você tem a oferecer. Veja mais nos próximos passos.

Passo 2: Ganhar o interesse da persona da instituição

Para atrair sua persona e gerar leads para sua escola, é preciso oferecer algo em troca da conversão. Existem várias opções de oferta no Marketing Digital, por isso, escolha as que melhor se enquadram à disponibilidade da instituição e ao interesse do seu público:

  • Conteúdo: Esses materiais podem ser ebooks, webinars, guias de estudos, testes, etc. Neles, é importante que a escola aborde um assunto de interesse da persona, que seja ligado à instituição, mas não exclusivo a ela. Por exemplo, um guia dos cuidados para a adaptação de crianças que mudaram de escola. A vantagem das escolas ao optar por essa oferta é que já existe muito conteúdo pronto, que só precisa ser adaptado para esse objetivo de marketing. Confira dicas de como fazer isso no post 3 passos para transformar seu conteúdo educacional em conteúdo de marketing.
  • Promoção: Oportunidades de bolsas de estudos, desconto na matrícula ou uma palestra gratuita para pais e alunos são exemplos de promoções que podem gerar leads para sua escola.
  • Opções de contato: São aqueles links que você pode colocar no site do colégio para o agendamento de uma visita, por exemplo. Com eles, você tem acesso a informações do lead, como nome e telefone, e agenda a visita. Esse tipo de conversão costuma trazer menos leads, porém mais interessados em já fechar uma matrícula com a sua escola.

Passo 3: Criar Landing Pages para conversão

Assim que sua instituição escolher a oferta que dará em troca das informações dos leads, o passo seguinte é a criação de uma página de conversão, a landing page. Boas práticas de Marketing Digital mostram que essa página deve ter como único propósito a conversão – ou seja, deve ter o menor atrito possível, sem conteúdo desnecessário, excesso de informação que distraia o lead ou links que direcionem a outras páginas: você quer que ele preencha o formulário e entre em contato com você; portanto, deixe esse caminho bem definido. Alguns pontos para você pensar na hora de criar uma landing page são:

  • Mecanismos de busca (SEO): Pensar em formas de tornar a sua página mais propensa a ser encontrada por quem busca pelo assunto em ferramentas como o Google. As palavras-chave são um aspecto de destaque aqui.
  • Otimização para conversão: Lembrar-se da importância do texto que explica o que você está ofertando, das imagens ou vídeos que vai colocar nessa página, enfim, todos os detalhes que levem o lead a se interessar e deixar seus dados no formulário.

Passo 4: Promover as Landing Pages

A sua escola decidiu a oferta e criou uma landing page, ambos com potencial para despertar o interesse de um lead com base no Marketing Digital! Mas, para de fato conseguir esse lead, é preciso entregar a oferta para ele. Algumas opções de canais para usar na sua escola são:

  • Email: Se você tem uma lista dos emails de pais que já se interessaram pela sua instituição antes, mas não matricularam seus filhos, pode aproveitar o momento para tentar resgatar esse interesse.
  • Mídias sociais: É nas redes sociais que a maioria das pessoas interagem hoje, então, use-as para indicar, tanto em sua rede pessoal como na página da instituição, a oferta e a landing page. Faça posts que possam chamar a atenção da sua persona que já segue a instituição e que incentivem o compartilhamento para as que ainda não conhecem seu colégio.
  • Co-marketing/parcerias: Uma maneira de gerar mais leads pode ser apostar em estratégias de co-marketing, que são as parcerias para a produção e entrega de uma oferta. Nessas parcerias, você pode se unir a uma empresa complementar ao seu colégio, que tenha a mesma persona, para compartilhar as estratégias de divulgação e os leads gerados. Alguns exemplos interessantes de parceria para um colégio podem ser escolas de idiomas ou de esportes.

Agora que você já sabe como começar a gerar os leads para sua instituição de ensino, coloque a mão na massa e traga bons resultados já nos próximos meses através do Marketing Digital!

* Por Michelly Fogaça, Resultados Digitais. Michelly é formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Bauru, trabalha com o mercado educacional desde 2012 e, hoje, atua como especialista em conteúdos para Educação na Resultados Digitais.

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