Notícias

Inscrições abertas: como ensinar nativos digitais?

Assista ao bate-papo online: Como ensinar nativos digitais?

A expressão “nativos digitais” refere-se a crianças e jovens que já nasceram em contato com a tecnologia digital, a partir da década de 1980. Eles seriam, portanto, fluentes – como em um idioma – enquanto seus professores, mais velhos e menos familiarizados com a tecnologia, serão sempre “migrantes digitais”. Isso significa que, ainda que gerações mais velhas possam aprender a usar seus tablets, smartphones ou óculos de realidade virtual, essas ferramentas nunca serão de domínio natural; eles são estrangeiros no mundo virtual.

Como ensinar nativos digitais?

Como pode um estrangeiro ensinar um nativo? É com esse cenário que nos deparamos nas escolas atuais, em que alunos e professores usam e entendem “linguagens” diferentes. Enquanto o professor escreve na lousa, o aluno quer tirar fotos com seu celular. Enquanto a escola oferece livros didáticos, a turma encontra respostas rápidas na Wikipédia. E as dúvidas se acumulam: será melhor permitir o uso de tecnologia digital? Quando ela é benéfica ao processo de ensino-aprendizagem? Como despertar o interesse desses alunos no mundo offline? Como se comunicar com ele de forma mais eficiente?

A neurociência oferece alguns caminhos para educadores que buscam entender esse novo perfil de aluno que surge no século 21. Afinal, não mudaram somente as ferramentas – a ciência afirma que a própria maneira de pensar, aprender e se comportar das novas gerações já não é a mesma de décadas atrás. Para discutir como a escola pode se adaptar a esses jovens cercados por tecnologia, a neurocientista Kátia Chedid participa de um bate-papo online gratuito: Como ensinar nativos digitais?

O bate-papo acontece na próxima quinta-feira (09 de junho), às 15h e tem duração de uma hora. Os participantes podem mandar perguntas para a neurocientista e interagir em tempo real. Não pode comparecer nesse horário, mas tem interesse no tema? Realize a inscrição mesmo assim: todos os inscritos receberão o link do bate-papo por email!

Assista ao bate-papo online: Como ensinar nativos digitais?

15 Comments

SHARE

Inscrições abertas: como ensinar nativos digitais?