Notícias

InfoGeekie: a cara de quem fala sobre educação inovadora

Esse é o 300º post no InfoGeekie. O portal de notícias da Geekie foi criado em fevereiro de 2015 com a missão de levar conteúdos sobre educação inovadora para mais perto de diretores, gestores, professores – e, é claro, apaixonados por educação, como nós. Desde lá, várias mãos contribuíram para transformar o site no que é hoje, incluindo nomes de peso em diversas áreas de atuação. Para celebrar esse marco, resolvemos apresentar a vocês as caras por trás do InfoGeekie. Confira:

NOSSA EQUIPE NO INFOGEEKIE

Aqui estão os profissionais responsáveis pela criação e manutenção do InfoGeekie. São os geeks, apaixonados por educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo social (ou tudo isso junto). Ainda que alguns nomes desta lista tenham continuado suas jornadas e encontrado novos desafios, todos deixaram sua marca e merecem a gratidão do nosso time:

Produtora de conteúdo do InfoGeekie
Marcela, atualmente produtora de conteúdo do portal InfoGeekie, em reunião de professores na Indonésia, em 2014.

Marcela Lorenzoni

Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná há 4 anos e professora de inglês há 6. Em 2014, acabou dando aulas em uma escola montessoriana na Indonésia e, quando voltou, resolveu unir de vez suas duas paixões: comunicação e educação. Desde então, trabalhou em duas startups que desenvolvem tecnologia educacional, sempre como analista de marketing e produtora de conteúdo. Hoje, é responsável pela elaboração de artigos, ebooks e infográficos no portal InfoGeekie, e pós-graduanda em Gestão da Educação no Novo Milênio, no Instituto Singularidades, em São Paulo.

Laís Rocha

Laís Rocha é Relações Públicas e Gerente de Conteúdo na Geekie, sendo responsável por garantir que o InfoGeekie esteja sempre conectado com as demandas dos educadores e torne-se, cada vez mais, uma fonte de inspiração para aqueles que desejam inovar na educação. Pelo portal, também se aventura a traduzir os aprendizados de marketing e comunicação da Geekie para o contexto do educacional. Laís é formada em Comunicação Social pela Cásper Líbero e em 2009, teve sua primeira experiência de fazer o que gosta (comunicação) para um propósito que acredita (educação). Hoje, na Geekie, está feliz por, novamente, poder investir seu tempo desta forma.

Confira o trabalho da Laís no InfoGeekie:

8 dicas para potencializar (ou começar) a estratégia de imprensa de sua escola

Você está usando o site da sua escola da melhor forma?

Camila Karino

Camila Karino é Diretora de Avaliação na Geekie e uma das maiores especialistas em avaliação do Brasil. Já atuou como Coordenadora Geral de Instrumentos e Medidas do Inep, órgão responsável pela elaboração do Enem. É graduada e mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília e atualmente cursa seu duplo doutorado na Universidade de Brasília e em New Brunswick, no Canadá. Seu estudos no doutorado são acerca dos temas “Instrumentos de Avaliação”, “Teoria de Resposta aos Itens” e “Testes de inteligência” – temas sobre os quais já escreveu no InfoGeekie.

Confira o trabalho da Camila no InfoGeekie:

Como a avaliação externa da Geekie pode ajudar na gestão da sua escola

Rita André

Rita André é Assessora Pedagógica na Geekie . Já atuou como Diretora e Coordenadora em escolas particulares e públicas, além de gerenciar o setor de treinamento institucional de grandes empresas. É graduada em Pedagogia e mestra em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui  MBI em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Participou de Congressos Internacionais como palestrante convidada. Sua dissertação aborda o tema “Desafios e Possibilidades de um Currículo focado no desenvolvimento de competências e habilidades” e “O papel da neurociência no processo de aprendizagem”.

Sérgio Pompeu

Sérgio Pompeu é especialista em jornalismo educacional. Foi editor-chefe do caderno Ponto Edu, do Estadão, e o primeiro produtor de conteúdo do InfoGeekie. Hoje lidera a Associação de Jornalistas de Educação.

Pedro Camarote na equipe do InfoGeekie
Pedro Camarote, assessor pedagógico da Geekie, em conversa ao vivo com o professor da USP José Moran, no início deste ano.

Pedro Camarote

Trabalhou na assessoria pedagógica da Geekie orientando educadores em suas jornadas com tecnologia educacional, inclusive elaborando materiais de apoio e ebooks ilustrando cases de sucesso. Pedro é formado em filosofia pela USP e realizou uma especialização em Creative Leadership na THNK – School of Creative Leadership.

Emílio Mesquita

Emílio Mesquita é Product Owner e responsável pelo produto do Geekie Games, a plataforma de estudos oficial do Hora do ENEM, na Geekie. É graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela universidade federal de Santa Catarina e sempre foi um apaixonado por empreendedorismo, produtos e negócios digitais.

Ana Prado

Jornalista formada pela USP e estudante de Filosofia na mesma universidade, acredita que, por meio da educação, é possível construirmos um mundo melhor. Ana foi produtora de conteúdo da Geekie e trabalhou por 3 anos na produção e edição de conteúdo para sites do Núcleo Jovem da Editora Abril. Hoje, é editora do site Guia do Estudante.

Rodrigo Nakano

Rodrigo Nakano é jornalista graduado pela Faculdade Cásper Líbero e responsável pela revisão de texto na Geekie. Há 10 anos na área editorial, já atuou em editoras como Moderna e Edições SM, com foco em livros didáticos. Apaixonado por educação e por leitura, considera-se privilegiado por trabalhar com o que gosta!

Idealizador do InfoGeekie
Robinson trabalhou por 10 anos na Editora Abril e foi o criador do portal InfoGeekie.

Robinson Friede

É formado em comunicação visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mas prefere a comunicação em todas as suas formas. Trabalhou na Editora Abril por 10 anos em diversos títulos como Elle, VIP, Você S/A, Arquitetura e Construção e Estilo (InStyle Brazil), onde foi diretor de criação. Já passou pela redação da InStyle US em Nova York e é professor de Design Editorial na Miami Ad School. Gosta de gente, tem aquele brilho nos olhos com coisas “praticamente impossíveis” e busca sempre ver o lado positivo de tudo. Passou pela Geekie (que considera a melhor empresa do mundo para se trabalhar), quando idealizou o portal InfoGeekie. Atualmente é head de digital marketing na Reserva.

COLUNISTAS DO INFOGEEKIE

Os colunistas do InfoGeekie são professores, gestores escolares, especialistas em Educação que acreditam no nosso propósito e escrevem periodicamente para o portal. Você já conhece suas histórias? Estas são algumas das experiências de quem compartilha conosco seus aprendizados:

Leonardo Freitas

Leonardo Freitas é graduado em Letras pela Universidade Católica, com especialização em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Leciona há exatos 16 anos, e desde pequeno queria ser professor. Já passou por todos os níveis, desde o fundamental I ao superior. Hoje, trabalha com seis turmas de 8º ano em uma escola particular de Brasília.

Confira o trabalho do Leonardo no InfoGeekie:

Como inovar em sala de aula me aproximou dos meus alunos

O que aprendi quando parei de ensinar de forma dinâmica

Colunistas do InfoGeekie
As educadoras Elisangela Goulart e Vanessa Giron, colunistas do InfoGeekie, falando sobre Design Thinking na escola.

Elisangela Goulart

É professora e geógrafa de formação, com MBA em Educação Cognitiva. Professora desde 2010 e Orientadora Educacional desde 2015 no Centro Estadual de Educação Tecnológica (ETEC) Paula Souza. Utiliza o Design Thinking e o Pensamento Visual nas suas práticas educacionais desde 2015 e, recentemente, participou do workshop Design Thinking para Educadores, promovido pela Escola Design Thinking.

Vanessa Giron

Vanessa Giron é formada em Letras, Português e Grego Clássico, e mestre em Letras Clássicas pela USP. Professora desde 2011 e Coordenadora de Ensino Médio desde 2015, no Centro Estadual de Educação Tecnológica (ETEC) Paula Souza. Utiliza o Design Thinking e o Pensamento Visual nas suas práticas educacionais desde 2015 e, recentemente, participou do workshop Design Thinking para Educadores, promovido pela Escola Design Thinking.

Confira o trabalho da Elisangela e da Vanessa no InfoGeekie:

Como usar o processo criativo para inovar na escola

Planejamento estratégico: Por que definir as oportunidades e fraquezas da escola

Kátia Chedid

Em junho, Kátia participou do bate-papo online Como ensinar nativos digitais, promovido pela Geekie. A partir de julho, será também colunista no InfoGeekie, onde escreverá sobre as contribuições da neurociência para a educação. É educadora e psicopedagoga, além de já ter trabalhado como coordenadora pedagógica e orientadora educacional – no total, Kátia conta com mais de 30 anos de experiência na área. Tem extensão em Neuropsicologia e especialização em Neurociência. Ministrou cursos e palestras como “Contribuições da neurociência para a prática na sala de aula” e “Educação e Neurociência” e tem artigos publicados em seu site, katiachedid.com.br.

MUPI no InfoGeekie
Paula Furtado e Ana Rute Mendes, co-fundadoras da Mupi, na Bett Brasil Educar 2016.

Denise Braga

É professora titular do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp onde atua como docente e pesquisadora desde 1980. Desde 1996, dedica-se ao estudo do impacto das tecnologias digitais nas formas de comunicação e nas metodologias de ensino, com ênfase na produção de materiais digitais para estudo automonitorado. Foi criadora e coordenadora do curso digital Read in Web, patenteado pela Unicamp em 2014 e registrado como software livre.

Paula Furtado

Com formação em Letras pela Unicamp e mestra em Linguística Aplicada (sob orientação da prof. dr. Denise Bértoli Braga), na área de novos letramentos, tecnologia e material digital na mesma universidade. Possui 6 anos de experiência profissional como professora e com a produção de material e-learning e design instrucional. É co-fundadora da Mupi, que oferece cursos de tecnologia educacional. Denise e Paula são as novas colunistas do InfoGeekie e chegam para contribuir com as possibilidades da tecnologia em sala de aula.

Conheça o trabalho da Denise e da Paula no InfoGeekie:

Ferramentas digitais criam pontes entre aluno e educador

Silvana Tamassia

Silvana Tamassia é formada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil pela UNIA e mestre em Educação pela PUC-SP, na linha de pesquisa sobre formação de professores. Tem 22 anos de experiência na área da educação, a maior parte deles como professora de Ensino Fundamental e coordenadora em escola pública. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola, na sua primeira edição para gestores. Atualmente, é consultora educacional da Fundação Lemann no Programa de Técnicas Didáticas e Gestão para a Aprendizagem e sócio-fundadora da Elos Educacional atuando em parceria com a Fundação Lemann na coordenação dos Programas de Formação de Professores e Gestores.

Claudia Zuppini

Formada em Pedagogia com Especialização em Ensino Fundamental pela FEUSP/USP e em Gestão Escolar pela UFABC FEUSP/USP e Mestre em Educação pela PUC-SP, na linha de pesquisa sobre Formação de Professores. Claudia tem 26 anos de experiência em educação como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e diretora de escola. Atuou na assessoria de planejamento na Secretaria de Educação de Diadema, como consultora educacional em vários projetos voltados para gestão escolar e formação de professores em parceria com o Conselho Britânico, Microsoft e o Instituto Crescer. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e no programa PARFOR pela PUC/SP . Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola, na sua primeira edição para gestores. Consultora educacional da Fundação Lemann no Programa de Técnicas Didáticas. É sócio-fundadora da Elos Educacional atuando em parceria com a Fundação Lemann na coordenação do Programa de Formação de Professores e Gestores em Técnicas Didáticas e na formação de equipes gestoras no Programa Gestão para a Aprendizagem.

Silvana e Claudia são as mais novas colunistas do InfoGeekie! A partir do segundo semestre de 2016, elas trarão conteúdo com foco na formação de professores e gestores escolares. Aproveite para enviar perguntas e sugestões de temas para o email marcela.lorenzoni@geekie.com.br.

COLABORADORES DO INFOGEEKIE

Muitas vezes, temos contato com educadores que buscam compartilhar uma história que marcou sua carreira profissional ou um aprendizado que pode ser útil a seus colegas. O InfoGeekie mantém aberto esse espaço para divulgar boas práticas. Abaixo, você conhece quem colaborou pontualmente com o portal:

Thiago Chaer

Com 15 anos de experiência em tecnologia e inovação, Thiago foi palestrante na Bett Brasil Educar 2016, maior evento de educação da América Latina. Em 2014, foi premiado com o 1º lugar no Desafio Brasil Inovação na Educação, enquanto CEO da EngagED. Atualmente, é mentor e dedica-se a promover o empreendedorismo educacional através da Future Education. Já trabalhou com grandes instituições, entre elas o Parque Tecnológico de Itaipu, FIEP, Sesi/PB, Senac/SP, Sinepe/ES, Universidade Positivo, Prefeitura de Itanhaém, Sicredi e Sinepe/PR. Como palestrante, seu tema principal é o Empreendedorismo Educacional, sua importância como um meio para a transformação da educação, para o desenvolvimento de talentos e de carreira no setor e como motivação para uma carreira na área educacional. No InfoGeekie, escreveu sobre conectivismo.

Conheça o trabalho do Thiago no InfoGeekie:

Conectivismo: pessoas conectadas aprendem melhor

Leunam Gomes

Francisco Leunam Gomes é formado em Filosofia e Letras pela Universidade Federal do Ceará. Fez especialização e mestrado em Gestão e Modernização Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em parceria com a Universidade Internacional de Lisboa. Leunam é coordenador do Movimento de Educação de Base (MEB), de Sobral, Fortaleza e do Ceará e já foi Secretário de Educação em três municípios do Ceará. Membro do Conselho de Educação do Ceará, Coordenador de Alfabetização da SEDUC/Ce. e Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Leunam ainda coordenou a formação de alfabetizadores de jovens e adultos pelo Programa Alfabetização Solidária em Cabo Verde, África.

Conheça o trabalho de Leunam no InfoGeekie:

“Sala de aula é um lugar para ouvir, muito mais do que falar”, afirma educador

1 Comment