Notícias

#GeekieIndica: um livro sobre Educação e Tecnologias

A indicação desta semana é da coordenadora pedagógica da Geekie, Rita André. Ela recomenda o livro “Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação”, de Vani Moreira Kenski (144 págs., Editora Papirus, 39,90 reais). Leia seu comentário sobre a obra:

o-novo-ritmo“No livro, a autora defende que as redes de comunicações digitais trazem novas e diferenciadas possibilidades para que as pessoas possam se relacionar com os conhecimentos e aprender. Para ela, já não se trata apenas de um novo recurso a ser incorporado à sala de aula, mas de uma verdadeira transformação, que transcende até mesmo os espaços físicos em que ocorre a educação. A dinâmica e a infinita capacidade de estruturação das redes colocam todos os participantes de um momento educacional em conexão, aprendendo juntos, discutindo em igualdade de condições, e isso é revolucionário.

Educar para a inovação e a mudança significa planejar e implantar propostas dinâmicas de aprendizagem, em que se possam exercer e desenvolver concepções sócio-históricas da educação nos aspectos cognitivo, ético, político, científico, cultural, lúdico e estético em toda sua plenitude e, assim garantir a formação de pessoas para o exercício da cidadania e do trabalho com liberdade e criatividade.

O desafio é o de inventar e descobrir usos criativos da tecnologia educacional que inspirem professores e alunos a gostar de aprender, para sempre. A proposta é ampliar o sentido de educar e reinventar a função da escola, abrindo-a para novos projetos e oportunidades, que ofereçam condições de ir além da formação para o consumo e a produção. É interessante notar que Kenski cita experiências brasileiras realizadas em sistemas públicos de ensino para mostrar como se pode usar a tecnologia na educação de forma criativa e dinâmica.

Os projetos educacionais desenvolvidos via redes não podem ser pensados apenas como uma forma diferenciada de promover o ensino. Antes, são formas poderosas de interação, cooperação e articulação, que podem abranger professores, alunos, pessoal administrativo e técnico das escolas, pais e todos os demais segmentos nacionais e internacionais envolvidos.”

Tem outras dicas de conteúdo para esta seção? Mande para o e-mail ana.prado@geekie.com.br.

3 Comments

  1. 27 de janeiro de 2016 at 10:29 — Responder

    Olá, sou professor Coordenador de NUcleo Pedagógico, trabalho com formação de professores da rede estadual, também uso e incentivo professores da rede a usarem e/ou implementarem novas tecnologias em sala de aula, neste sentido, gostaria de saber se é possível alguém do GEEKIE aceitaria, em momento oportuno, a realizar uma palestra apresentando a plataforma e incentivá-los a utilizar este rico instrumento.

  2. 3 de março de 2016 at 14:21 — Responder

    Olá, sou Coordenadora Pedagógica, trabalho professores da rede estadual do Ensino Médio, também uso e incentivo professores da rede a usarem e/ou implementarem novas tecnologias em sala de aula, neste sentido, gostaria de saber se é possível alguém do GEEKIE aceitaria, em momento oportuno, a realizar uma palestra apresentando a plataforma e incentivá-los a utilizar este rico instrumento.

  3. 11 de novembro de 2017 at 12:40 — Responder

    When I initially commented I appear to have clicked the -Notify me
    when new comments are added- checkbox and from now on whenever a comment is
    added I recieve four emails with the exact same comment.
    There has to be an easy method you can remove me from
    that service? Thanks a lot!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *