Notícias

#GeekieIndica: Curso de Design Thinking para educadores

O que é design thinking para educadores? Conheça a abordagem de resolução de problemas e entenda o que ela tem a ver com a prática escolar.

A educação é uma área com muitos (e complexos) desafios. Uma forma possível de buscar soluções inovadoras para eles é por meio do chamado design thinking para educadores, um novo jeito de pensar e abordar problemas que é focado nas pessoas e na busca de soluções criativas e colaborativas para problemas.

Leia mais: Educadoras resolvem problemas da escola com Design Thinking

Leia mais: Como usar o processo criativo para inovar na escola

Esse novo modelo de pensamento ficou popular depois de ter sido adotado pela empresa americana de design IDEO, do Vale do Silício, Califórnia, uma região famosa por abrigar boa parte das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo.

Mas o que a educação tem a ver com isso? O design thinking é aplicável a muitas áreas diferentes e, em 2012, essa empresa preparou um curso voltado especialmente para os educadores. A ideia é capacitar professores e gestores para que encontrem soluções criativas para um processo de ensino e aprendizagem que promova o pensamento crítico e a capacidade de inovação dos estudantes.

Conheça: Design Thinking para Educadores

A versão em português do material, disponível neste link, é composta por um livro e um caderno de atividades. Além de muitas dicas práticas, o material traz exemplos nacionais para aproximar a abordagem da realidade brasileira. Altamente recomendável para estes tempos em que as escolas precisam se reinventar para se conectar com os alunos do século 21!

Tem outras dicas de conteúdo para esta seção? Mande para o e-mail ana.prado@geekie.com.br.

2 Comments

  1. 23 de novembro de 2015 at 15:00 — Responder

    hermogenes gomes

  2. 7 de novembro de 2016 at 11:57 — Responder

    Interesante articulo . Aprendo algo con cada blog todos los días. Siempre es grato poder devorar el contenido de otros bloggers. Desearía usar algo de tu blog en mi blog, naturalmente pondré un enlace , si me lo permites. Gracias por compartir.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *