Notícias

Geekie Teste cobre aproximadamente 90% do conteúdo do ENEM 2018

Desde 2016, a ferramenta de avaliação da Geekie já vem apresentando alto desempenho na cobertura de conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio. Veja como:

Para determinar a convergência entre as avaliações externas da Geekie com o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018, foi calculado um índice que considera os assuntos abordados nas quatro provas do Geekie ENEM de 2018, para a 3ª série, e os assuntos abordados no ENEM Oficial 2018.

O professor e mestre Claudio Maroja, especialista em Avaliação da Geekie, explica que essa abrangência de assuntos é o principal motivo para que a escola realize as quatro aplicações para a 3ª série do Ensino Médio. “Quando analisamos somente uma prova, o índice de conteúdos cobertos fica mais restrito, em torno de 70%. Mas, se olhamos para as avaliações do ano todo, vemos que conseguimos cobrir um leque de assuntos muito grande, passando para 89,2%”.

Nos quatro Geekie ENEM deste ano, avaliamos 190 assuntos, contra os 106 cobertos pelo Enem. “Quanto mais o aluno for exposto a questões diversificadas, mais facilidade ele terá na prova oficial. Além disso, ao longo do ano, o professor terá insumos para fazer intervenções sobre temáticas que nem sempre receberiam destaque em sala de aula”, conclui o professor Maroja.

O Geekie Teste contribui para que estudantes já não enxerguem no ENEM um monstro de sete cabeças; afinal, desde a 1ª série do Ensino Médio, eles realizam as avaliações da Geekie voltadas para o ENEM e já começam a introduzir os aprendizados aos conteúdos e regras que encontrarão no futuro.

Se analisarmos a distribuição de itens do ENEM por séries, de acordo com o conteúdo programático do Geekie One, vemos em que Linguagens e Códigos, o conteúdo da Geekie teve 64% de compatibilidade, em Ciências Humanas, 40%, em Ciências da Natureza, 38% e em Matemática, 42%.


Geekie teste em números

Em Ciências Humanas, seguindo sua tradição de trabalhar com temas ligados a movimentos sociais, africanidades e feminismo, o exame de 2018 trouxe questões sobre o papel da mulher na sociedade, com ênfase para o sufrágio no Brasil, o movimento abolicionista e o machismo. Para as situações-problemas que envolviam contextos do exterior, o Oriente Médio teve relevância na prova. Para as Ciências Naturais, a prova manteve a mesma linha dos anos anteriores, com itens relacionados às pesquisas científicas nas áreas de Física, Química e Biologia.

Já em Linguagem e Códigos, a prova de 2018 trouxe mais temas ligados a direitos humanos de forma mais presente do que nos anos anteriores e uma maior preocupação na utilização de textos atuais. E para Matemática, diferentemente de 2017, houve um número grande de questões envolvendo conhecimentos de Probabilidade e Estatística, com maior enfoque no estudo de dados apresentados em quadro e tabelas.


Como funciona o Geekie Teste?

O Geekie Teste é uma iniciativa de avaliação externa disponível para estudantes desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A solução, que hoje é integrada ao Geekie One, permite que o(a) gestor(a) tome decisões pedagógicas, baseadas em dados relacionados ao desenvolvimento da rede, da escola, da turma e de cada aluno(a), individualmente. Por meio dessas informações, é possível criar planos de ação e reorientar práticas diversificadas.

A proposta consiste na aplicação de avaliações ao longo do ano, com caráter diagnóstico e somativo. Para o Ensino Fundamental, o Geekie Teste utiliza como matriz, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e para o Ensino Médio, o ENEM. Durante todo o Ensino Fundamental e nas 1ª e 2ª série do Ensino Médio, eles realizam duas aplicações anuais. Na 3ª série, último ano, realizam 4 aplicações.

Essas avaliações permitem a elaboração de ações pedagógicas assertivas, o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes em cada área de conhecimento e a verificação da evolução desses estudantes. Após aplicado, o Geekie Teste gera gráficos e relatórios detalhados de desempenho, além de interpretações pedagógicas quanto ao nível de domínio dos alunos(as), provendo visibilidade e apoio tanto para o(a) diretor(a) quanto para o(a) professor(a).

Hoje, o Geekie Teste integra o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. É também a plataforma que viabilizou os simulados oficiais do ENEM, do programa nacional Hora do ENEM.

SHARE

Geekie Teste cobre aproximadamente 90% do conteúdo do ENEM 2018