Notícias

Geekie Teste cobre 98% dos conteúdos do ENEM 2016

O Colégio Anglo-Brasileiro está com a Geekie desde os primórdios do Geekie Teste, avaliação externa pioneira no mercado nacional. Em 2012, quando a escola realizou as primeiras provas, estava apostando em uma tecnologia inovadora e ainda pouco conhecida, na expectativa de melhor preparar seus estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares.

Como vocês sabem, toda solução da Geekie é construída a muita mãos, a partir de testes e feedbacks de alunos e educadores, desenvolvida por uma equipe talentosa e apaixonada por Educação. Por isso, era de se esperar que o Teste atual, de 2016, já houvesse passado por algumas alterações – e assim foi. Ano após ano, as questões das nossas avaliações foram sendo elaboradas, testadas e validadas de acordo com os parâmetros do Enem, seguindo a Teoria de Resposta ao item (saiba mais sobre ela aqui).

Assim, o Geekie Teste passou a prever com cada vez mais precisão a nota real de alunos e escola no Enem, além de fornecer relatórios ricos em informações para cada agente escolar: enquanto o jovem vê em quais disciplinas deve melhorar e qual a pontuação necessária para entrar no curso dos sonhos, gestores e educadores têm uma visão ampla da turma e suas lacunas de aprendizagem.

Baixe o ebook e saiba mais: Uma história da TRI: Entenda a régua de avaliação do ENEM

“Esses resultados são muito importantes para nós”, afirma Débora Cruz Guimarães, diretora do Ensino Médio do Anglo-Brasileiro. “Como já estamos há quatro anos fazendo simulados da Geekie, pudemos perceber que, durante dois anos, o desempenho em Ciências da Natureza estava abaixo na média da escola em outras áreas de conhecimento. Fizemos um estudo de evolução com ajuda da Geekie e houve um investimento maior nessas disciplinas; levamos esses resultados para a reunião de professores e traçamos estratégias”.

Débora ressalva ainda que é fundamental que os alunos tenham a mesma experiência de prova do Enem o máximo de vezes possível; como diz, a prova é também “de resistência”. Com a oportunidade de simular as condições do Exame, desde o tempo de prova e número de questões até o gabarito, eles chegam à hora H mais confiantes.

Geekie Teste com 98% dos conteúdos do ENEM 2016

Em 2016, os jovens de 3º ano do Colégio Anglo-Brasileiro enfrentaram a prova muito bem preparados. As quatro avaliações Geekie Enem, aplicadas ao longo do ano, cobriram 98% dos conteúdos do Exame oficial… E 100% das habilidades!

Claudio Maroja, especialista em Avaliação da Geekie, explica que essa abrangência de assuntos é o principal motivo para que a escola realize as quatro aplicações. “Quando analisamos só uma prova, o índice de conteúdos cobertos cai para cerca de 60%. Mas, se olhamos para o ano todo, vemos que conseguimos cobrir um leque de assuntos muito grande”.

Infográfico: Quais os tipos de avaliação externa – e suas vantagens

Nos quatro Geekie Enem deste ano, avaliamos 177 assuntos, contra os 92 cobertos pelo Enem. “Quanto mais o aluno for exposto a questões diversificadas, mais facilidade ele terá na prova oficial. Além disso, ao longo do ano, o professor terá insumos para fazer intervenções sobre temáticas que nem sempre receberiam destaque em sala de aula”, conclui Claudio.

Dedicação desde o primeiro ano

Os estudantes do Colégio Anglo-Brasileiro já não enxergam no Enem um monstro de sete cabeças; afinal, desde que entram no Ensino Médio realizam as avaliações da Geekie. São duas aplicações anuais para 1º e 2º ano, que já começam a introduzi-los aos conteúdos e regras que encontrarão no futuro.

“A turma achava que o Geekie Teste era até mais difícil que o Enem real. Então, se a gente faz uma prova mais difícil, na hora de fazer a mais fácil, não tem problemas”, contou a aluna Ana Carolina Almeida, que acaba de concluir o 3º ano. “Quando chegou o Exame de verdade, vimos que a dificuldade das questões também havia aumentado em comparação aos outros anos… Estava parecido com a Geekie”.

Ana nos contou que o que mais gostou ao realizar as avaliações da Geekie foi a possibilidade de testar diversas estratégias. “Eu descobri o que ia funcionar melhor para mim no dia da prova. Testei deixar matemática para o final, mas não estava me dando bem, não terminava no prazo. Preferi fazer a prova inteira, pular as questões que não sei, escrever a redação e aí voltar a elas no final, se sobrar tempo”, determinou a estudante.

Leia mais: Como a tecnologia empodera estudantes, segundo eles mesmos

Novidades do Geekie Teste em 2017

No ano que vem, outras melhorias chegam à escola! Confira no infográfico abaixo a evolução do Geekie Teste e o que vem por aí:

Geekie Teste 2016

1 Comment

  1. 21 de março de 2017 at 23:52 — Responder

    “W piwnicznej izbie zmrok wczesny pada,Wilgotny a ponuryMÄ™tnymi szyby drobne okienkoNa brudne patrzy mury.”Striptiz w suterenie jest w porzÄ…dku,ale sprofilowany, “zakazany” wywiad tuż obok,”siÄ…dź okrakiem, bÄ™dziesz wielki”,to dla mnie nadmiar uterytalnego,biznisowego eklektyzmu.Albo cycki,albo Avicenna.DostaÅ‚eÅ› “prawicowy dziennikarzu” niszÄ™,to jÄ… ad maiorem Dei Gloriam, eksploatuj.Ale droga Laenia ?:)BV

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *