Notícias

Geekie Lab: novas funcionalidades ampliam possibilidades pedagógicas

Além de novos conteúdos e exercícios, este ano foram lançadas muitas  novidades no Geekie Lab. Leia mais sobre cada uma delas e suas possibilidades pedagógicas!

Impulso na motivação do aluno

Agora, os alunos conseguem ver, conforme o resultado do Geekie Teste, se conseguiriam entrar em sua universidade de escolha, de acordo com o “Simulador SISU”. Essa nova função contribui para o aluno motivar-se ainda mais para alcançar seu objetivo.

Impulso na motivação do aluno

Humanização e interação

A nova função permite aos alunos indicarem como se sentiram após realizar uma tarefa de casa. No relatório da aula, o professor recebe a informação do estudante: “Não tô sabendo nada”, “Tô com dúvida”, “Tô bem, mas é difícil” e “Tô tranquilo”. Isso é um indicador que contribui para o educador saber o nível de dificuldade da classe naquele conteúdo e analisar se é necessário dedicar mais tempo àquela matéria.

Humanização e interação 2

Outra função que ajuda nessa sensação de interação entre educador e alunos é que agora ambos podem adicionar foto ao seu perfil, contribuindo para uma maior personalização da plataforma.

Humanização e interação

Melhorias para professor

Indicação personalizada de tarefas e aulas

Na indicação de tarefas e aulas, os professores podem enviar por aluno, para múltiplas turmas e para grupos criados por ele. 

Essas novidades permitem ao educador direcionar, tanto individual quanto coletivamente, os assuntos que considerar relevantes para o perfil dos estudantes, contribuindo para a personalização do ensino.

Indicação personalizada de tarefas

Centralizar todo o conteúdo sobre um tema em um só lugar

A biblioteca de conteúdos faz com que o professor, ao indicar aulas, possa reutilizar os conteúdos relacionados ao mesmo tema de uma aula mais de uma vez. Agora, é possível anexar arquivos como PDFs, links e arquivos a cada aula indicada.

Essa nova função apoia professor e aluno: para o professor, dá maior liberdade para inserir anexos complementares ao tema, como materiais próprios; para o aluno, dá a oportunidade de aprofundar o aprendizado a partir da utilização de outros conteúdos além das aulas do Geekie Lab.

Centralizar todo o conteúdo sobre um tema em um só lugar
O professor, ao indicar aulas, tem a opção de anexar arquivos ou links complementares ao conteúdo.
Centralizar todo o conteúdo sobre um tema em um só lugar 2
O aluno, ao abrir o Geekie Lab, tem acesso à informação de que a aula indicada possui anexos compartilhados pelo professor.

Visibilidade da dedicação dos alunos

De forma muito simples, passou a ser possível monitorar quais aulas foram indicadas, quantos passos de aula foram realizados por cada aluno e qual é a quantidade de anexos complementares visualizados.

Assim, o professor passou a ter mais visibilidade da dedicação dos alunos em relação às aulas indicadas, recebendo essas informações por meio de relatórios sobre cada aula indicada para cada turma.

Visibilidade da dedicação dos alunos

Ampliação de estratégias pedagógicas

Agora os professores podem criar grupos com alunos de diferentes séries e turmas. Isso facilitará intervenções de nivelamento e projetos interseriados, dentre outras aplicações. Assim, passa a ser possível indicar atividades para alunos agrupados por critérios em comum estabelecidos pelos próprios professores. Você pode ler mais sobre essa função clicando aqui.

Aplicação de estratégias pedagógicas

Esta talvez tenha sido a mais comemorada das melhorias.

O Colégio Humboldt é um dos parceiros da Geekie que será amplamente beneficiado por essa novidade. O coordenador de tecnologia Marcelo Milani fala que a função trará novas possibilidades aos professores, devido ao fato da demanda para ela já existir: “relatamos que nossos alunos vinham utilizando a Geekie de uma maneira diferente ao reunirem-se em uma sala no contraturno e realizarem tarefas e aulas da plataforma nas lousas digitais, resolvendo em equipe os desafios”.

No Paraná a novidade também gerou entusiasmo! “O Sesi Paraná está muito feliz com a criação dessa funcionalidade. Vai agilizar nossos processos pedagógicos no uso da ferramenta na indicação de aulas e tarefas de casa para as Oficinas de Aprendizagem, que atendem alunos de séries diferentes, cujas composições alteram-se a cada trimestre. Facilitará muito aos professores!”, comentou a equipe pedagógica do colégio.

Leia mais:

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *