Notícias

Geekie reúne escolas de todo o país para discutir os rumos da Educação

40 escolas e 78 educadores de todo o Brasil vieram a São Paulo a convite da Geekie para conversar sobre o ENEM 2017, tecnologia educacional e neurociência na aprendizagem. Confira os melhores momentos do encontro que aconteceu na última quarta-feira (23):

Evento Geekie Lab e Teste
Educadores envolvidos na palestra sobre os rumos do ENEM: muitas perguntas, interação e transparência.

Foram meses de preparação e muita correria, mas o evento Gestão e Inovação na Educação, promovido pela Geekie, foi um sucesso! O encontro reuniu 78 educadores (entre gestores, coordenadores e professores) de 40 escolas particulares de todo o Brasil, que vieram a São Paulo especialmente para compartilhar experiências, tirar dúvidas e discutir as grandes mudanças na Educação para o ano que se aproxima.

No centro do debate, nomes de referência como Camila Karino, especialista em avaliação da Geekie, anteriormente parte da equipe do Inep, e Rita André, coordenadora pedagógica da Geekie e mestra em Neurociência na Educação – sem falar nos cofundadores da empresa, Eduardo Bontempo e Claudio Sassaki, que receberam nossos parceiros durante toda a tarde.

Foram momentos de troca, reencontros, inspiração e vontade de fazer sempre mais e melhor. Quer você estivesse lá e deseje reviver os melhores momentos, quer não tenha comparecido e queira conferir o que foi destaque, este texto é para você!

Perspectivas sobre o futuro do ENEM

Evento Geekie Lab e Teste
Camila Karino, especialista em avaliação, comparou o ENEM atual com o da década de 90 e previu retomada da proposta inicial.

Verdade, atravessamos um cenário incerto em que a Reforma no Ensino Médio e a reestruturação do ENEM são assuntos constantes na mídia. Muito ainda está bem aberto, mas Camila Karino realizou uma análise sobre o momento atual e o perfil da nova pasta de Educação para traçar prováveis caminhos de mudança no Exame em 2017. As apostas? Uma prova mais baseada no potencial de aprendizagem e, possivelmente, a criação de novas etapas de avaliação para permitir a seleção dos estudantes para universidades.

Em seguida, Vicente Carrari, do Google for Education no Brasil, pontuou estratégias digitais para a atração e captação de alunos, conversa crucial para esse período de matrículas. Com experiência em marketing, ele trouxe um tom menos pedagógico e incentivou gestores a manter jovens profissionais em sua equipe, estando sempre em contato com as novas tendências tecnológicas.

Neurociência e aprendizagem: os 4 pilares da Educação

Depois foi a hora de um coffee break, pausa merecida para um lanchinho e muita conversa. A equipe da Geekie aproveitou para rever parceiros de longa data, enquanto os educadores reencontraram colegas e trouxeram feedbacks sobre o uso de nossas plataformas. Em seguida, Rita André assumiu a frente para trazer as últimas descobertas da neurociência e suas implicações na aprendizagem!

Evento Geekie Lab e Teste
Gisela Hirai, Relações Institucionais da Geekie, durante o coffee break com os colégios Perfil e Ideal.

Rita fez paralelos entre os ensinamentos da neurociência – que agora comprova aquilo que, antes, grandes educadores haviam escrito – com os 4 pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Ela frisou algumas necessidades para a Educação do século 21: a aprendizagem não-fragmentada, que trabalhe de forma multidisciplinar; o uso de espaços e ferramentas variados, criando um ensino híbrido, de acordo com o perfil das novas gerações; a convivência e troca, em que alunos com conhecimentos distintos podem ensinar um ao outro; e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como a resiliência e a empatia.

Para complementar uma palestra cujo foco era justamente introduzir novas estratégias de motivação e memorização para os estudantes, toda a fala da Rita André foi ilustrada por meio de facilitação gráfica por nossa produtora de conteúdo, Marcela Lorenzoni.

Evento Geekie Lab e Teste
CEO e cofundador da Geekie, Claudio Sassaki agradeceu às escolas parceiras e contou sua experiência na China, onde a empresa recebeu o prêmio WISE por inovação e impacto na Educação.

As novidades da Geekie em 2017

Nossa Relações Institucionais Gisela Hirai foi a próxima, trazendo as novidades das plataformas Geekie Lab e Geekie Teste para o ano que vem. Dentre os destaques estão a possibilidade de o professor não só criar tarefas de casa para a turma, mas agora, também, poder indicar aulas e exercícios específicos para alunos com mais dificuldade!

Evento Geekie Lab e Teste
Palestra sobre as novidades da Geekie: em 2017, plataformas evoluem para atender pedidos dos educadores, como indicação de aulas personalizada e capacidade de fazer upload de materiais próprios!

Para encerrar o encontro, o CEO e cofundador da Geekie, Claudio Sassaki, tomou o palco para contar suas experiências e aprendizagens na China, para onde foi para receber o WISE Awards, entregue à Geekie por sua inovação e impacto na Educação do país. Em sua conversa, ele convidou os educadores a questionarem o modelo tradicional e manterem a mente aberta para transformar o ensino no Brasil – afinal, nós, Geekie e escolas, estamos juntos por um mesmo objetivo!

Obrigada por ser parte dessa jornada até aqui e  esperamos contar com você também em 2017! Um abraço da equipe Geekie.

1 Comment

  1. 22 de março de 2017 at 06:19 — Responder

    I miss 'Date Added:' being in the main info window and also in 'related videos' and 'More Fr.#:.o.&m39; . Please bring it back. It makes it much easier to decide which videos to watch without having to click on each one.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *