Notícias

GEduc e Transformar 2017: “educadores precisam viver a inovação”

Antenada às mudanças na Educação do século XXI, a Geekie traz lições dos principais eventos educacionais da temporada: GEduc 15 anos e Transformar 2017.

GEduc 15 anos

A edição de comemorativa do GEduc, evento de gestão educacional mais renomado do Brasil, contou com grandes nomes e uma atmosfera mais inovadora do que os anos anteriores. Sob o tema “Transformando a Gestão – Inspiração para mudanças, insights para soluções”, o encontro se propôs e apresentar e discutir alternativas práticas para temas atuais; dentre eles, a tecnologia na Educação e a formação dos professores.

Já na abertura do evento, o professor e historiador Leandro Karnal falou ao público de gestores sobre a necessidade da mudança.

“A mudança é difícil, mas não mudar é fatal”, sentenciou. Porém, a mudança de que fala não é apenas ferramental; não basta, assegurou o professor, colocar um tablet na sala de aula para que ela atinja seu objetivo final – a aprendizagem do aluno.

GEduc Claudia Costin
Palestra de Claudia Costin no GEduc 15 anos (foto: Andreia Naomi/HUMUS)

Claudia Costin, a diretora geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard, foi outra a defender a inovação além da tecnologia, com foco em abordagens que hoje são tendência nas escolas. Ela trouxe ao GEduc um olhar para a personalização e o currículo flexível, insistindo na necessidade do lúdico, do respeito ao tempo e aos relacionamentos entre aprendizes e educadores no processo de ensino.

Confira nossa entrevista na íntegra com a professora Claudia Costin aqui: Educação inovadora ou educação para equidade?

Ambos os convidados destacaram o papel do gestor para mobilizar a equipe em prol da inovação – e, acima de tudo, na importância de se investir na formação dos professores. A psicóloga Juliana Spinelli, que entrevistou professores de 50 países em seu projeto Teachers of the World, confirmou que o sentimento do professor, muitas vezes, é o de ser deixado de lado conforme as mudanças são implementadas. No GEduc, ela compartilhou depoimentos que ouviu em suas viagens sobre o que motiva, o que preocupa e o que recompensa esses profissionais.

Confira nossa entrevista na íntegra com a psicóloga Juliana Spinelli aqui: Psicóloga viaja o mundo entrevistando professores

O material desses e de outros palestrantes está disponível para download no site do GEduc 15 anos! Basta clicar aqui para acessar as apresentações.

Transformar 2017

A quarta edição do Transformar, principal evento de inovação educacional do país, teve como proposta “fazer uma imersão em práticas pedagógicas e escolas inovadoras que estão alcançando resultados surpreendentes ao redor do mundo”. O encontro, realizado pelo Porvir, Fundação Lemann e Instituto Península, foi uma oportunidade para que educadores, estudantes, pesquisadores e especialistas compartilhassem suas experiências profundamente – debatendo erros e acertos pelo caminho. 

Chamou atenção o espaço para a escuta dos jovens: foram cinco alunos de diferentes regiões do Brasil que abriram o evento, expondo suas visões sobre a escola, a maneira como aprendem hoje e o que precisa ser transformado. “Nós temos que entender que somos parte da solução”, afirmou Débora, de 18 anos, estudante do Ceará.

Confira aqui os resultados da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, realizada com 132 mil alunos brasileiros

O Transformar 2017 foi transmitido ao vivo no site. Não pôde participar? A gravação do evento está disponível aqui para ser vista sempre que quiser!

1 Comment

  1. 15 de maio de 2017 at 07:21 — Responder

    Does alprazolam (Xanex) cause you to feel hot and shakey when you first take it?

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *