Geekie em Pauta

Oportunidade de qualificação é apontada como a medida mais eficaz de valorização para os educadores

A formação continuada é vista pelos educadores como uma oportunidade de aprimoramento profissional. Em um especial para o dia dos professores, o jornal “A Tribuna” (Espírito Santo) entrevistou Paula Moura, gestora de formação de aprendizagem ativa da Geekie, sobre o tema. Confira:

Clique na imagem e veja a matéria na íntegra:

Uma pesquisa divulgada pelo instituto “Todos pela Educação” aponta que educadores do ensino básico e médio acham que o aprendizado é mais importante do que o salário na hora de escolher um emprego. Para 62% dos participantes da pesquisa, a medida mais eficaz para a valorização da profissional na sociedade é fornecer mais oportunidades de qualificação aos docentes.

Para o jornal, Paula explica que os educadores consideram a qualificação importante devido às mudanças sociais que ocorreram nos últimos anos: “O professor tem procurado novos significados em seu processo de ensino para que os alunos busquem habilidades e competências para aprender o conteúdo ensinado. Esse conteúdo precisa ter uma relevância para a vida social desse aluno”.

Um dado que reforça essa necessidade dos educadores em ampliar o aprendizado foi divulgado também nessa pesquisa: 82% dos entrevistados gostariam de ver valorizado o conhecimento prático sobre como planejar as aulas. Ao mesmo tempo, 77% dos educadores gostariam de que o conhecimento prático sobre como planejar as aulas também fosse valorizado pelas escolas e 78% de ter conhecimento sobre gestão em sala de aula. Esses resultados reforçam o desafio que as escolas brasileiras vem encontrando em criar um ambiente propício ao aprendizado desses profissionais.

Para valorizar educadores, hoje precisamos oferecer essa oportunidade. E as tecnologias vêm contribuindo nesse sentido, para que professores se atualizem e descubram novas formas de ensinar. Por isso, é importante que haja empatia entre educadores e estudantes. “As tecnologias ajudam muito, mas o professor precisa se identificar com as necessidades do aluno para que a aprendizagem funcione”. A tecnologia a serviço da educação se torna mais poderosa quando está nas mãos, também, dos professores.

“A tecnologia é um campo de conhecimento amplo, que pode contribuir para o ensino e depende da intencionalidade pedagógica e da percepção de aula do professor. Há urgência de atualização, devido à reconstrução social da tecnologia”.

Assim sendo, com a plataforma Geekie One, a escola conta com um programa de formação continuada que foi concebido para apoiar o desenvolvimento dos professores em metodologias ativas de aprendizagem. Por meio de workshops e de acompanhamento, gestores e educadores são levados a refletir sobre o uso de metodologias ativas em sala, sobre a estratégia adotada pela escola e sobre ouso da tecnologia com intencionalidade pedagógica.  

Os educadores entendem essa necessidade em se adequar a um novo contexto, que é bem diferente do que eles viveram em sala de aula como estudantes e durante a formação profissional, nas universidades. Até então, o modelo tradicional de ensino se baseava apenas em aulas expositivas. não seria legítimo que cobrassemos desses professores uma preparação para algo que eles não foram educados em sua formação até então.

A Geekie apoia e incentiva essas capacitações para escolas parceiras, a fim de  colaborar com um aprendizado mais efetivo aos estudantes.

Saiba mais sobre como as metologias ativas podem apoiar as escolas e como a Geekie colabora com a capacitação em metodologias ativas: http://info.geekie.com.br/metodologias-ativas-sala-aula/

 

SHARE

Oportunidade de qualificação é apontada como a medida mais eficaz de valorização para os educadores