Colunas

A importância do feedback na formação de professores

A educadora Silvana Tamassia, sócio-fundadora da Elos Educacional, escreve sua primeira coluna sobre a importância do feedback na formação de professores. Como dar um feedback eficiente que contribua com a prática pedagógica?

A formação de professores passa pela formação inicial exigida para o exercício da função – nas Universidades e Institutos de Ensino Superior – e, quando já estão atuando, pela formação continuada em serviço.

Algumas pessoas apontam a formação continuada como uma forma de reparar as “deficiências” da formação inicial. Entretanto, por melhor que tenha sido a formação inicial, os desafios que se apresentam a cada dia no cotidiano escolar nos impõem a necessidade de estarmos sempre nos aperfeiçoando e refletindo sobre a nossa prática, a fim de qualificar nossa ação docente.

Além disso, podemos considerar um processo anterior ao da formação inicial em nível superior: o processo autoformativo baseado em nossas memórias. Muitos professores iniciantes resgatam, nas memórias de seus tempos de aluno, bons exemplos de professores que procuram reproduzir em suas atuações como docente. Essa formação de professores baseada na experiência escolar traz ainda certa proximidade com relação ao trabalho docente, tornando-o menos impessoal e mais reflexivo, pois permite ao professor ir se desenvolvendo e buscando outras referências que possam auxiliar nessa jornada profissional.

Na formação de professores continuada em serviço, que tem como lócus privilegiado a própria escola onde cada educador atua, ele pode buscar referências em colegas mais experientes, que já têm uma trajetória na área e podem apoiar esse profissional iniciante.

 A formação de professores na escola

Para garantir os momentos formativos na escola, a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, descreve no parágrafo quarto a seguinte orientação: Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

Com isso, os professores das redes públicas passaram a ter em sua carga horária um terço da jornada para estudo e planejamento. Já nas redes particulares, há uma grande diversidade de modelos, alguns com encontros mensais e outros com “janelas” durante as aulas dos especialistas, entre outros.

Embora muitas escolas e redes de ensino ainda estejam se adaptando para garantir estes momentos de estudo na jornada do professor, é preciso que a escola tenha uma equipe preparada para garantir a qualidade dessa formação de professores.

O feedback na formação de professores

Em geral, o coordenador pedagógico é o responsável por esta atividade, que pode propor diferentes oportunidades de aprendizagem e reflexão da prática pedagógica, como, por exemplo: nas reuniões pedagógicas, nos conselhos de classe, durante a leitura e devolutiva dos planos de aula ou observando as aulas e dando feedback ao professor.

O trabalho com observação e feedback é uma estratégia de formação de professores bastante personalizada, pois permite ao coordenador pedagógico observar a ação didática de cada professor, a dinâmica da aula, o uso de recursos pedagógicos, o engajamento dos alunos, ou outros focos de observação que sejam eleitos na escola.

Ao observar cada aula focando nos aspectos escolhidos, o coordenador pode identificar lacunas na formação do professor e, no momento do feedback, estabelecer um diálogo reflexivo que leve o professor a identificá-las e a buscar novas maneiras de desenvolver sua aula, com foco na melhoria da prática e, consequentemente, dos resultados dos alunos.

Para que esses momentos sejam aceitos e bem aproveitados, é preciso que haja um envolvimento entre as partes e que tanto professor quanto coordenador vejam nessa atividade potencial para o seu desenvolvimento profissional.

Formação de professores
Ao dar um feedback ao professor sobre uma aula observada ou um planejamento realizado, o coordenador pedagógico contribui para que ele reflita sobre sua ação e possa incorporar novas ideias e metodologias que favoreçam a aprendizagem dos alunos.

A avaliação ainda é um tabu em nossa cultura. Ter um feedback significa ser analisado sob outros pontos de vista diferentes do nosso. Para receber esse feedback, é preciso estar aberto e preparado para aproveitá-lo da melhor maneira, transformando sua prática atual numa prática ainda melhor.

No caso do professor, que muitas vezes encontra-se sozinho no seu fazer pedagógico, ter esse olhar externo é muito importante. Para Telma Weisz (2002) “…o professor está quase sempre tão envolvido que, às vezes, não lhe é possível enxergar o que salta aos olhos de um observador externo”.

Ao dar um feedback ao professor sobre uma aula observada ou um planejamento realizado, o coordenador pedagógico contribui para que ele reflita sobre sua ação e possa incorporar novas ideias e metodologias que favoreçam a aprendizagem dos alunos.

Como estruturar um feedback eficiente

Para isso, o feedback precisa seguir alguns princípios que o tornem mais eficiente como ferramenta de desenvolvimento profissional para o professor:

  • Ser descritivo: ele precisa se focar nos fatos, não em inferências que possam ser feitas por aquele que observa; é preciso olhar primeiro para a realidade, entendê-la e esclarecer o que for necessário antes de fazer pré-julgamentos que podem dificultar a aproximação do professor, que se sentirá “julgado” e se fechará para esta oportunidade;
  • Ser específico: indicar pontos em que o professor precisa avançar, direcionando exatamente o que poderia ser feito. Isso deve acontecer após um primeiro momento de conversa, em que o próprio professor seja capaz de perceber suas fragilidades. Não é indicado começar a conversa já realizando estes apontamentos, que podem parecer impositivos;
  • Ser factível: o feedback deve ser real e possível de ser realizado, não algo que seja tão distante que impeça o professor de concretizá-lo;
  • Ser oportuno: o feedback deve ser realizado logo após a observação ou entrega do planejamento, dando tempo para que o coordenador reflita e se prepare para o encontro. Ele não deve, porém, ultrapassar uma semana.
  • Ser reflexivo: o feedback deve se basear no diálogo, de modo que o coordenador conduza a conversa por meio de perguntas reflexivas que ajudem o professor a se enxergar neste processo;
  • Ser propositivo levando o professor a mudanças: de nada adianta realizar um feedback apenas dizendo que está tudo bem ou, ao contrário, dizendo que é preciso melhorar, se o formador não indicar caminhos, sem trouxer sugestões, contribua para a mudança. Desse modo, a preparação do feedback é importante para que ele seja realmente um momento importante de reflexão e aprendizagem, provocando mudanças positivas na prática docente.

Acreditamos que, seguindo esses princípios, será possível garantir bons feedbacks na formação de professores, reflexões que contribuam efetivamente para a qualidade e melhoria da prática pedagógica, garantindo o desenvolvimento profissional dos educadores envolvidos neste processo.

* Silvana Tamassia é mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP, na linha de pesquisa sobre formação de professores. Formada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil pela UNIA. Atualmente, é aluna do MBA em Gestão Empresarial da FGV. Tem vasta experiência na área da educação há 25 anos, tendo atuado como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas e privadas, além de professora no Ensino Superior em cursos de Pedagogia na UNIESP e Pós-Graduação na UNIA e Anhembi-Morumbi.  Coordenou e produziu materiais para diversos projetos na área educacional em parceria com Fundação Lemann, Instituto Unibanco, Itaú BBA, Instituto Natura e Instituto Crescer. Em 2007 conquistou o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita. É colunista da Geekie, e produz artigos para blogs, revistas e livros sobre educação. Atualmente é sócio-fundadora da Elos Educacional atuando em programas de formação de professores e gestores e membro da rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann. Para dúvidas ou sugestões, escreva para silvanatamassia@eloseducacional.com

7 Comments

  1. 17 de fevereiro de 2017 at 17:31 — Responder

    Предлагаем услугу,по добавлению/удалению положительных/отрицательных отзывов, о Вашей компании,продукции,услугах.
    Также видео-отзывы.Любой человек который собирается что либо купить, или заказать (товар/услугу) – сначала вбивает в поисковую строку следующую фразу – Отзывы о компании,фирме и тут можете быть именно Вы!
    И если человек видит положительные отзывы или отрицательные, он сразу же принимает решение! Какое? Всё зависит от Вас!Удалим любой негатив из сети. Также предлогаем прогон по более чем 200+ тысяч предприятий через обратную форму связи!
    Контакты! vastutnet2017(собачка)mail(точка)ru . Telegram (собачка)VasTutNet тлф/Viber/WhatsApp +7(937)3688977 сайт vastutnet(точка)ru

  2. 8 de março de 2017 at 03:24 — Responder

    Dec 8, 2016 Ортопедический пластырь изготавливается по современной технологии и ZB Pain Relief Orthopedic plaster не содержит химических plastyr.moykrest.ru

  3. 24 de março de 2017 at 16:05 — Responder

    АлкоБарьер избавься от алкоголизма! Магазин Хитовых Товаров

  4. 9 de abril de 2017 at 10:26 — Responder

    лечение алкоголизма мариуполь форум принудительное лечение алкоголизма средство РѕС‚ алкоголизма РІ аптеках Купить АлкоБарьер средство РѕС‚ … pronews24.ru

  5. 19 de junho de 2017 at 20:50 — Responder

    I just want to mention I am beginner to blogging and certainly enjoyed your web blog. Probably I’m want to bookmark your website . You surely come with really good article content. Regards for sharing with us your web site.

  6. 8 de novembro de 2017 at 13:19 — Responder

    Низкая репутация компании, негативные отзывы способны поставить ваш бизнес в сложное положение. Отзывы – один из инструментов, который поможет повысить репутацию и рейтинг, что позволит привлечь больше клиентов. Поможем написать и поместить положительный посев информации. Он на 100% уникален и пишется специально под конкретного заказчика, с заданными параметрами. Все отзывы написаны реальными людьми, проживающих в разных городах России.
    Так же повысят ваши продажи: ВИДЕО-ОТЗЫВЫ – сняты на любительскую камеру. В них обычные люди своим языком рассказывают положительный отзыв о вас, о ваших товарах и услугах! Продолжительность ролика 1-2 минут. Эффект мощнейший. Не зря говорят – лучше один раз увидеть – чем 100 раз услышать!
    P/S извините за спам – если вы хотите отписаться, от рассылки просто напишите письмо с вашей почты с заголовком «отписаться от рассылки» и мы удалим ваш адрес.

    Готов ответить на все ваши вопросы.
    С уважением Николай.

    Email:infoprseo@gmail.com
    Skype:companypr22
    Тел.+79814661488

  7. 13 de dezembro de 2017 at 13:28 — Responder

    Открою для Вас почтовые ящики:

    Работаю без посредников. На выходе получаете пароль которым пользуется владелец ( пароль не меняю, человек ни о чём не догадывается )

    Постоянным/оптовым клиентам предоставлю лучшие условия.

    Приватность превыше всего. Не распространяю информацию о заказчике.

    Ни при каких обстоятельствах не прошу аванс. Платите по факту предоставления доказательств об успешно проделанной работе.

    Доказательства ( фото почты либо фото вашего письма ) и т.п.

    Расценки Мaил:лиcт:бк:инбoкс = 3000 рублей, яндекc = 4000p + Корпоративные.

    Vk 4000р

    Так же доступ в личный кабинет “билайн” “мтс” пробив/детализация, блокировка номеров билайн, мтс.

    Для связи писать: uslugiopen3 @ gmail. com ( пробелы стереть )

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *