Notícias

Ensino Híbrido: O que é e como colocá-lo em prática

O Ensino Híbrido combina ambientes, pessoas e ferramentas para ampliar a aprendizagem. Conheça mais sobre essa tendência da educação no século 21!

O ensino híbrido (em inglês, blended learning) é a abordagem que aposta em alternar diferentes momentos de aprendizagem em torno de uma única temática. Dessa forma, alunos têm a chance de aplicar e construir o conhecimento em etapas. O ensino híbrido também implica na valorização de diversos tipos de inteligência – visual, auditiva, cinestésica, musical, etc. – já que cada momento pode estimular certas habilidades.

Leia mais: Neurociência: Você sabe como seus alunos aprendem?

Dentre as possibilidades do ensino híbrido estão: momentos individuais e coletivos, online e offline, de debate e produção, em sala de aula e em campo. Observe que o ensino híbrido não descarta a aula expositiva, mas a complementa.

ensino híbrido

Apesar de, hoje, estar intrinsecamente relacionado ao uso de tecnologia digital, o ensino híbrido tem mais a ver com a reorganização do tempo e do espaço da aula, além dos papéis de aluno e educador. Ou seja, entregar um tablet na mão de cada estudante não caracteriza, necessariamente, o ensino híbrido: ele se concretiza quando as diferentes composições de trabalho se entrelaçam para ampliar a aprendizagem.

Organize-se: Conheça a rotação por estações de aprendizagem

Ensino híbrido com tecnologia

Com o uso de ferramentas digitais, porém, existem sim novas possibilidades – dentre as mais marcantes está a personalização do ensino respeitando o ritmo de cada aluno. Isso ocorre nos momentos online, em que cada um pode enveredar por um caminho a partir do mesmo ponto de partida.

Em plataformas de estudos como o Geekie Lab e o Geekie Games, o estudante pode rever aulas em vídeo ou texto, fazer e refazer atividades quando há necessidade e avançar de acordo com as etapas cumpridas individualmente. O sistema reconhece seus erros e acertos para indicar os melhores conteúdos que preencham lacunas em seu aprendizado.

Por fim, são gerados relatórios de desempenho, tanto para estudantes quanto para educadores – dessa forma, tanto o aluno pode acompanhar seu desenvolvimento, quanto o professor, coordenador ou gestor pode tomar decisões pedagógicas e reorientar práticas em sala de aula para apoiar a aprendizagem de sua turma. Mais uma vez, como prega o ensino híbrido, online e offline se complementam.

Baixe o ebook gratuito: 9 estratégias pedagógicas com Geekie Lab

1 Comment