Infográficos

Ensino adaptativo: um guia prático para você começar | Infográfico

O ensino adaptativo é uma tendência para a Educação do século 21. Conheça a abordagem e siga nosso infográfico para começar a usá-lo sem mistério!

O ensino adaptativo explora a tecnologia educacional de forma a melhorar o aprendizado individual, reconhecendo o que, onde, como e quando cada aluno aprende com mais facilidade. Enquanto, na sala tradicional, o professor dá aulas considerando a turma como um todo, sem tempo para olhar atentamente para as dificuldades ou facilidades particulares de cada aluno, no ensino adaptativo ele utiliza dados para identificar a melhor forma de apoiar o desenvolvimento de cada um.

Isso é feito através do big data (leia mais sobre Big Data clicando aqui), utilizado em plataformas de estudos como o Geekie Lab, que funcionam da seguinte maneira: primeiro, alunos interagem com a plataforma, assistindo aulas, realizando exercícios e simulados; por meio de seus erros e acertos, a plataforma mapeia seus pontos fortes e fracos e as lacunas em seu aprendizado. A partir desses dados, ela indica conteúdos que se adequem ao tempo disponível para estudos e os objetivos de cada aluno. Portanto, quanto mais o aluno interagir com a plataforma, mais apurado será o diagnóstico.

Além de a própria plataforma de ensino adaptativo oferecer essa trilha de aprendizado personalizada, ela também gera informações individuais e de turma para os educadores, que conseguem acompanhar em detalhes a evolução de seus alunos. Eles têm acesso a padrões de comportamento, como, por exemplo, por quanto tempo o estudante esteve online, quais páginas visitou e quantos minutos levou para realizar uma atividade – sem falar nos gráficos de performance em cada área de conhecimento ou disciplina.

Leia mais: Neurociência: você sabe como seus alunos aprendem?

Tudo isso deve ser utilizado para reorientar a prática pedagógica de acordo com as necessidades reais dos alunos. A forma de trabalhar conteúdos com o ensino adaptativo também pode variar de acordo com tipos de inteligência que mais se manifestam em cada estudante – usando vídeos e imagens para acessar alunos com inteligência visual mais desenvolvida; música e fala para aqueles com maior inteligência auditiva; e assim por diante.

Confira o infográfico sobre Ensino Adaptativo e acabe com suas dúvidas acerca do tema:

Ensino adaptativo - infográfico

Gostou do material? Você também vai gostar de:

4 Comments

  1. 2 de novembro de 2016 at 11:39 — Responder

    Excelente!

    • 22 de março de 2017 at 03:51 — Responder

      Pas étonnant qu’on en parle autant après nous avoir bassiné les oreilles avec toutes les nouvelles versions de la bête, apportant chacune son lot de nouveautés rÃlai©utionnvores. C’est le 2è effet kisscool du marketing Apple on va dire

  2. 22 de março de 2017 at 04:16 — Responder

    Hi,We will only be in town for two weeks beginning the night of the Dec. 21st. Our son’s board, shaped by Ryan Engle, fell off the wall with part of the surfboard rack just as we were leaving in Oct. We would like to make an appointment to repair the ding for Sat the 22nd so we can get it back in time for him to use it before we leave. Please let us know if this will be possebli.ThanksRobin

  3. 22 de outubro de 2017 at 13:07 — Responder

    I simply want to mention I am newbie to blogging and really loved you’re blog site. Probably I’m want to bookmark your website . You definitely have remarkable articles. Many thanks for sharing with us your web site.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *