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Educação para o Empreendedorismo: multidisciplinaridade, colaboração e competências

Especialista em Gestão e Empreendedorismo Educacional, Thiago Chaer acredita que o modelo de ensino tradicional deve se adaptar para criar jovens empreendedores. Ele destaca a multidisciplinaridade, a colaboração e as competências socioemocionais como o caminho para inovação:

Dos mais novos aos adultos, mas sobretudo os adolescentes, nossos alunos têm um olhar muito peculiar sobre o mundo deles – sobre o mundo dos outros, onde estão pais, professores, instituições de ensino e a sociedade como um todo.

Este admirável mundo novo que todos procuram comprova que não se pode viver isoladamente; ainda que cada um tenha as suas próprias habilidades (sejam elas cognitivas, interpessoais ou intrapessoais) e determinadas aptidões mais afloradas, um ambiente excludente inviabiliza possibilidades de ensinar, aprender e empreender. O jovem que faz seu caminho para o mundo adulto também aprende a necessidade do coletivo.

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A complementaridade, afinal, deve fazer parte da educação para que o aprendizado seja global. Ensinar empreendedorismo requer juntar múltiplos saberes dentro de um propósito coletivo. Assim, se aprende a conhecer, a fazer, a ser e a conviver… As famosas competências socioemocionais.

Do contrário, impedir a integração colaborativa e coletiva é perpetuar o hiato entre a sala de aula e a “lado de fora”. Compartimentar, categorizar, dividir grupos e temas como se, na realidade, elas não se relacionassem, afasta ainda mais nossos alunos não apenas da escola, mas da possibilidade de empreender durante a vida.   

A tecnologia já está inserida nos mais diversos ambientes sociais, dentro e fora da escola. Basta pensar na sua rotina (que provavelmente envolve celulares, computadores, caixas eletrônicos e compras online) para perceber que não temos como voltar. Porém, do ponto de vista humano, é possível avançar. Evoluir em prol de uma sociedade melhor, para um mundo realmente admirável, com uma nova escola, uma nova economia, uma nova educação – e a tecnologia como forma de apoiar e ampliar as ações humanas.

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A reunião de múltiplas habilidades e competências não seria um caminho para aprender e ensinar os novos modelos de empreendedorismo? Não seria o professor uma pessoa capacitada para cocriar caminhos de integração entre o real e o virtual, o emocional e o racional, a criatividade e a inovação?

Esse é um caminho possível se nos desapegarmos da ideia de um modelo único de ensino e permitirmos que pais, professores e gestores escolares elaborem, em parceria, abordagens para uma aprendizagem personalizada, onde diferentes competências e habilidades, de fato, se complementam, se apoiam e se aprimoram reciprocamente. Talvez, na intersecção entre métodos, tecnologias, habilidades, competências e experiências, resida a oportunidade de estabelecermos um modelo educacional de adaptativo, flexível para se moldar às diferentes necessidades de nossos estudantes.

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* Thiago Chaer, Head de Experiências Digitais de Aprendizagem na TecTrain, é especialista em Gestão e Empreendedorismo Educacional. Com 15 anos de experiência em tecnologia e inovação, foi palestrante na Bett Brasil Educar 2016, maior evento de educação da América Latina.

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