Ebooks

Ebook: Pequeno glossário de inovação educacional

O debate sobre inovação educacional pode ser pouco inclusivo, cheio de siglas e termos em inglês. Nesse pequeno glossário, você confere o que significam as principais ferramentas e abordagens que são tendência na educação do novo milênio. Baixe gratuitamente!

Baixe agora: Pequeno glossário de inovação educacional

Vivemos em uma era de crescimento tecnológico exponencial. Basicamente, isso significa que as novidades chegam em velocidade alucinante: a quantidade de informações disponíveis em uma única edição do jornal New York Times, por exemplo, é maior do que a que um cidadão da Idade Média receberia ao longo de toda a sua vida. A inovação tem um ciclo mais breve – nada é novo por muito tempo – e mais rápido; se, nos últimos 100 anos, crescemos linearmente, os próximos 100, com crescimento exponencial, devem equivaler a 20 mil anos de mudanças!

Parece chocante, mas pense bem. Se seu computador não é atualizado por seis meses ele já está ultrapassado. A rede social mais popular do momento não é a mesma um ano depois. Isso sem falar em descobertas que envolvem a robótica, neurociência, biotecnologia, inteligência artificial.

Em 2014, Carl Frey, doutor em economia da Universidade de Oxford, já havia dito que 47% das profissões atuais corriam risco de entrar em extinção. Muitos apostam que o caminho será deixar o operacional às máquinas, enquanto seres humanos se ocupam de trabalhos intelectuais e criativos. Se esse é o caso, como preparar toda uma geração de jovens para um futuro sobre o qual temos pouca certeza?

Deixamos o paradigma de uma sociedade hierarquizada, imposto pela Era Industrial, para um novo contexto, em que o conhecimento está acessível para todos. Essa é a chamada Era da Tecnologia ou Era da Informação – e, como parte dela, somos contemplados por novos desafios, como a necessidade de uma aprendizagem que seja realmente significativa para esta geração.

Esse cenário de transformação colocou em pauta qual o papel da escola. De repente, transmitir dados – fixos, engessados – parou de fazer sentido. Afinal, o conteúdo se torna obsoleto rapidamente. Hoje, a maioria dos educadores concorda que a escola deve exercitar as competências e habilidades para o século 21, que permitirão que os alunos analisem, decidam e atuem sob as mais variadas circunstâncias.

Assim, passam a surgir tendências e apostas para a educação do século 21. São abordagens, metodologias e ferramentas cujo propósito é engajar alunos, ampliar a aprendizagem, personalizar o ensino ou mesmo economizar o tempo do professor. Entretanto, os termos usados para se referir a essas inovações podem confundir à primeira vista; muito vêm do inglês, outros utilizam siglas e, no geral, estão muito distantes da realidade escolar.

Neste glossário, vamos apresentar de forma simples e concisa alguns dos termos que você já deve ter ouvido por aí, além de mostrar na prática como aplicá-los em sala de aula. Esperamos que esse conteúdo facilite a rotina escolar e coloque você, educador, no centro do debate educacional. Aproveite!

Baixe gratuitamente: Pequeno glossário de inovação educacional

No ebook Pequeno glossário de inovação educacional, você confere textos breves e infográficos para explicar cada um dos termos abaixo – além de como aplicá-los à rotina escolar:

  • Big data
  • MOOCs
  • Recursos Educacionais Abertos (REAs)
  • Realidade Virtual
  • Ensino Híbrido
  • Rotação por estações de aprendizagem
  • Sala de aula invertida
  • Ensino Adaptativo
  • Peer to peer
  • Gamificação
  • Aprendizagem Maker
  • Project Based Learning
  • Problem Based Learning

Clique aqui para baixar: Pequeno glossário de inovação educacional

12 Comments

  1. 8 de novembro de 2016 at 21:49 — Responder

    Great beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog site? The account helped me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

  2. 23 de novembro de 2016 at 17:57 — Responder

    I look at this part of writing fully concerning the comparison of hottest and
    earlier technologies, it’s amazing article.

  3. 24 de novembro de 2016 at 09:31 — Responder

    Esto es ¡genial! No he leído algo como esto en mucho tiempo . Maravilloso hallar a alguien con algunas ideas propias sobre este tema. Este blog es algo que se necesita en la blogoesfera , alguien con un poco de originalidad. Un trabajo útil para traer algo nuevo a Internet. Gracias de todos lo que te leemos.

  4. 1 de dezembro de 2016 at 15:25 — Responder

    Good day! I really could have sworn I’ve been to this blog before but after checking through a few of the post I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!

  5. 27 de dezembro de 2016 at 19:17 — Responder

    Some truly interesting details you have written.Assisted me a lot, just what I was searching for : D.

  6. 1 de fevereiro de 2017 at 01:10 — Responder

    vMntg3 Major thankies for the article post.Really thank you!

  7. 3 de março de 2017 at 00:11 — Responder

    I really like and appreciate your blog post.Really looking forward to read more.

  8. 4 de março de 2017 at 20:16 — Responder

    CEooBC What are the best schools for a creative writing major?

  9. 9 de maio de 2017 at 09:32 — Responder

    I7SyBS This blog is obviously entertaining and factual. I have found a lot of useful tips out of this amazing blog. I ad love to return over and over again. Thanks a lot!

  10. 10 de maio de 2017 at 10:34 — Responder

    4IqEBx Really informative post.Really looking forward to read more. Want more.

  11. 13 de maio de 2017 at 12:55 — Responder

    Enjoyed every bit of your post. Much obliged.

  12. 19 de junho de 2017 at 23:02 — Responder

    I simply want to mention I am all new to blogging and truly savored this web-site. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog . You surely come with fantastic well written articles. Cheers for sharing with us your website page.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *