Como a tecnologia empodera os alunos (segundo eles mesmos)

Colunas

Em artigo publicado no site Nova Escola, Claudio Sassaki compartilha depoimentos de jovens que passaram no vestibular graças à plataforma da Geekie e reflete sobre como a tecnologia empodera os alunos no processo de aprendizagem. Leia parte do texto e acesse-o na íntegra neste link
Por Claudio Sassaki, CEO da Geekie
Acredito que um dos maiores prazeres no trabalho com Educação está em ver o resultado dos nossos esforços: alunos entendendo o conteúdo, vendo significado no que aprendem, estabelecendo objetivos sólidos e avançando em sua vida acadêmica. Eu tenho observado que a tecnologia, se bem utilizada pelos docentes, pode favorecer muito esse processo. Concorda comigo? Mas de que forma isso ocorre?
Eu acredito que a tecnologia dá mais poder ao professor e ao aluno. Fornece dados, cria novas possibilidades e resolve rapidamente atividades burocráticas. Os estudantes passam a ter mais autonomia, deixando de ser receptores passivos de informações para serem protagonistas do próprio aprendizado. Isso porque a tecnologia é capaz de fazer com que o aluno conheça melhor seus pontos fortes e fracos, e tenha insumos para aprender de forma mais eficiente, onde e quando quiser.
O que dizem os estudantes
Mas vou deixar que os próprios estudantes falem. Compartilho com você alguns dos relatos que recebemos de usuários do Geekie Games que estudaram em escolas públicas.
A escola tem um papel fundamental na inclusão social do aluno e em apontar as possibilidades e o caminho a ser seguido. Mas muitas vezes estudar somente no ambiente escolar não é suficiente, precisamos de um reforço extra. Ter autonomia para buscar seus sonhos é o que torna você diferente da maioria”.
Essa fala é de Francisco Sebastião de Sousa, de 19 anos, que terminou o Ensino Médio em 2015 e passou no curso de Sistema de Informação da Universidade Federal do Piauí. É interessante notar a maturidade de sua opinião sobre a importância do papel da escola. Abaixo, veja depoimento de Renan Lorenzon Rigotti, 17 anos, de Cuiabá (MT), aprovado no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso:
“Ao voltar da escola, eu estudava pela internet e revisava os conteúdos diários. Resolvi muitas das dúvidas que tinha, principalmente em Física e Matemática. É fundamental revisar os conteúdos que você sente dificuldades quantas vezes for necessário”.  
Muitos alunos comentam sobre a dificuldade em administrar o tempo. Não é fácil estudar todo o conteúdo para o vestibular, realizar tarefas regulares da escola e ainda dar conta de outras atividades. O diagnóstico e a criação de um plano de estudos é algo importante para ajudá-los a ganhar tempo.
Leia o restante do artigo neste link.
 

Comment section

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caret-downcheckchevron-downclosedouble-arrow-downfacebook-squareforwardhamburgerhamburgerinstagram-squarelinkedin-squarememberpauseplaysearchsendtwitter-squareyoutube-square