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5 boas perguntas para deixar os alunos mais envolvidos na aula

Fazer boas perguntas é essencial para a aprendizagem – mas o que são boas perguntas? A educadora Claudia Zuppini dá estratégias para planejar com eficiência e inserir questionamentos em sua aula. Confira:

Desde a antiguidade, os homens buscam o conhecimento através de perguntas que faziam, pela observação da natureza, das manifestações do mundo ao seu redor. Foram essas inquietações que fizeram com que a humanidade avançasse cada vez mais no conhecimento.

Grandes filósofos desenvolveram estruturas de pensamentos para atingir o ápice do conhecimento, todas focadas no questionamento sobre seu objeto de estudo.

A maiêutica, por exemplo, criada por Sócrates no século IV a.C., segue uma linha da filosofia que busca a verdade dentro do homem através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado. O aluno seria indagado pelo seu tutor até chegar à luz de ideias complexas.

Saber fazer perguntas estratégicas é o cerne do trabalho docente. Perguntas bem estruturadas colaboram para que os alunos consigam compreender conceitos complexos, quando feitas em blocos que permitam uma progressão por cada parte que constitui o todo.

Questionar é a arte de sequenciar perguntas.

Você sabe por que os professores fazem perguntas em suas aulas? Segundo Lemov, 2011 para termos aulas produtivas os professores fazem perguntas para:

ORIENTAR OS ALUNOS PARA QUE COMPREENDAM UM ASSUNTO NOVO

A meta é construir o conhecimento e o domínio sobre um determinado conceito ou habilidade sistematicamente pré-planejada (o objetivo da aula), o que é geralmente feito partindo de uma ideia simples e antecipando os pontos nos quais os alunos podem vir a ter dificuldade.

ESTIMULAR OS ALUNOS A REALIZAR A MAIOR PARTE DO RACIOCÍNIO

Esse objetivo é usado quando o professor supõe que os alunos já têm um conhecimento anterior, que começaram a dominar. A finalidade é fazer com que eles reconheçam essa informação e se apropriem dela, por meio de estímulos para que realizem a maior parte do trabalho.

CORRIGIR UM ERRO

O aluno dá uma resposta errada e o professor aproveita para dividir o conceito original em partes menores, ampliando a compreensão por meio de mais perguntas, com o intuito de que ele domine o conceito original. Esse tipo de questionamento tende a ser uma sequência de perguntas reativas e mais curtas.

“PUXAR” MAIS OS ALUNOS

O professor reage a um aluno que aparenta ter domínio sobre um determinado conteúdo – que responde corretamente a uma pergunta ou a uma série delas – propondo que ele aplique o conceito em um nível de dificuldade maior ou em um contexto diferente, de forma a testar a solidez da resposta correta e favorecer a ampliação do conhecimento do aluno. Esse tipo de técnica também envolve sequências de perguntas reativas e mais curtas.

VERIFICAR O ENTENDIMENTO

O professor utiliza o questionamento para testar o domínio dos alunos sobre determinado assunto, escolhendo uma pergunta estratégica para saber quanto eles aprenderam daquilo que ensinou. Essa pergunta pode ser feita oralmente ou por escrito, checando rapidamente os resultados para que se possa dar continuidade ao assunto.

Leia mais:

Há cinco maneiras de criar perguntas claras e concisas!

O tipo de questionamento do professor pode ter mais do que uma das intenções citadas. O importante é que as perguntas possam estimular os alunos a desenvolverem o conceito ou habilidade almejada, além de engajá-los na aula.

Ao fazer perguntas para tornar as aulas mais produtivas, o professor deve se certificar de que, caso os alunos não acertem algumas, não seja por elas estarem mal formulada; por isso, as perguntas devem ser claras e concisas.

cinco maneiras para deixar suas perguntas mais claras e concisas, de acordo Lemov:

  1. Comece com um pronome interrogativo: Que, quando, por que, como. Assim, os alunos saberão que você está fazendo uma pergunta e começarão a pensar na resposta desde o início.
  2. Limite suas perguntas a duas frases: Perguntas muito elaboradas confundem alunos iniciantes, faça perguntas rigorosas e exigentes, mas limite-as a duas orações.
  3. Quando forem importantes, escreva suas perguntas antecipadamente: A melhor maneira de formular a pergunta exata é por escrito, como parte do planejamento da aula.
  4. Faça uma pergunta real: Diga: “Por que a personagem acha isto?” em vez de “mas a personagem não acha isto?”. A segunda frase confunde os alunos e deixa implícita qual resposta o professor espera.
  5. Parta do pressuposto que eles sabem a resposta: Pergunte: “Quem pode me dizer…” em vez de “será que alguém pode me dizer…”. A segunda frase expressa dúvida.

Percebam que é o no momento do planejamento que essas questões devem ser elaboradas. Elas devem estar de acordo com o objetivo que se pretende alcançar na aula.

Muitas vezes, não tomamos tais cuidados na formulação de questões, mas são esses pequenos detalhes que fazem a diferença e demonstram o cuidado do professor no planejamento de sua disciplina. As questões bem formuladas irão colaborar para que os alunos possam evoluir no seu processo cognitivo, além de proporcionar maior engajamento, por parte deles, na aula.

Leia mais:

* Claudia Zuppini é formada em Pedagogia com Especialização em Ensino Fundamental pela FEUSP/USP e em Gestão Escolar pela UFABC FEUSP/USP e Mestre em Educação pela PUC-SP, na linha de pesquisa sobre Formação de Professores. Claudia tem 26 anos de experiência em educação como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e diretora de escola. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola, na sua primeira edição para gestores. Consultora educacional da Fundação Lemann no Programa de Técnicas Didáticas. É sócio-fundadora da Elos Educacional atuando em parceria com a Fundação Lemann na coordenação do Programa de Formação de Professores e Gestores em Técnicas Didáticas e na formação de equipes gestoras no Programa Gestão para a Aprendizagem.

1 Comment

  1. 30 de janeiro de 2017 at 11:44 — Responder

    Wow, fantastic weblog structure! How lengthy have you ever been running a blog for?¡­

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