Notícias

Entre o físico e o digital: possibilidades, desafios e avanços na Educação

Em março, a Geekie terá uma série de bate-papos online sobre os desafios e as possibilidades de um ensino híbrido na Educação do século XXI

O uso da tecnologia na educação é um tema que está na pauta das escolas e também da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo assim, os bate-papos de março serão especiais sobre os desafios que essa transição coloca para toda a comunidade escolar.

Serão, ao todo, três encontros virtuais, centrados no tema: “Entre o físico e o digital: possibilidades, desafios e avanços na Educação”. Os bate-papos contarão com a participação de estudantes, educadores e coordenadores das escolas parceiras, além de consultores e especialistas da própria Geekie.

Confira os temas de nossa agenda:

Contextualização e Pensamento Crítico em sala de aula

Nesta conversa, vamos abordar a importância do uso de produções do campo Jornalístico-Midiático e o uso de outras mídias em sala de aula. Como as linguagens da imprensa são um tema da BNCC abordado ao longo de todo o Ensino Fundamental II, nosso bate-papo irá tratar sobre as possibilidades do uso de notícias, reportagens, artigos opinativos, editoriais, vídeos e outros conteúdos audiovisuais.

A BNCC define o trabalho com esses materiais como uma maneira de ampliar e qualificar a participação dos estudantes nas práticas relativas ao trato com a informação e a opinião. Além disso, as atividades com produtos da imprensa é uma forma de construir conhecimentos e desenvolver habilidades envolvidas na “escuta, leitura e produção de textos”. Essa é uma habilidade importante para despertar a sensibilidades nos estudantes pelos fatos que acontecem em suas comunidades, cidades e no mundo.

Você já pode fazer a inscrição para este primeiro bate-papo usando este link. Ele vai ser no dia 14 de março, às 16h, pelo YouTube.

Transição para o digital: adequação do ensino para os estudantes do século XXI

O boom da internet ao longo da década de 2000 alterou o perfil dos estudantes. Os membros da Geração Z, aqueles que nasceram no século XXI, já são nativos digitais e chegam na sala de aula com novos desafios para os educadores. Apesar disso, a educação ainda não se modernizou totalmente para atender as demandas e particularidades desses novos estudantes.

O desafio está imposto, mas uma dos principais pontos que ainda permeiam essa questão é como os estudantes e seus familiares lidam com essa transição. Um material digital representa o abandono do caderno e de atividades sem o auxílio da tecnologia? Estudar em um computador pode mesmo dispersar a atenção do estudante?

Para responder essas perguntas, vamos conversar diretamente com quem sente na pele a troca dos meios físicos pelo digital. Convidamos uma estudante e sua mãe para conversar com o Gerente de Produto da Geekie, Leonardo Carabet.

Ensino Híbrido e as diferentes formas de aprender

O terceiro tema dos bate-papos de março, sobre as relações entre os meios físicos e digitais na Educação, aborda justamente a parceria entre essas duas mídias. Físico e digital podem, e devem, conviver em harmonia na sala de aula. A adoção de uma plataforma digital não dispensa as atividades feitas sem a tecnologia, a questão é conseguir combinar os dois de forma a dar mais significado à aprendizagem dos estudantes.

Caderno, cartolina, prova escrita, rubrica, feedback 360º, régua, lápis de cor, compasso, caderno de desenho… são inúmeros os exemplos de suportes, atividades e avaliações que podem ser usados de forma autônoma ou conjunta com a tecnologia. Como os estudantes apresentam diferentes formas de aprender (visual, auditiva e cinestésica), cabe ao educador e à escola proporcionar alternativas e possibilidades múltiplas para cumprir com os objetivos propostos para a Educação do aluno ou da aluna.

Quer participar dos bate-papos online da Geekie? Então se inscreva em nossa newsletter para acompanhar as divulgações das datas, horários e participantes.

Confira aqui quais foram os temas de nossos últimos bate-papos online:

SHARE

Entre o físico e o digital: possibilidades, desafios e avanços na Educação