Infográficos

Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) em 7 passos | Infográfico

O project based learning, ou aprendizagem baseada em projetos, relaciona a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais. Veja o infográfico com 7 passos para aplicar essa abordagem da Educação no novo milênio:

O Project Based Learning (PBL), que significa “aprendizagem baseada em projetos“, aposta na construção de conhecimento por meio de um trabalho longo de investigação que responda a uma pergunta complexa, problema ou desafio. A partir dessa questão inicial, os alunos se envolvem em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação até chegar a uma solução ou produto final.

A aprendizagem baseada em projetos torna o aprender e o fazer inseparáveis. Aprender com o PBL tem a ver diretamente com a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento. E é especialmente na etapa final, a produção de resultados, que a tecnologia enriquece o processo: alunos podem organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo uso de gráficos e tabelas, vídeos, aplicativos, ferramentas.

Professor e aluno na Aprendizagem Baseada em Projetos

É importante ressaltar que, nessa metodologia, não cabe ao professor expor todo o conteúdo para que, então, a turma comece a trabalhar. São os próprios alunos que vão buscar os conhecimentos necessários para atingir seus objetivos, contando com a orientação do educador – portanto, um mesmo projeto realizado por grupos distintos pode chegar a resultados completamente diferentes e, inclusive, acrescentar aprendizados diferentes.

Quer um exemplo? Digamos que o objetivo seja incentivar os moradores do bairro a comer de forma mais saudável. Existem dezenas de caminhos possíveis para se atingir essa meta: um grupo pode optar por criar uma horta comunitária, enquanto outro pode desenvolver um aplicativo que mostre onde há comida orgânica mais barata na região.

Portanto, é comum que a Aprendizagem Baseada em Projetos trabalhe a transdisciplinaridade, envolvendo competências e temáticas pertencentes a várias das matérias escolares. As habilidades para o século 21 são desenvolvidas ao longo de toda a jornada – especialmente autonomia, curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal.

A Aprendizagem Baseada em Projetos em 7 passos

Aprendizagem Baseada em Projetos infográfico

Gostou? Não deixe de conferir estes infográficos:

5 Comments

  1. 21 de novembro de 2016 at 14:38 — Responder

    Rua Raposo Tavares
    341/ 32

  2. 21 de novembro de 2016 at 17:56 — Responder

    Ótimo esse assunto, são realidades que temos aplicar a educação híbrida.

  3. 22 de novembro de 2016 at 09:33 — Responder

    Excelente texto! Dinamiza a aula e o foco não fica exclusivamente sobre as informações do professor e os alunos vão aprender a buscar para além dos referenciais teóricos da disciplina.

  4. 26 de janeiro de 2017 at 12:41 — Responder

    Amei tais ideais baseados em projetos didáticos. É fato que inovação e personalização do ensino nesse enfoque pode tornar-se realidade.

  5. 17 de maio de 2017 at 15:52 — Responder

    Olá, boa tarde! Estou entrando em contato em função do meu interesse em investir em um projeto pessoal, de concretização acadêmica. Sou professora de línguas estrangeiras, em fase de doutoramento em Letras, e começo a me organizar para, ao término do doutorado, me dedicar ao ensino baseado em projetos ou em problemas PBL e seus preceitos. Considerando a atual condição financeira, de possibilidade de investimentos, gostaria de um contato ou, até mesmo, de conhecer pessoalmente alguma unidade exemplo de escoma inovadora para ir amadurecendo a ideia desse investimento. Agiardo, desde já, obrigada. Sandra

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *