Notícias

Apoio ao professor: o que ele quer em cada etapa de sua carreira?

Como a gestão pode dar apoio ao professor em cada estágio de sua vida profissional? Saiba o que querem professores iniciantes, intermediários e veteranos.

O texto “Apoio ao professor: o que ele quer em cada etapa de sua carreira?” é uma tradução do artigo “Personalizing for teacher needs“, do portal Edutopia. Clique no link para acessar o original.

A ideia de personalizar a educação se aplica de várias maneiras. Queremos conhecer e entender nossos alunos como indivíduos, assim como personalizar sua instrução de acordo com as nuances da aprendizagem de cada um. Paralelamente, personalizar  a trajetória do professor faz sentido porque, afinal, educadores também são indivíduos e, tanto quanto os estudantes, possuem talentos e necessidades únicas.

Entretanto, descobrir do que os educadores precisam em cada estágio de suas carreiras pode ser uma tarefa árdua. Seus desejos mudam quanto mais tempo passam na área da educação. Como dar apoio ao professor em cada etapa de sua vida profissional?

Apoio ao professor iniciante

Professores iniciantes são aqueles que possuem três ou menos anos de experiência em sala de aula. Eles querem mentoria e orientação. Muitos necessitam de suporte no que concerne planejamento de aulas e de recursos, gestão da sala de aula, organização do tempo.

Além disso, professores iniciantes costumam ser corajosos e dedicados, prontos para mergulhar no trabalho – por isso, saber que seus colegas mais experientes confiam neles, dentro e fora de sala de aula, é de extrema importância. Ao mesmo tempo, parte do apoio ao professor iniciante é fazê-lo sentir-se incluído pela equipe; o que significa nutrir a simpatia e a colaboração entre colegas, assim como ter pessoas dispostas a responder perguntas quando necessário.

Estes são 3 passos para dar apoio ao professor iniciante:

Crie um processo formal de integração em sua escola

Encontre um local acessível para colocar todas as informações logísticas – isso pode ser tão simples quanto uma planilha ou pasta online, em que serão guardados dados, manuais de “como fazer” e “passo a passo” para cada situação. Inclua templates de formulários e documentos, mapas, agendas e calendários, etc.

Permita que os professores iniciantes assistam às aulas de colegas mais experientes e reserve alguns momentos de formação para que eles discutam esses encontros. Isso serve como apoio ao professor iniciante para criar suas próprias aulas, ter novas ideias e refletir sobre o tipo de profissional que deseja se tornar.

A gestão escolar deve acompanhar de perto esses educadores. Criar oportunidades para que eles continuem aprendendo, refletindo sobre a prática pedagógica e observando seu desenvolvimento aumenta a satisfação profissional e a retenção de professores.

Apoio ao professor
Agrupe professores experientes e iniciantes para que eles compartilhem experiências. Além de contribuir para a prática dos novos profissionais, os educadores com mais tempo de casa se sentem valorizados pela posição de liderança.

Escolha professores mentores com sabedoria

Busque conhecer as personalidades, forças e desafios de seus professores veteranos para, então, agrupá-los com professores iniciantes – seus mentorados. Será sábio combinar profissionais da mesma disciplina, ou isso não fará diferença? Quanto tempo mentores e mentorados devem passar juntos? Os professores experientes estão dispostos a se comprometer com a formação dos novos colegas? Além do perfil individual, considere os recursos da escola antes de traçar os objetivos desejados.

Não se esqueça de reservar esse tempo para as formações e mentorias. É comum que professores fiquem tão envolvidos com suas responsabilidades diárias que acabe sendo difícil parar para refletir. Portanto, reserve tempo da agenda para esses encontros, práticas colaborativas e nutrição de relacionamento entre colegas.

Não perca: A importância do feedback na formação de professores

Continue o acompanhamento após o primeiro ano

Um grande desafio para professores iniciantes é a interrupção brusca de seu acompanhamento após o primeiro ano de trabalho. Muitos deixam de receber mentoria e suporte, mesmo enquanto ainda sentem ser necessário. Um professor admitiu “Só porque eu estou ensinando há dois anos, não significa que eu não precise mais do mesmo nível de orientação que recebia em meu primeiro ano. Eu ainda tenho dificuldade em diversas áreas e sinto que preciso de um mentor”.

Apoio ao professor intermediário

Esses são os professores que já passaram entre 4 e 10 anos em sala de aula. Eles esperam apoio e colaboração, mas em uma intensidade diferente daquela recebida pelo professor iniciante: professores intermediários estão confortáveis em suas carreiras e, por isso, sentem que podem experimentar, explorar novos caminhos, se arriscar. Ao mesmo tempo, querem receber feedback de seus colegas ao longo desse processo.

Nutrir o relacionamento entre colegas, embora ainda importante, também adquire uma nova perspectiva. Não somente esses professores precisam manter as relações que já estabeleceram com os colegas, como também passam a conhecer seus gestores em uma esfera mais pessoal. Como atingir suas expectativas:

Apoio ao professor
Professores com mais vivência em sala de aula são beneficiados por sistemas bem estruturados, que agilizam as reuniões. Ajude-os a tomar decisões pedagógicas mais acertadas através de dados, protocolos e feedbacks.

Use dados e protocolos nos encontros

Protocolos aumentam o foco e a produtividade dos encontros entre professores e gestores. Seguir uma estrutura bem definida (por exemplo, “observações de sala de aula”, “falas dos alunos”, “resultados”) não apenas facilita o compartilhamento de práticas pedagógicas como permite que o professor receba feedbacks mais apurados, que considerem desde suas aulas antigas até as atuais.

Olhar para a evolução dos alunos através de trabalhos, projetos e avaliações, assim como trabalhar com base em dados concretos, mantém os educadores a par de todo o processo de aprendizagem e garante decisões pedagógicas mais informadas.

Saiba mais: Como usar dados para tomar melhores decisões pedagógicas?

Conheça os professores pessoalmente 

Um gestor que conheci costumava convidar 3 ou 4 professores para uma reunião mensal de 45 minutos. Ela criou uma oportunidade para conhecer sua equipe como indivíduos. Era o espaço para conversarem sobre suas vida pessoais, família, passatempos – basicamente, qualquer coisa exceto trabalho. Sua atitude passava uma mensagem: a de que conhecê-los era uma prioridade para a gestão.

Se, em sua escola, não houver tempo suficiente disponível para se encontrar com cada professor individualmente, planeje uma socialização mensal com todo o grupo, para que os professores possam relaxar, dividir histórias e aproveitar um lanchinho.

Apoio ao professor veterano

Professores veteranos já estão há mais de 10 anos em sala de aula. Eles querem autonomia para moldar a aprendizagem de seus alunos, enquanto sentem que a gestão confia em suas habilidades de ensinar com qualidade sem perder de vista outras responsabilidades da função. Ao mesmo tempo, muitos professores veteranos almejam assumir a liderança – não necessariamente na área administrativa, mas, ainda assim, formas de ter protagonismo e contribuir dentro da escola.

O apoio ao professor veterano inclui mais personalização, que vai desde a forma como eles são tratados pelos gestores – afinal, já são bem conhecidos entre os colegas – até oportunidades de formação e desenvolvimento profissional. Eles querem ver que a gestão compreende e dá suporte a todas as tarefas que estão assumindo, dentro e fora de sala de aula. Como dar apoio ao professor veterano:

Pergunte ao professor o que ele quer

Parece óbvio, mas o simples ato de perguntar ao professor que tipo de oportunidade ele procura pode ser um grande passo. Acompanhe seu desenvolvimento explorando, em conjunto, como essas oportunidades podem ser alcançadas.

Tenha em mente, ainda, que professores veteranos podem ajudar com suas habilidades de liderança, orientando times de professores dentro da escola ou participando de entrevistas e reuniões com a comunidade escolar.

Ajude-os a personalizar a aprendizagem dos alunos

apoio ao professor enquanto ele busca formas de personalizar a aprendizagem em sua sala de aula e explora metodologias. Discuta como sua jornada individual pode servir de exemplo para outros educadores da equipe – por exemplo, oferecendo sessões de debate, workshops ou aulas para compartilhar seus conhecimentos, competências e práticas com os colegas.

Conhecer e atender às necessidades personalizadas dos professores pode, sim, consumir tempo da gestão, mas é um investimento que vale à pena. Quando professores se sentem valorizados e ouvidos, ensinam melhor e têm mais chances de permanecer na escola!

Leia mais: Gestão escolar: o desafio de ser um bom líder

O texto “Apoio ao professor: o que ele quer em cada etapa de sua carreira?” é uma tradução do artigo “Personalizing for teacher needs“, do portal Edutopia. Clique no link para acessar o original.

4 Comments

  1. 10 de outubro de 2016 at 08:23 — Responder

    Estoy entusiasmado de encontrar posts donde hallar informacion tan util como esta. Gracias por facilitar este post.

    Saludos

    • 21 de março de 2017 at 23:52 — Responder

        Peter HirtleJuly 4, 2011Thanks for the explanations. Perhaps you are right that most cultural metadata will include some copyrightable content, but it would still seem safer to me to only recommend the ODC licenses, which are intended to address data content, if you want to enforce a BY or some other limitation on the reuse of the data. Whether it is a good idea to foster problems with atsigbutron-ttackini, etc. is a different issue…

  2. 10 de outubro de 2016 at 08:27 — Responder

    Acostumbro cada mañana buscar webs para pasar un buen momento leyendo y de esta forma he encontrado vuetro post. La verdad me ha gustado la web y pienso volver para seguir pasando buenos momentos.
    Saludos

  3. 21 de março de 2017 at 23:51 — Responder

    gracias la menestra esicnapalmeete la lenteja es un plato que mucho me agradada y como sabemos es rica y nutryiiva, tambien la recomiendo agregarla papa amarilla picada en cuadritos queda riquisima y acompañarla con na milanesa de pollo te la recomiendo

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *