Colunas

6 dicas de aplicativos que professores devem ter no celular

Alfero Neto, professor de geografia, fala sobre alguns aplicativos que facilitam o dia a dia do educador. Confira!

Eu trabalhei em uma escola que utilizava os livros digitais como material didático. Os alunos tinham a opção de usar na sala de aula os livros didáticos impressos ou os digitais que estavam instalados nos seus tablets. Devido a diversos fatores, como praticidade, interatividade e redução de peso nas mochilas, a maioria preferia utilizar o tablet durante as aulas, porém, havia um fenômeno interessante que observei na relação dos estudantes com esse dispositivo eletrônico.

Até o oitavo ano, aproximadamente, era comum perceber na sala de aula o uso predominante do tablet e, em menor número, de alguns notebooks e livros impressos. Após essa turma, e principalmente no Ensino Médio, encontrávamos uma pressão por parte dos alunos para o uso do celular nas atividades que utilizavam os recursos digitais. Questionados, eles afirmavam que não gostavam mais de trazer os tablets para a escola pois era mais fácil utilizarem os seus celulares porque estes já faziam parte das suas vidas diárias. Como a escola restringia o uso do celular na sala de aula, aumentava de forma significativa nessas turmas o uso dos livros impressos como material didático.

Pensando nisso, comecei a analisar os aplicativos que eu tinha instalados no meu celular e suas funcionalidades e percebi que os meus ex-alunos tinham razão: como o celular faz parte da nossa vida diária!

Assim, gostaria de compartilhar com vocês algumas sugestões de aplicativos para celular que podem facilitar a nossa vida e a nossa rotina de trabalho!

Moovit

É um aplicativo gratuito que facilita a mobilidade urbana com foco em auxiliar o uso do transporte público em tempo real. Foi desenvolvido por uma startup israelense e a sua versão beta foi lançada em 2012. Atualmente está disponível para as seguintes plataformas: iOS e Android. Ao abrir o app após a sua instalação, é necessário digitar o endereço para onde o usuário pretende ir. Em seguida, é preciso escolher a melhor rota entre as opções oferecidas pelo aplicativo. O aplicativo acompanha a nossa viagem informando o trajeto e os meios que devemos utilizar para chegar ao destino estabelecido. As suas informações são tão precisas que ele vai indicando para o usuário as paradas de ônibus ou as estações de metrô. Mostra também o tempo do percurso e os horários dos transportes públicos.

Office Lens

Este aplicativo foi lançado pela Microsoft e está disponível para iOS,  Windows Phone e Android. É um app que transforma o seu celular em um scanner de bolso. O aplicativo permite digitalizar facilmente documentos, fotos e quadros e enviá-los para a nuvem do OneDrive, Dropbox ou salvar no celular. Você pode converter a imagem digitalizada para documentos do Word, PowerPoint e PDF. Uma característica útil do Office Lens é que ao converter documentos digitalizados para formato do Word, ele reconhece o texto da imagem usando a tecnologia OCR e torna o texto editável.

Pocket

O Pocket é um aplicativo para Android e iOS que permite ao usuário salvar os links, fotos e vídeos que foram vistos na Internet. Muitas vezes, utilizamos o celular para fazer a leitura de determinadas matérias jornalísticas que poderiam ser utilizadas como material de apoio para as nossas aulas, mas, como salvar o seu link? Pensando nisso, eu tenho instalado no meu smartphone este aplicativo que facilita a localização de uma determinada página da internet. Basta copiar da caixa de endereço do navegador, o link da página  desejada e, após abrir o Pocket, copiá-lo na sua área de trabalho. Pronto, quando quiser ver novamente o conteúdo do link, basta abrir o aplicativo e clicar sobre ele.

Wunderlist

O Wunderlist é um aplicativo que permite aumentar a nossa produtividade. Ele é gratuito e serve para elencar as nossas tarefas e depois começar a eliminá-las conforme vão sendo concluídas. Ao abrir o aplicativo no celular, criamos na sua primeira página algumas pastas de acordo com a nossa necessidade. Em seguida, clicamos na pasta desejada e adicionamos uma tarefa, identificamos o prazo para a sua realização e, caso se desejar, podemos adicionar uma nota e um arquivo. É possível apontar uma data e hora para o aplicativo nos lembrar da tarefa agendada.  

Snapseed

O Snapseed é um aplicativo gratuito voltado para a edição de imagens em smartphones e tablets. Está disponível para as plataformas Android e iOS. Desenvolvido pelo Google, o app possui mais de 20 ferramentas e filtros para melhorar as fotos de forma simples e rápida. Após abri-lo, o usuário escolhe uma imagem armazenada no seu celular para iniciar a edição. A plataforma oferece uma série de ferramentas básicas, como cortar, rotacionar, transformar, e mais avançadas como: correção de perspectiva, para corrigir linhas inclinadas, e pincel, para ajustar exposição ou saturação. Além de permitir a inserção de textos nas imagens. Ao final, basta salvar a imagem editada para o aplicativo criar uma cópia na memória do smartphone.

Evernote

O Evernote é uma ferramenta que funciona como um caderno virtual que permite editar textos, inserir desenhos, imagens, criar projetos e notas. Com este app é possível fazer uma lista de tarefas, montar as atividades do grupo de trabalho e compartilhá-la com todos os interessados. O Evernote possui uma versão básica gratuita que atende às nossas demandas pedagógicas.

Tenho certeza que vocês, leitores, têm muitos outros aplicativos instalados nos seus celulares como o Waze, o Google Maps, leitor de PDF, jogos, Facebook, WhatsApp e etc… Meus ex-alunos estão certos – o celular se tornou uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia porém ainda está distante do processo de ensino e aprendizagem. Quantos aplicativos poderiam ser utilizados na sala de aula para promover a produção do conhecimento como o Socrative, o Kahoot, o Google Formulários, o leitor de QR Code, o Google Classroom e tantos outros?

* Alfero Mendes Neto é professor de Geografia e trabalha com Tecnologia Educacional na Escola Salesiana São José (Campinas – SP). Graduado em Filosofia e Geografia com especialização em Uso dos Recursos Digitais na Educação pela Unicamp e Educamunicação pela Unisal. Produz conteúdo sobre metodologias de ensino utilizando os recursos digitais na sala de aula no seu site pessoal.

Leia mais de Alfero Neto:

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *