Notícias

Aplicativos para trabalhar em nuvem com os alunos

A educação em nuvem é uma das tendências educacionais mais claras dos últimos meses. Mas… o que é exatamente essa nuvem? É um conjunto de ferramentas e aplicações online às quais se pode ter acesso a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular) sempre que se esteja conectado à internet e independentemente do sistema operacional do equipamento.

Isso significa que não é necessário instalar nenhum programa na máquina, e que tampouco os documentos ficam salvos na memória interna do dispositivo. Para isso, além de um aparelho com conexão à internet, é preciso ter um serviço de nuvem – que pode ser gratuito ou pago. Os mais simples são serviços web gratuitos que oferecem armazenamento e compartilhamento de documentos. Outros permitem editar os arquivos e criar novos textos, planilhas de dados ou apresentações na própria plataforma.

Também são considerados serviços em nuvem os repositórios que permitem consultas online de conteúdos de texto ou multimídia, como vídeos, e-books ou apresentações. Para desfrutar das vantagens da nuvem pode-se optar por serviços genéricos (e até gratuitos), mas também há serviços desenvolvidos especificamente para aplicações educativas.

Confira, abaixo, algumas sugestões.

Google Classroom

Gratuito

O Classroom é o produto do Google voltado especificamente para professores. Ele junta algumas ideias simples para facilitar a comunicação entre educadores e seus alunos. Com ele, é possível criar e receber documentos, organizar  a criação de pastas com o Google Drive para cada classes, e conversar em tempo real com os estudantes – seja dentro ou fora da sala de aula. Entre os professores, a principal vantagem apontada é que o software facilita a criação de trabalhos em grupo. No Google Docs, um dos recursos do software é possível que vários alunos trabalhem em um único texto ao mesmo tempo, enquanto o professor consegue monitorar quem foi responsável por cada trecho, além de inserir comentários direcionados.

Geekie Lab

Pago

O Geekie Lab é uma plataforma de aprendizagem adaptativa desenvolvida especialmente para escolas. Por meio de avaliações diagnósticas, o Geekie Lab identifica os pontos de maior domínio, aptidões e dificuldades de cada aluno e, com base nesses resultados, traça um plano de estudos personalizado com videoaulas e exercícios. Quanto mais o usuário interage, mais eficiente a solução se torna.  A plataforma permite que o professor crie e agende atividades para as suas turmas. Essas atividades são corrigidas em tempo real, dando insumos relevantes na preparação de aulas e outras atividades. Além disso, os professores têm acesso a relatórios que compilam informações sobre o domínio dos alunos nos assuntos que eles já estudaram na plataforma.

Office 365

Gratuito para estudantes e professores

Inclui ferramentas de colaboração como correio eletrônico, compartilhamento de documentos, conferência web, Office Online (Exchange Online, Office Web Apps, SharePoint Online e Lync Online). O programa tem recursos de privacidade e oferece armazenamento de até 50 Gb por usuário. Essa solução é gratuita para estudantes e professores, que se beneficiam de colaboração em tempo real, compartilhamento de calendários, controle de agendas e tarefas, aulas virtuais, arquivamento e organização de informação, tutorias em tempo real e gestão de classes e cursos.

Promethean ClassFlow

Versão gratuita para professores

Este programa tem duas versões: uma gratuita, que os professores podem utilizar para planejar aulas e ter acesso a elas de qualquer dispositivo com conexão à internet; outra versão é voltada a escolas, com funções ampliadas, como interação com os alunos a distância, monitoramento do tempo que o aluno faz as tarefas de casa, como está progredindo. Também permite dar notas pelo sistema.

Triumph Cloud

Pago

Funciona pelo navegador com lousas interativas, telas LED, projetor  ou tablet, independente do sistema operacional. Pode-se compartilhar uma atividade com outra pessoa, desde que haja conexão à internet. É muito simples trabalhar de forma colaborativa. Com o aplicativo, os alunos podem ver pelo celular o que o professor está fazendo na lousa e interagir. Os professores não precisam de treinamento. O software se atualiza automaticamente e também arquiva dados na conta do professor, que pode salvar as aulas.

* Este texto é uma adaptação do artigo originalmente produzido pelo portal Educación 3.0 e traduzido pelo A Rede.

 

4 Comments