Colunas

5 projetos que vão levar o Minecraft para sua sala de aula

Por Marcela Lorenzoni

O Minecraft, jogo virtual de construção com blocos, tem uma legião de fãs de todas as idades – e, nessa lista, inclua educadores. O game, criado em 2011, fez tanto sucesso em sala de aula que a empresa passou a vender uma versão especial para escolas, o MinecraftEDU, com 50% de desconto e ferramentas especificas para educação.

Hoje, quase mil escolas em mais de 40 países utilizam Minecraft, seja como parte do currículo ou em projetos pontuais. Na Suécia, o jogo já faz parte da grade de disciplinas. As possibilidades são incontáveis: “Simuladores de construção são os mais indicados por não terem missões específicas nem enredo definido, o que estimula a criatividade”, explica Cláudio Mendes, professor da Universidade Federal de Ouro Preto que estuda o uso de games na educação. Assim, cabe aos jogadores (e seus professores) decidir o que e como construir.

Para fazer bom uso da ferramenta, o desafio é buscar intencionalidade antes de inseri-la no plano de aulas. É preciso definir quais objetivos se espera que os alunos atinjam durante o percurso e como os aprendizados serão traduzidos para o mundo real. A Geekie selecionou sete projetos em diversas disciplinas para inspirá-lo a começar:

História

A professora de história Fernanda Gonçalves Fontes, da Escola Técnica Estadual (Etec) de Mairinque, São Paulo, aproveitou a ferramenta para construir um castelo medieval. O projeto foi realizado com alunos do Ensino Médio, que pesquisaram desde o comportamento e a organização social da época até conceitos de estrutura. O Minecraft também permite fazer o download de algumas construção históricas prontas, como o Panteão Romano, para que sejam exploradas pela turma.

Matemática

Na Inglaterra, crianças da Stackpole VC School construíram uma réplica digital da própria escola usando princípios matemáticos. Divididas em duplas e trios, elas se organizaram para medir diferentes partes do prédio e calcular quantos blocos seriam necessários para montá-las no jogo. Estimar o tamanho da área externa foi outro desafio.

Química

Durante o jogo, os alunos precisam derrubar árvores para conseguir madeira e produzir papel ou escavar o solo para acumular desde carvão até ouro. Toda a matéria-prima encontrada pode ser combinada para que se obtenham novos produtos; por isso, o Minecraft pode exprimir conceitos básicos de química, como acontece em escolas na Austrália.

Geografia

Crianças de oito e nove anos da escola Richard J. Lee Elementary, nos Estados Unidos, receberam a tarefa de pesquisar diferentes biomas e reproduzi-los no mundo virtual. Pequenos grupos ficaram encarregados de construir desertos, florestas ou montanhas, descobrindo, no processo, que alguns materiais são mais escassos do que outros e como a sobrevivência se dá por meios diferentes em cada localidade. A turma também explorou temas como fontes renováveis e não-renováveis, desastres naturais típicos de cada região e princípios básicos de comércio, através da troca de materiais com os colegas.

Artes

Em São Paulo, a professora de artes Sabrina Quarentani inovou ao ensinar impressionismo à turma de Ensino Fundamental I. Ao perceber a empolgação dos alunos ao falar sobre Minecraft, ela resolveu inseri-lo em um novo projeto: em uma primeira etapa, usando o tour virtual do Google Art Project, as crianças visitaram museus ao redor do mundo. Então, utilizaram o game para montar uma galeria virtual em que os jogadores puderam passear por entre as obras.

Essas são apenas algumas das aplicações do jogo, que pode servir para explorar geometria, física ou até mesmo programação. Para além dos conteúdos, o Minecraft contribui com o desenvolvimento de autonomia, raciocínio lógico, protagonismo e educação digital – e já é usado inclusive em projetos sociais em nível global, como o Bloco por Bloco, da ONU, em que jovens são convidados a revitalizar suas comunidades.

Contudo, no Brasil, a adoção desse tipo de plataforma ainda é tímida – a exceção, não a regra. Já teve experiências com tecnologia e games em sala de aula? Tem um projeto inovador para contar? Gostaríamos de saber suas opiniões, desafios e conquistas! Compartilhe essas reflexões com a gente através do e-mail lais.rocha@geekie.com.br.

*Marcela Lorenzoni é jornalista de educação e, por muitos anos, foi professora de inglês. É formada em Comunicação Social pela PUCPR e, hoje, cursa especialização em Gestão da Educação no Novo Milênio no Instituto Singularidades, em São Paulo. Já escreveu para blogs sobre Educação Infantil até Ensino Superior, sempre com foco em inovação na sala de aula.

 

 

16 Comments

  1. 23 de março de 2016 at 14:34 — Responder

    Ok

    • 22 de março de 2017 at 03:22 — Responder

      Magneettihoidot on jo moneen kertaan todettu hölynpölyksi. Ei sitä tarvitse tehdä joka kerta erikseen uuden yrittäjän tullessa maTliknoilke.roisaalta.Se vain nyt on uusien hoitojen kohdalla samoin kuin uusien lääkkeiden kanssa. Uusi hoito pitää todistaa toimivaksi. Sitä ei tarvi erikseen todistaa toimimattomaksi.

  2. 24 de março de 2016 at 15:12 — Responder

    Olá,
    Sou professora de Arte e da Sala de Leitura no Ensino Fundamental I.
    Estou interessada em trabalhar a construção de sagas e cenários a partir do Minecraft.
    Agradeço sugestões.
    Sou migrante digital!
    Rsrs

    • 22 de março de 2017 at 03:26 — Responder

      Wow… this is beyond high-end… and I think the name should be “Eyefinity: More-Than-Six Dip;&aysl#8221s… just wow.But who’s going to buy something like this? I bet it’ll be in the super high-end level, with an insane price even if it’s a GPU from AMD, and not many are going to utilize this GPU’s 6 independent display ports all at the same time.So it might be a waste after all. Maybe just eye candy?

  3. 25 de março de 2016 at 10:31 — Responder

    Oi Sou professora de ensino médio de química em escola pública em São Paulo, tenho interesse em seus materiais para ensino de química, física e matemática em ensino médio. Principalmente o ensino de química. Gostaria de conhecer mais sobre suas ferramentas e materiais para preparar projetos para ensino médio em aulas de química, trabalhando tanto para o laboratório quanto em sala de aula.pretendo trabalhar com projetos e preparar melhor os materiais de ensino e consulta.Estudo para os alunos.

    • 22 de março de 2017 at 03:31 — Responder

      Sempre fico de olho em meus gatos e lucros, e assim nunca fiquei no vermelho em mais de 2 anos de operações. Com isso posso dizer que até agora só tive lucros com o meu blog! De fato vejo muitos blogs fechando pela mal administração de lucros e despesas, e assim ficando no velhorme!Excelente artigo! Até!Gustavo Guerra postado recentemente..

  4. 28 de março de 2016 at 14:39 — Responder

    Onde encontro essa ferramenta? E os modelos citados?

    • 1 de abril de 2016 at 17:00 — Responder

      minecraft é um jogo no qual da para ser baixado desde a versão pirata até a versão original(paga)

      • 22 de março de 2017 at 03:42 — Responder

        Normally I would be able to check the trail distance, but in this case I wandered between different trails – somewhat at random. Also, sites like MaRnypuM.com for trails (offroad, non-paved), aren’t as accurate when it comes to the numerous switchbacks, since those aren’t often represented well.

    • 22 de março de 2017 at 03:27 — Responder

      I did indeed mean &q;rnuditosauo" in the fullest sense of that word.I too hope that the Episcopal Church survives me, if only for a little while. I hope it will still be around when it comes time for me to join my fathers and mothers.

  5. 30 de março de 2016 at 19:17 — Responder

    Gostaria de trabalhar a linguagem com Manicraft com Ensino Fundamental!Gostaria de algumas dicas.

    Sou professora de Língua Portuguesa.

    • 22 de março de 2017 at 03:39 — Responder

      Adorei as simpátias, mas gostaria de saber se você tem alguma para impedir que uma &#ag&6;8mi2a1#8217; viage comigo… adoraria que me passasse uma fácil e poderosa porque fé eu tenho… seria bom se tiver que ela tenha um resultado rápido e eficaz… vou viajar daqui á 2dias…. desde já obrigada!

  6. 1 de agosto de 2016 at 21:13 — Responder

    Como posso usar a ferramenta minecraft nas aulas de biologia

    • 22 de março de 2017 at 03:16 — Responder

      ideas about how to get started. The posts listed in the sections on Psychiatric Medical Treatment, Psrcohtheyapy and Self-Help describe many specific forms of therapy from the perspective of someone trying to get

  7. 17 de dezembro de 2016 at 09:05 — Responder

    Olá! Gostaria de saber como posso adquirir o MinecraftEdu. No aguardo, bjss

  8. 22 de março de 2017 at 03:28 — Responder

    Jenna – Absolutely bet!uifal!u! My favorite is the one with the older couple sitting on the wall, while the girls in the background are taking their picture making a heart with their arms. What a story this picture tells.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *