Notícias

5 dicas para engajar seus alunos no “Hora do Enem”

Professor, tudo bem? Você deve ter ouvido falar do Hora do Enem, portal online do Ministério da Educação (MEC) que auxilia os estudos de jovens de todo o Brasil. A plataforma é composta por três frentes: o Geekie Games, com um acervo de 600 aulas, além de simulados com questões inéditas e históricas que estimam a nota real do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio; a TV Escola, que produz matérias diárias com dicas, informações e entrevistas sobre a prova; e o Mecflix, que, como o nome sugere, reúne todos os vídeos do Hora do Enem, além de permitir que os estudantes criem playlists de acordo com o assunto de seu interesse.

Tanto se seus alunos estiverem concluindo o Ensino Médio quanto se estiverem nos anos iniciais, a plataforma vale a pena como apoio aos estudos e prática para a experiência real do Exame. Aqui você encontra, primeiro, um passo a passo sobre como realizar seu cadastro e, abaixo, as 5 dicas para engajar seus alunos no Geekie Games, a plataforma de estudos e simulados oficial do Hora do Enem

Como me cadastrar na plataforma de estudos do Hora do Enem

O acesso ao portal é gratuito a qualquer um que deseje estudar para o Enem pode se cadastrar. Esta é a página de cadastro:

Hora do Enem: página inicial
Clicando em ‘cadastre-se’, alunos de qualquer nível podem acessar os conteúdos do Hora do Enem.
Hora do Enem: cadastro
Esses são os dados necessários para realizar o cadastro no portal. Outras informações (como gênero, idade e local) são opcionais.

A única diferença é que o plano Geekie Games Pro, que oferece um plano de estudos personalizado de acordo com erros e acertos do aluno, só está disponível para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Para receber o benefício, eles precisam preencher alguns dados a mais:

Alunos do 3º ano do Ensino Médio recebem gratuitamente a versão Geekie Games Pro. Basta clicar em 'sim'.
Alunos do 3º ano do Ensino Médio recebem gratuitamente a versão Geekie Games Pro na plataforma de estudos do Hora do Enem. Basta clicar em ‘sim’.
Hora do Enem: versão Pro
Com o CPF, o aluno comprova estar matriculado no 3º ano do Ensino Médio e seu plano de estudos personalizado é liberado.

Todas as outras funcionalidades são abertas ao público e o próprio professor pode se cadastrar para conhecer o conteúdo ofertado. As aulas também estão disponíveis diretamente no site do Geekie Games:

Aulas e exercícios oferecidos no Geekie Games, plataforma parceira da Hora do Enem.
Aulas e exercícios oferecidos no Geekie Games, plataforma parceira do Hora do Enem.

5 dicas para engajar seus alunos no Hora do Enem

Agora que você já deu uma olhada na plataforma de estudos do portal Hora do Enem, por que não incentivar seus alunos a tirar o máximo de um ambiente de estudos virtual e gratuito? Abaixo, você encontra 5 dicas para introduzir o portal em sala de aula e motivar os estudantes a acessá-lo.

Apresentação de slides

Em apenas 5 slides, explique à turma o que é o Hora do Enem e quais as vantagens de complementar seus estudos com o conteúdo online. Nem precisa criar a apresentação! Ela está pronta e pode ser baixada gratuitamente aqui. Dá uma espiadinha em uma das páginas:

Slides Hora do Enem
Apresentação do Hora do Enem para os alunos com slides simples e bem-humorados.

Redes sociais

Divulgue o portal Hora do Enem nos canais mais populares entre os alunos: as redes sociais. Como eles, muito provavelmente, andam por aí com os olhos grudados na tela do celular, é difícil que não recebam a mensagem. Linguagem mais informal é a regra nesse caso:

Divulgue-Face

O Facebook é apenas uma dentre várias opções – explore Whatsapp, Twitter ou Snapchat, de acordo com o perfil da sua turma no universo digital.

Além de uma mensagem inicial, para apresentar a plataforma, lembre-se de mandar avisos quando as datas dos simulados estiverem próximas: 25 de junho, 3 de setembro, 8 e 9 de outubro.

Organize um espaço para realizar a prova na escola

Para alguns estudantes, estar conectado à internet pode não ser tão fácil. Para evitar a disparidade dentro da turma, a escola pode oferecer um laboratório de informática nas datas dos simulados do Hora do Enem, onde eles possam realizar a prova com tranquilidade.

Resolva exercícios em aula

O gabarito dos simulados do Hora do Enem não são divulgados. Já os exercícios do portal estão sempre acessíveis – por que não selecionar alguns para serem resolvidos em sala de aula com os alunos? Vale tanto o professor escolher quanto a turma sugerir aqueles conteúdos em que tem mais dificuldade.

Indique videoaulas para apoiar o conteúdo trabalhado

Acesse as aulas do acervo online para buscar explicações, vídeos e exercícios que complementem os temas estudados em sala de aula. Use-os para introduzir um novo assunto, aprofundar uma discussão ou apoiar alunos que estão ficando para trás.

Você pode inclusive criar playlists para sua turma sobre um determinado tópico. Basta acessar o Mecflix, outra iniciativa do Hora do Enem, escolher os vídeos de seu interesse e clicar em ‘salvar’ – ali, você terá a opção de criar uma nova playlist ou adicionar a aula à uma lista já existente:

Mecflix: criar playlist

E aí, gostou das dicas? Conte para a gente quais outras formas de engajar seus alunos no Hora do Enem foram um sucesso entre seus alunos! Além disso, lembre-se de que o portal é um suporte extra, mas que de forma alguma tem a intenção de substituir as práticas presenciais do professor, imprescindíveis para a aprendizagem.

Boa sorte!

3 Comments

  1. 6 de maio de 2016 at 18:20 — Responder

    A iniciativa do MEC de democratizar a plataforma Geekie para os concluintes e potenciais candidatos do enem tem relevante cunho social, pois mais de 80% dos meus alunos não tem condições financeiras de pagar curtinhos, sendo desta vez muito bem orientados pela plataforma. Por isso, desde que foi anunciado, incentivo os meus alunos a se cadastrarem na plataforma, e assim o fizeram, além de assistirem as aulas na TV escola. Vamos juntos, tentar melhorar o desempenho destes jovens no ENEM.

    • 9 de agosto de 2016 at 02:26 — Responder

      Holy Todelo, so glad I clicked on this site first!

  2. 9 de agosto de 2016 at 02:29 — Responder

    The hosntey of your posting is there for all to see

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *